«

»

amigodoceu

O Clube secreto de São Domingos Sávio

Sabia que Domingos Sávio fundou um clube secreto com seus amigos? Eles não deixavam acontecer Bullying no colégio e… Pra saber mais e fazer um clube como o dele, com carteirinha, regras e tudo, é só entrar aqu…

A Companhia da Imaculada

d savio ilustraçao antiga 3

d savio ilustraçao antiga 1Era uma vez uma cidade da Itália chamada Turim. Lá vivia um bom sacerdote chamado Dom Bosco. Ele cuidava dos meninos que viviam nas ruas: os ensinava uma profissão, brincava com eles e os mandava para a escola. Com o tempo, fez uma escola linda para esses meninos e era tão boa, que vinham meninos de toda a Itália estudar ali, entre eles muitos queriam ser padre, assim como Domingos Sávio, ele tinha só 14 anos.

d savio ilustraçao antiga 2Em Roma, o Papa Pio IX proclamou um Dogma de Fé, chamou Nossa Senhora de Imaculada, isso significa que Nossa Senhora nunca pecou.

E em Turim, Dom Bosco fez a maior festa, com seus meninos, em Honra a Nossa Senhora, eles tinham uma banda de música e saíram pela cidade tocando e cantando.

Domingos Sávio, desde pequeno amava Nossa Senhora, a partir deste dia ele só a chamará de: “a Imaculada”.

Foi aí que Domingos teve grande ideia. Disse aos seus amigos:“Se podemos entusiasmar os rapazes do oratório pra uma coisa tão boa quanto é a confissão e a Eucaristia, podemos conseguir que se unam por outras boas obras.”

Domingos falou a Dom Bosco: “Dom Bosco… Estive pensando… Aqui no Oratório temos alguns rapazes muito bons, tanto entre os aprendizes, os estudantes, quanto entre os seminaristas. Então, que tal se fundássemos um clube: a“Companhia da Imaculada”! Que lhe parece?”

Dom Bosco lhe responde: “Uma boa coisa. Ma que vão fazer essa companhia para honrar a Imaculada?” – Domingos explica: “Penso que os membros da companhia da Imaculada deverão esforçar-se para serem, com o auxílio de Deus Nosso Senhor, os primeiros a se comportar bem. Se o Senhor permitir, reúno os rapazes e elaboramos junto os objetivos para nossa Companhia.”

Dom Bosco: “Está bem Domingos. Tem a minha aprovação.”

Domingos então reuniu os colegas para falar de sua ideia. Um deles sugeriu que a Companhia fosse secreta, para que os outros colegas não pensarem que eles estavam se achando, apenas querendo fazer bonito pra Dom Bosco. Todos concordam. A regra era:

Todos se esforçarem para serem os melhores no comportamento, nas notas, na amizade, na oração, para serem exemplo pra os outros colegas do Oratório, tudo com humildade.

Domingos Sávio propõe: “Vamos nos chamar entre nós de irmãos e a podemos convidar outros rapazes para companhia, sempre que alguém se mostrar obediente, estudioso, trabalhador e bom amigo.”

No todo uns doze amigos. E escolheram o mais velho para ser o presidente e resolveram chamá-lo de “irmão maior”. Estava fundada a Companhia da Imaculada em honra a Nossa Senhora. Um grupo de rapazes foi escolhido para escrever o regulamento da Companhia.

Domingos o apresenta a Dom Bosco que o lê atentamente, sem deixar de fazer seus comentários:

1 – Respeitar as regras da casa…

2 – Ocupar o tempo de maneira útil.

3 – Ajudar uns aos outros a vencerem seus defeitos, mas com caridade!

4 – Receber a Santa Comunhão com frequência.

5 – Recitar diariamente o terço.

6 – Mostra-se satisfeito com a comida, com o que tinham.

domingos-sávioDom Bosco escreveu: “Penso que com a graça de Deus, a Companhia da Imaculada que estes rapazes estão fundando, não vai parar nos muros deste Oratório. Poderá no futuro fazer bem a todas as nossas escolas e estimular milhares de vocações para o Sacerdócio… O tempo dirá…”

Os meninos levam muito a sério a sua Companhia, desde as pequenas coisas, como em vez de comer o pão do cesto, comer os farelos e pedaços deixados pelos colegas sobre as mesas. Essa foi uma ideia de Domingos Sávio: “Dom Bosco é pobre. Compra o pão para nós com tanto sacrifício…Não é justo desperdiçar assim…Há tanta gente morrendo de fome na Itália. E faz parte do regulamento da casa não desperdiçar o pão.”

Um dia, Dom Bosco manda chamar os jovens da Companhia em seu Escritório e lh es fala: “Rapazes!! É certo que no Oratório, nós já temos cerca de 170 rapazes. Dom Bosco não tem mais tempo de dar a cada um, uma orientação pessoal. Mas eu ganhei da Divina Providência um grupo de rapazes de valor que vão me ajudar a cuidar de cada novo menino que entrar no Oratório: Vocês… A Companhia da Imaculada! Alguns meninos, antes de entrarem para o Oratório levavam uma vida muito difícil… Uns jogavam a dinheiro, outros estiveram presos. E todos sentem falta de suas mães no começo e precisam de um verdadeiro amigo que o ajude a ser melhor. Eu posso contar com vocês? Cada menino novato do Oratório ou que apresentar alguma dificuldade que eu indicar, a partir de hoje, vai ser adotado por um dos rapazes da Companhia da Imaculada. Vocês deverão ser amigos de todos os rapazes. Estar em toda parte, e serem os olhos de Dom Bosco.”

botao-domingos-savioDomingos Sávio prontamente lhe respondeu: “Os novatos, a partir de agora serão a principal meta de nossa Companhia.”

Miguel, o “irmão maior”, combinou com os outros “irmãos” da Companhia, na linguagem secreta, que chamariam os novatos de “clientes”. Cada um deles logo que chegava no Oratório era confiado a um dos irmãos da Companhia que os ajudava e os mantinham alegres e entusiasmados, isso sem que soubessem que a coisa toda tinha sido combinada. Alguns destes novatos, se mostravam tão exemplares que acabavam convidados a Companhia da Imaculada.

Um desses novatos, João Cerruti, contou a Dom Bosco: “Entrei no Oratório e estava muito triste, pois para estudar tive que vir morar aqui na cidade, pensava em minha mãe que deixei sozinha na roça. No dia seguinte a minha chegada, após o almoço, veio-me ao encontro um garoto, sorrindo e me perguntou em que série eu estava, qual a minha matéria preferida… Desde aquele momento ficamos amigos. Foi Sávio que me apresentou aos colegas e convidou-me para a Companhia da Imaculada!”

Que tal fazer o seu clube Domingos Sávio com os amigos? É uma ideia muito legal! Eu fiz até uns modelos de carteirinha de sócio pra você escolher e imprimir a sua…

carteirinha 1carteirinha 2carteirinha 3Escrevi na carteirinha a “formula da santidade” que Dom Bosco ensinou a Domingos,  a história aqui…

A Companhia da Imaculada, como idealizou Dom Bosco, por muitos anos foi um instrumento para ajudar a manter a ordem e a sadia convivência em todas as escolas e oratórios salesianos por todo o mundo.

Dom Bosco escreveu a vida de São Domingos Sávio. Está em italiano e você pode baixar, clicando na capa do livro.

capa-livro--d-savio

Conheça a história toda de Domingos Sávio clicando aqui com o vídeo da história e desenhos para colorir.

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2015/05/06/o-clube-secreto-de-sao-domingos-savio/

2 comentários

  1. maria das graças disse:

    quero ser santa

  2. maira aparecida martin lima disse:

    sou de Piracicaba em 1972 ia na procissão de Nossa Senhora Auxiliadora vestida de anjinho, mais nunca tive uma foto queria tanto para eu mostra pro meu neto.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com