Como adorar em meio às dificuldades e sofrimentos?

Print Friendly

Não basta sermos adoradores enquanto vivemos os passos públicos do Senhor, enquanto Ele está fazendo inúmeros milagres em nossa vida, como fazia às multidões. Precisamos acompanhar e ser adoradores do Cristo também na subida do calvário, ou seja, quando surgir um doença em nossa família, em meio aos conflitos familiares, no adultério do esposo…

Arquivo/cancaonova.com

Arquivo/cancaonova.com

Nessas horas não podemos arrefecer. É aí o momento da graça, em que encontramos o corpo repleto de chagas do Senhor que precisamos adorar, tendo a certeza de que, assim como adoradores o Cristo coberto por chagas. Também iremos adorá-Lo ressuscitado. Não podemos nos acomodar ou parar em nossos melindres, querendo nos afastar do Jesus crucificado que nos é apresentado. Não temos esse direito, porque sabemos que o encontraremos, após a cruz, o Jesus ressuscitado.

:: Qual a influência dos antepassados em minha vida?

É preciso ser adorador de Jesus do jeito de Maria Madalena. Ela não O largou durante sua vida pública como discípula que O acompanhava sempre. Não abandonou Jesus quando Ele foi traído, julgado, levado ao tribunal, dilacerado pelos açoites dos soldados, ferido pela coroa de espinhos… Não é fácil ser adorador no sofrimento.

Assuma: por hoje sim, vou ser fiel ao Senhor. Não vou abandonar Jesus em nenhum momento deste dia. Adore o Senhor perdoando, vivendo a reconciliação. Seu perdão será uma grande exaltação à presença do Senhor. Por hoje você viverá o perdão, o amanhã é amanhã. Adore o Senhor nas injustiças que você sofre no trabalho, na comunidade ou até mesmo em família. Renda graças ao Senhor, pois Ele é bom e merece toda a adoração: “Vinde, prostrados adoremos, de joelhos diante do Senhor que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós o povo sob seu governo, o rebanho que ele conduz” (Sl 95, 6-7).

02Eu e você não sabemos se seremos fiéis amanhã. Queremos ser, mas não sabemos. Um grande meio de garantir o nosso amanhã é sermos fiéis hoje. Se por acaso acontecer de deslizarmos e cairmos, ou até mesmo trairmos o Senhor, imediatamente voltaremos. Se for preciso, voltaremos. Precisamos ser assim: errar imediatamente com o Senhor e retomar nossa posição de adoradores. É importante viver em atitude de acolhimento diante dos sofrimentos. Nossa primeira atitude é fugir, mas precisamos enfrentar e acolher aquilo que vem até nós. Podemos derramar nosso coração diante de Deus. Não precisamos esconder nada Dele. Ele é o Senhor! Ele nos acolhe. Fazer tudo por amor ao Senhor. Precisamos ser como São Pedro e dizer: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (Jo 6, 68-69).

O Senhor escolheu os menores, os mais pecadores e desclassificados. E uma vez que o Senhor nos escolheu, é preciso ser fiel. Só conseguiremos ser fiéis se a verdadeira adoração acontecer em nossa vida: viver bem cada momento como se fosse o primeiro, o único e o último momento. Estar por inteiro em tudo o que se faz, por amor ao Senhor, porque são esses adoradores que o Pai deseja.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

agenda

Leia mais: