«

»

amigodoceu

São Nicolau

Papai Noel Existe?São Nicolau


Pasmem… Papai Noel existe de verdade e mora no Céu! Ele é um santo da Igreja Católica: são Nicolau.

E porque ele aparece no Natal?

Porque o dia de São Nicolau é bem pertinho do Natal: 6 de dezembro. Foi na Alemanha que começou a tradição das crianças ganharem presentes e doces no dia de São Nicolau, mas logo se espalhou por todos os países da Europa.

E como “Nicolau” virou “Noel”?

Foi nos Estados Unidos, em 1822. Um professor de Nova Yorque, Thomas Nast, escreveu uma história em forma de poema para seus filhos chamado “Uma visita de São Nicolau”. Nesse poema, ele inventou que Nicolau viajava num trenó puxado por renas, entrava pela chaminé, etc. E, como nos Estados Unidos a maioria da população era protestante, o comércio não vendia doces e brinquedos na época do Natal como na Europa, no dia de São Nicolau. Então tiveram a idéia de divulgar a história do poema de Thomas Nast e transformá-la numa lenda onde um bom velhinho que tem uma fábrica de presentes no Pólo Norte, no Natal entrega presentes para as crianças, assim os pais comprariam presentes para não decepcionar as crianças.

E a roupa de Papai Noel? O que tem a ver com São Nicolau?

Não pegava bem o Noel americano, andar por ai com roupas de um santo católico. Então, para edição especial de Natal de uma revista, o desenhista Thomas Nast, em 1886, aproveitou o visual gorducho de barbas brancas e roupas vermelhas do bispo, mas trocou suas vestes de bispo por uma bem quente, com boas botas e peles para andar na neve.
Mas até hoje na Europa, as crianças comemoram São Nicolau: com os paramentos eclesiásticos de bispo, tendo, em vez do gorro vermelho, uma

mitra episcopal.

E o nome “Papai Noel”? Como surgiu?

Noel faz referencia a palavra “Natal”.  Mas em cada lugar do mundo ele é chamado de um nome diferente.

A verdadeira história de Papai Noel

Para conhecer, você tem que assistir o Amigos do Céu…

É errado ter Papai Noel nas nossas festas de Natal?

Claro que não! Ainda mais agora que a gente sabe tudo sobre o verdadeiro Papai Noel. Tenho certeza que são Nicolau entende. São Nicolau, ou Papai Noel, como o chamamos, representa a bondade, a caridade, a partilha de nossa felicidade através dos presentes pelo nascimento do Menino Jesus. Só perde o sentido quando as pessoas esquecem do aniversariante… Porque Nicolau é um amigo de Jesus, e Jesus é o verdadeiro dono da festa. São Nicolau… Rogai por nós!
São Nicolau o Papai Noel

Quer colorir meu Papai Noel menino? Clica nele para ampliar e imprimir…

E mais: tem um card com esse desenho e uma frase de São Nicolau no facebook pra você compartilhar, não esque ce de curtir .

Você também me acha…

. Youtube – Minhas histórias em alta resolução para usar na catequese.

. WEB TV CN - Historinhas rápidas.

. Podcast – Histórias de ouvir, que gravei para a rádio Canção Nova.

. Tia Adelita no twitter

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2012/12/06/sao-nicolau/

11 comentários

  1. monica disse:

    Podemos deixar as crianças felizes com os encantos do Natal , mas não podemos deixa-las sem conhecer as verdades que envolve esta festa .
    O verdadeiro sentido do Natal e de onde surgiu o Papai Noel.
    um abraço a todos.

  2. iranimariadejesuseuzebio disse:

    tenho uma filha de 4 ANOS e procurava hitoria sobre papai noel para contar para ela ao ler a historia amei e ela tanto quanto eu. obrigado .e feliz natal.

  3. Roseli disse:

    o linda a mensagen…

  4. amanda karoline cardoso nunes disse:

    filiz natal

  5. Emílio Carlos disse:

    Olá Tia Adelita:

    Acompanhamos seu trabalho pela TV, pelos DVDs e agora pela internet.
    Meus filhos gostam muito das suas histórias – e nós também.
    Gostei muito da história do verdadeiro Papai Noel.
    Tanto que divulguei no meu facebook e também enviei por email para todos os meus contatos. Assim a gente reparte esse vídeo tão inspirado por Deus!
    Parabéns pelo trabalho! Deus abençoe você, sua família e toda a Canção Nova!!!!
    FELIZ NATAL!!!!!!!!!!

    1. amigodoceu
      amigodoceu disse:

      Obrigada,fiquei muito feliz.

  6. Danton Renato disse:

    Adelita:

    No nosso blog para catequistas estamos divulgando sua excelente história sobre Papai Noel.
    Deus te abençoe agora e sempre!

  7. Lindamara disse:

    Fiquei muito feliz em ler a história de papai noel sou catecista e tenho uma filha de dois aninhos, na minha cidade os protestante criticam muito a forma que nós católicos celebramos o natal e nós precisamos levar para nossas crianças a verdade e catequisar cada vez mais .parabens pelo trabalho

  8. camiseta disse:

    ola! Vim fazer uma visita e dizer que seu espaço esta muito lindo!
    Parabéns,forte abaraço… de camiseta

  9. Mario Santos disse:

    Eu tenho a alegria de ser papai noel a 29 anos, meu primeiro filho nasceu dia o4 de outubro e em dezembro eu me vesti para entregar os presentes de uma festa na empreza, e nunca mais deixei de ser Papai noel, todos os anos me preparo o ano todo para fazer o melhor pelas pessoas mais necessitadas, não é facil manter esta tradição num pais onde ainda não existe uma educação voltada para o bem comum, mas Deus tem me ajudado muito, quero me solidarizar com todos que faz o papel de Papai Noel nesta época de Natal e Dizer, que este sonho nunca termine… Feliz Natal RO RO RO …

  10. Wilton Barreto disse:

    Acredito que devemos focar mais o verdadeiro sentido do natal. A figura de papai Noel, vem desvirtuando esta data que é tão importante para nós cristãos católicos,
    O Papa Francisco propõe mudanças na igreja Católica, e acredito que tais mudanças devem passar pela questão do Natal. Hoje as crianças, e porque não dizer também alguns adultos comemoram papai Noel e não o nascimento de Jesus o Salvador de todos nós.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com