«

»

amigodoceu

São Cosme e Damião

Os irmãos unidos Cosme e Damião.

Os dois estavam sempre juntos, até a mesma profissão resolveram ter. Eles eram médicos, por isso, junto com São Lucas, também são padroeiros dos médicos

Sua história é muito legal, mas aqui no Brasil ninguém sabe onde termina a verdadeira e começa o folclore…

 

Ilustração antiga de portugueses e africanos festejando o Divino Espírito Santo

Curiosidade.

Os nomes de São Cosme e Damião no Brasil estão misturados com a história da escravidão. Muitos dos escravos trouxeram da África suas crenças e não aceitaram o cristianismo (e ninguém pode culpá-los por isso, pois quem se dizia cristão, escravizando o próximo, de cristão não tinha nada, não é?!). Como eram proibidos de continuarem com suas crenças pelos fazendeiros, trocaram os nomes das entidades que cultuavam pelo nome dos santos, assim os fazendeiros de origem portuguesa, que também eram acostumados em festejar os santos cristãos, achavam que estava tudo bem. Isso fez uma confusão e tanto. A festa de São Cosme e Damião até hoje, em muitas partes do Brasil, não é para eles. Quem distribui doces, por exemplo, no dia de São Cosme e Damião, não são as igrejas católicas.

Igreja_Matriz_dos_Santos_Cosme_e_Damião_-_Igarassu,_Pernambuco,_BrasilMas esse costume nasceu na Igreja Católica, a tradição de dar doces no dia de São Cosme e São Damião foi introduzida no Brasil pelo portugueses a partir de 1535 com a fundação da Igreja de São Cosme e São Damião em Igarassu em Pernambuco, portanto muito antes da escravidão africana existir no Brasil. Quanto a data ela originalmente era no dia 27 de setembro e foi alterada para o dia 26 de setembro na reforma litúrgica de 1969 durante o Concílio Vaticano II. É a igreja mais antiga do Brasil segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

 

Mas quem foram Cosme e Damião na verdade?

Ahá…  Fui procurar nos arquivos da TV pra ver se tinha gravado essa história e olha o que eu achei: eu contando a história no Cantinho da Criança antigo, junto com o Pascoalino e meu filho Estêvão (tirando a parte do dente… ehehe, essa é a verdadeira história)…

<iframe width=”420″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/9JQtq3bvHLE” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>


Quer colorir o São Cosme e Damião que eu desenhei nesse estilo “Amiguinhos” do Céu? Então clique na imagem para ampliar e imprimir…

 

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2012/09/25/sao-cosme-e-damiao/

11 comentários

  1. pedro disse:

    feliz dia de sao cosmo e dAMIAO

  2. kamilly da silva souza disse:

    eu amo deus eu adoro deus e acho ele muito legal e assim co gosto de deus tanbem gosto dos anjos e de damiao

  3. vitoria dias dos santos disse:

    eu amo sao cosme e sao damiao salve eles

  4. joaovitor disse:

    eu costo de cosme e damiao porque eles ajutavam todas as criancinhas

  5. MARLON DO BONFIM disse:

    SÃO COSME E DMIÃO SÃOI MEUS SANTOS PADROEIROS !!!!!!!

    VIVA COSEM E DAMIÃO !!
    TIA ADELITA AMO A SUA PAGINA NO FACE E DE LA VIM PARARA AQUI !!!

    1. amigodoceu
      amigodoceu disse:

      Que legal!! Obrigada, Deus lhe pague.

  6. NUBIA LIMA FARIAS disse:

    Eles são meus Padroeiros de verdade

  7. Claudia disse:

    Sou Católica praticante desde criança, e minha avó, minha mãe e eu desde meu primeiro salário sempre distribuímos doces para as crianças na rua e também em orfanatos. Há 12 anos saí do Rio deJaneiro, onde esta tradição é muito forte, e infelizmente não pude seguir esta tradição, e lamento por minha filha não ter vivido isso em sua infância. Não concordo quando diz que quem faz isso não é católico… outras crenças também o fazem, mas tudo depende no que cada um acredita e segue. Nunca frequentei outros lugares se não a minha igreja, e sempre distribui doces em agradecimento a graças alcançadas e tambémpara poder proporcionar as crianças a mesma alegria que sentia quando também era, tudo com muita carinho e respeito…

    1. amigodoceu
      amigodoceu disse:

      No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis.São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças. Claudia, a origem dessa tradição de distribuir doces em são Cosme e Damião no Brasil, não vem da Igreja Católica, apesar de, em muitos lugares, as famílias católicas terem abraçado essa tradição. Mas na origem desse costume, e até hoje na maioria dos casos, vem do candomblé, onde os doces passam por uma consagração as entidades espirituais relacionadas aos nomes de Cosme e Damião. Se não acredita em mim, pesquise mais sobre isso, eu entendo como se sente, porque tem suas queridas lembranças de menina sobre esse dia.

      1. Marcelo Corrêa disse:

        Infelizmente as pessoas no Brasil tem a feia mania de achar os boatos como verdade absoluta dos fatos, vamos tentar esclarecer a verdadeira história dos doces de Cosme e Damião, a tradição de dar doces no dia de São Cosme e São Damião foi introduzida no Brasil pelo portugueses apartir de 1535 com a fundação da Igreja de São Cosme e São Damião em Iguassú, portanto muito antes da escravidão africana existir no Brasil. Quanto a data ela originalmente era no dia 27 de setembro e foi alterada para o dia 26 de setembro na reforma liturgica de 1969 durante o concílio vaticano II.

        1. amigodoceu
          amigodoceu disse:

          Obrigada, já conferi suas informações e inseri no blog, Deus lhe pague.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com