Alegria: tesouro da santidade

Print Friendly

Nesta semana, comemora-se o Dia Mundial da Alegria

Imagem 042Sabe aquela sensação boa de contentamento? De prazer e satisfação? Pois é, isso é alegria!!! É um sentimento expressado através de sorrisos, mas não só…

Já no antigo testamento, a palavra de Deus nos diz que “a alegria do Senhor será a vossa força” (Ne.8,10b). Animando e encorajando aquele povo que se encontrava aflito!

As alegrias podem ser momentâneas ou permanentes e muitas vezes está ligada à felicidade.

A pessoa pode dizer que está alegre por alguma situação e é feliz independente se estiver triste também, ou que não está feliz no momento, mas que é alguém sempre alegre, mesmo nas dificuldades e provações.

No evangelho Jesus diz: “que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.” (Jo.15,11) Ele está dizendo que podemos ter “alegrias” na vida, em outras coisas, mas para que nossa alegria seja completa e plena, precisamos da alegria dEle. Você já experimentou essa alegria no Senhor? Um sentimento de contentamento que permanece, que conforta e que anima seu coração independente das circunstâncias da vida?

Depois o apóstolo Paulo também confirma essa alegria verdadeira que vem de Deus, exortando e orientando o povo através da alegria. “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos!” (Fl. 4,4) Aqui a alegria é uma direção e um caminho, uma busca constante de motivação, porque em Deus sempre há motivos de alegria, mesmo em meio as dores e sofrimentos. Quando Paulo escreveu essa carta aos Filipenses ele estava preso e foi na cadeia que transbordou essa expressão, porque seu coração estava cheio disso. E a repetição da palavra ALEGRIA no texto é um tanto proposital e provocativa para nos alertar que ela é antídoto da tristeza que faz mal e gera morte. “A tristeza matou a muitos e não traz proveito algum” (Eclo 30,25) É preciso experimentar pra entender! E quem já prova disso consegue absolver e retomar.

:: Como superar as provações na família

Alegria é mais que emoção, embora ela faça parte e nos Salmos por exemplo, vemos muitas expressões de alegrias do momento, mas como disse, ela não é só passageira, a alegria de Deus é o contrário e essa ninguém pode tirar de você, é a certeza de coisas boas, é a esperança pelo melhor, isso já anima uma alma.

Deus é a fonte da alegria, por isso alegria é um fruto do Espírito Santo, uma forma de Deus viver e manifestar Sua presença em nós.

“A alegria do coração é a vida da pessoa e um tesouro inexaurível de santidade”. (Eclo 30,23)

Verônica Suênia
Comunidade Canção Nova