Amizade, dom de Deus!

Print Friendly

Hoje com apenas um clique você conquista um novo amigo, pronto a partir daquele momento ele vai poder te seguir, ver suas postagens e até falar com você, o que é menos provável. E assim podemos esbanjar na nossa “timeline” até cinco mil amigos. Mas quantos desses “amigos” você conhece pessoalmente? Tudo bem, não vamos perder tempo contando.

Assim é perceptível que cada vez mais se esvazia a força original desse conceito. Quem me conhece sabe do quanto valorizo minhas amizades. E muitas vezes as pessoas brincam comigo dizendo que quer entrar na minha mão, pois costumo dizer que conto nos dedos aqueles que são meus amigos de verdade.

amizade

Considero muito aquelas pessoas do meu convívio, que são gentis e companheiras, estão sempre disponíveis e que nunca me magoaram, mas não as chamo de amigos.

Mas existem aqueles que você confia, que são presentes no seu dia a dia, que faz a diferença na sua vida e te faz se sentir importante ao lado delas. Para mim isso ainda não é amizade, mas amor de irmão, amor fraterno.

A Palavra de Deus diz: “Dá-te bem com muitos, mas escolhe como amigo um entre mil”. (Eclo, 6, 6). Já o pequeno príncipe ressalta: “Era uma pessoa igual a cem mil outras pessoas. Mas, eu fiz dela um amigo, agora ela é única no mundo”.

A amizade é dom de Deus, não é fruto das nossas mãos, mas passa pela nossa escolha, pois Deus pode nos dar o presente, mas também me dar a liberdade de escolher o amigo ou não. Acredito que Deus na sua Divina providência vai colocando essas pessoas em nossa vida, cada um no seu tempo. Cabe a nós reconhecer e cultivar, para que como uma semente, ela cresça forte e saudável, mas para isso é preciso paciência, pois nasce do conhecimento e do cultivo.

Amizade é antes de tudo dedicação, cumplicidade, estima, afeição, preocupação, companheirismo e deve ser livre, aberta aos outros. Quando existe amizade de verdade o coração reconhece. O amigo nem sempre vai concordar com você, mas o mais belo é que mesmo assim, ele vai estar do seu lado. Vocês vão brigar, se decepcionar um com o outro (pois só Deus não decepciona) e nessa hora é preciso maturidade para ir além da decepção, pois quando vem de um amigo, a dor parece ser mais intensa. Nesse caso, é preciso procurar ajuda de alguém mais maduro e até de cura interior, pois dependendo da história da pessoa, ela terá dificuldade em retomar a amizade. É preciso saber lidar com as diferenças, que muitas vezes são gritantes e são vencidas quando colocamos Deus no centro. Felizes aqueles que resistem à prova na amizade. Ela é como um carimbo que reconhece a autenticidade. Assim, no processo de purificação, o caminho traçado é o do céu. O amor será sempre a força e o fundamento, a vocação maior da amizade.

Convido você nesse dia do amigo a demonstrar gratidão aquele que tantas vezes chegou quando todos foram embora, aquele amigo que acreditou em você, que viu suas qualidades muitas vezes escondidas atrás dos medos e das marcas do passado e o ajudou a dar a volta por cima. Aqueles cuja presença você tem a liberdade de se sentir fraco e pecador porque sabe que será acolhido. Ou até mesmo dar uma outra chance aquele amigo que errou na forma de amar. A ausência é um vírus que pode estragar uma amizade, por isso não tenha medo de assumir que aqueles que se ausentaram fazem falta e der o primeiro passo. Quebre distâncias e surpreenda com uma visita, um telefonema ou até uma mensagem. Quem ama mais dar o primeiro passo.

“Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão” (Eclo 6, 14-16).

Feliz dia do amigo!

edEdcleide Campos
Jornalista e missionária da Comunidade Canção Nova

Leia mais:
:: Quero morrer para bem viver?
:
:O “Outono” em minha vida