Conheço o meu temperamento. E agora?

Print Friendly

Imagem da Internet

De nada adianta o autoconhecimento sem que haja um movimento interior que nos impulsione a sermos melhores e, assim superar nossas fraquezas e limitações.

Somos chamados a transcender sempre! E o que é isso? É a capacidade que o indivíduo tem de sair de si, superando toda humanidade, um esforço para alcançar um objetivo maior. É quando se olha para a causa, para aquilo que move minha vida, que vale à pena e assim me esforço para ir além de mim mesmo.

Se nos movimentar neste sentido, sendo atraídos para ser pessoas melhores e tendo um autoconhecimento, conseguiremos transcender. Mas não adianta ter autoconhecimento, se não houver desejo de mudança. Para quê conhecer se não acredito na mudança? Mudar é possível, mas exige esforço!

Sabendo que temos os quatro temperamentos, mas que um sempre irá predominar, nosso objetivo sempre será: conhecer todas as características fortes que temos presentes nos temperamentos.

Este conhecimento será a “arma” que combaterá suas fraquezas. Como assim? Digamos que sou sanguíneo e que minha desorganização é uma característica forte e que me incomoda. Porém, tenho como segundo temperamento o melancólico que é detalhista e perfeccionista. Tenho conhecimento destas áreas em minha vida, meu exercício será potencializar o ser detalhista para minimizar a desorganização.

:: O que são os temperamentos?

Mas, lembre-se: não é mágica! Exige um esforço muito grande para fazer este movimento de mudança. No entanto, saber que existe em mim, características boas, que são capazes de me ajudar a melhorar, nos ajuda muito.

Então: “Se um sanguíneo entra animado e entusiasta, o fleumático se torna distante e gélido. Se o melancólico vem pessimista, a lamentar-se das misérias do mundo, o fleumático se torna mais otimista do que nunca e o provoca de maneira insuportável. Se um colérico se aproxima, repleto de planos e projetos, é um prazer requintado para o fleumático derramar água fria em seu entusiasmo; com o seu equilíbrio e aguda percepção é muito fácil apontar as fraquezas da proposta do colérico.”

E assim, encerramos os temperamentos. Aqui podemos dizer resumidamente três fatores de mudança fundamentais. Como mudar? Tenho autoconhecimento e assim autodomínio. Por que mudar? Porque desejo ser uma pessoa melhor. Para quê mudar? Para alcançar meu objetivo!

Aline Rodrigues
Psicóloga e Missionária da Comunidade Canção Nova

Leia mais: