Como libertar-se dos vícios?

Print Friendly
Galeria/cancaonova.com

Galeria/cancaonova.com

O vício, sem dúvida, é alimentado por más tendências e feridas. Todavia, serão os pequenos descuidos e as constantes repetições que fincarão suas raízes em nossa história. Sua dominação se solidificará a partir dos pequenos maus hábitos que se repetem até se incorporarem à estrutura de nosso comportamento e de nosso desejos.

:: Encontro de Cura Interior em BH

Ninguém começa bebendo três garrafas de uísque por dia, são os poucos goles de hoje e o gradativo aumento (e consentimento) que formarão o dependente de amanhã.

Será necessário, independentemente de qual seja o vício (ou a predisposição a ele), vigiar e fechar as pequenas portas no cotidiano para evitar o fortalecimento da dinâmica do vício sobre nossa vida. Os vícios são inúmeros e multiformes. Em alguns casos, eles podem passar despercebidos, e quando eles assim se estabelecem em nós, velados pelas inconsciência que temos a seu respeito, encontram muito mais força para nos aliciar, enganar e, por fim, dominar. Neste ponto, será necessário reconhecer onde estão suas más influências e as raízes negativas, para podermos lutar contra ele e não permanecermos escravos da inconsciência diante das debilidades que nos podem aprisionar.

:: Como se manter longe do vício

Muito se fala, atualmente sobre a dependência das drogas e do álcool, as que estão mais presentes na sociedade e que causam um estrago enorme na vida contemporânea. Porém, vale ressaltar que existem diversas outras maneiras de dependência que nos afligem, que não são mencionadas frequentemente, mas estão intensamente presentes em nosso contexto social, tais como: a dependência afetiva e sexual (os desequilíbrios sexuais) a dependência do dinheiro e das compras, da TV e da Internet, a dependência da aprovação dos outros (gerada pela baixa autoestima) e muitas outras.

Galeria/cancaonova.com

Galeria/cancaonova.com

Não existe uma receita mágica ou instantânea para a libertação das dependências e dos vícios. Reconheço que é um tanto quanto difícil emitir apenas um juízo sobre esse assunto que possui tantas variáveis e desdobramentos. Contudo, não se pode negar que existem algumas realidades que fazem pare de um consenso geral sobre o assunto, sobre as quais nos deteremos agora:

  • Decisão e força de vontade;
  • Fixar a luta contra a dependência a cada dia;
  • Afastar-se das companhias que envolvem o dependente a o vício ou o recordam dele;
  • Valorizar ainda mais o contato familiar;
  • Ser perseverante;

(Trecho do livro: “Conquistando a Liberdade Interior“)

Padre Adriano Zandoná
Missionário da Comunidade Canção Nova

Veja mais: