Curando a raiz da amargura

Print Friendly
amargura

Galeria/cancaonova.com

Das muitas raízes e tendências negativas que possam existir em nós, a amargura se revela como realidade presente e com poder altamente destrutivo. Ela é uma tendência e raiz caracterizada por um “espírito inclinado a não perdoar e por atitudes sempre críticas e negativas”. A amargura nos azeda por dentro e não nos permite encontrar sabor e saber em nenhuma realidade.

Quando somos desencaminhados pela amargura, não conseguimos encontrar satisfação no que fazemos, principalmente no trabalho e em nossos relacionamentos. Acabamos enxergando tudo com pesar, de forma hostil e acentuadamente negativa.

Essa sórdida raiz desencadeia em nós uma série de outros maus sentimentos – outros raízes nocivas – tais como ódio, crueldade, irritação, rancor, desejo de vingança, orgulho, rigidez excessiva, resistência a aprender etc. AS amargura também encontro um enorme prazer na fofoca, visto que a pessoa amargurada sente-se no direito de despejar sobre o mundo seu azedume, não percebendo que ela é a mais prejudicada neste processo.

:: Não há “crise” para Deus

Uma pessoa amarga tem o dom de amargar tudo o que toca e faz, disseminando sua amargura por onde quer que passe. Seu coração azedou-se e, por isso, não é capaz de expressar palavras e sentimentos positivos, que construam e tragam algum otimismo aos demais.

Essa terrível tendência negativa nos prende às consequências cáusticas da decepção e aos fatos do passado, o que nos rouba a liberdade interior, não permitindo que cresçamos. A partir dessa prisão velada, protagonizada pela amargura, somos impedidos de desenvolver nossos talentos e de caminhar rumo a novas e verdadeiras conquistas.

Galeria/cancaonova.com

Galeria/cancaonova.com

Pode ser que, de fato, tenhamos sofrido muito e até sido vítimas de injustiças na vida. Todavia, quando nos sentenciamos à vitimização da amargura estamos, inconscientemente, condenando-nos à tristeza e ausentando de nossos olhar a possibilidade de perceber a vida e as cores presentes em cada realidade.

:: Encontro de Cura Interior com padre Adriano Zandoná

Este sentimento nos torna míopes e: não nos permite enxergar as coisas boas que existem em nós mesmo e nas pessoas; torna-nos mal-humorados e com tendência ao rancor, principalmente em nossos interior e em nossa maneira de compreender as coisas.

Por mais que nos firam os acrescentem pesar, precisaremos lutar para superar as feridas e traumas do ontem, “virando a página” para que assim o livro de nossa história possa ser reescrito e remodelado com capítulos belos e bem escritos.

(Texto extraído do livro: “Conquistando a Liberdade Interior”)

Padre Adriano Zandoná
Missionário da Comunidade Canção Nova

Veja mais: