A rebeldia na adolescência

Print Friendly

Rebeldia do adolescente como uma necessidade de se auto afirmar

É muito comum ouvirmos quanto um ou outro adolescente foi rebelde, não é verdade? O problema é que rotulamos sem fazer um esforço para compreender o porquê de tal comportamento.

Todos nós já passamos pela fase da rebeldia, até aqueles que foram os mais quietinhos. A questão é que a sociedade identifica apenas uma forma de rebeldia, o que é uma mentira, pois existem diversas formas, e é isso que vamos tratar aqui hoje:
Na expectativa de viver a passagem de uma identidade reconhecida a partir da identificação dos pais, para uma identidade assumida, independente. O adolescente se lança a diversas experiências.

"Todos nós já passamos pela fase da rebeldia" | (Galeria/cancaonova.com)

“Todos nós já passamos pela fase da rebeldia” | (Galeria/cancaonova.com)

Marino Yela, diz que existe 4 tipos de rebeldia juvenil:

1) Rebeldia Regressiva: “é gerada pelo medo de agir, assumir novas responsabilidades, levando a fechar em si mesmo.” Neste caso encontramos adolescentes que sentem medo desse novo. E que não sabem lidar com a novidade do corpo, das emoções, relações e assim permanece o desejo de continuar a ser criança. Como se fosse uma forma de recusar o adolescente que surge.


2) Rebeldia Agressiva: “autoafirmação pela violência. Por fraqueza e debilidade do ego, não suporta as crises e as dificuldades do cotidiano, e tenta aliviar seus problemas causando danos e sofrimento a outros.” São os adolescentes que em sua fragilidade, encontram uma forma de defender seu próprio eu, de forma violenta e agressiva. Atacam os pais e todos aqueles que podem fazer com que ele se sinta ameaçado na sua construção da identidade.

3) Rebeldia Transgressiva: “consiste em ir contra as normas sociais, em questioná-las. Baseia-se no pressuposto que não existe ordem no mundo e na perda do sentido da hierarquia e harmonia das coisas.” Esta é uma das rebeldias que normalmente as pessoas identificam e nomeiam como rebeldia. É uma necessidade de ir contra as regras, as leis, as normas, por não acreditar que isso possa existir, ou por acreditar que é superior a elas. Aqui podemos identificar também a formação de grupo de iguais. Adolescentes que identificamos como impunes, que estão acima da lei e que se agrupam para transgredir as leis.

4) Rebeldia Progressiva: “é a forma de expressão positiva da rebeldia, a que ajuda a crescer e a superar as crises desse período.” Aqui ele passa pela adolescência sem grandes problemas e dificuldades. Mas questiona as injustiças e as respostas que a sociedade dá ao mundo que distingue de sua forma de pensar. Porém, consegue canalizar tais questionamentos, não os deixando tornar grandes e assim gerar conflitos maiores. É como se aqui o adolescente “desse conta” de passar por todo turbilhão da adolescência, sem reagir de forma a afetar o outro.

Essas formas do adolescente se rebelar é fruto de suas relações familiares. Então antes de jogar pedra em um adolescente, vale a pena ver sua história, seu passado, seus valores e regras que lhe foram impostas.

Aline Rodrigues
Psicóloga e missionária da Canção Nova

agenda