Influências dos meus pais em minha gestação

Print Friendly

Concepção e Gestação

A etapa que vamos falar hoje é a concepção e gestação. Na psicologia chamamos de vida intrauterina. Uma etapa em nossa vida que é bem importante e que revela muitos comportamentos que temos na etapa atual. No entanto, não são todas as linhas da psicologia que consideram e assim estudaram o impacto desta vivência no indivíduo.

02

Foto: pixabay

Segundo os estudiosos desta etapa, relatam que o cérebro está suficientemente desenvolvido para possibilitar as sensações e a vida psíquica, de modo que experimenta impulsos, desejos e afetos. É um tema extenso, por isso vamos nos ater apenas ao aspecto emocional.

:: Até que ponto meus pais me influenciam


Junto a descoberta de uma gravidez, se descobre outros sentimentos dos pais. Te convido a olhar para essa mulher que recebe a notícia que está grávida. Será que ela desejava neste momento? Será que ela se sente pronta para gerar e cuidar de uma criança? Pode ser que as respostas sejam sim, ou pode ser que as respostas sejam não. Mas é inegável que surge um sentimento, o MEDO! O medo desse novo, assusta. Principalmente se for a primeira gestação, se a mulher está vivendo uma difícil separação, a perda de um ente querido ou até mesmo se for uma gestação pós aborto espontâneo. Muitas mulheres que viveram a experiência da perda de um bebê em um aborto espontâneo, carregam a insegurança e o medo de perder o filho novamente. E este sentimento é passado para a criança.

O bebê no ventre materno, não tem consciência do que está acontecendo, mas sente. Então podemos dizer que existe aqui uma memória sensitiva. É como se a criança armazenasse o sentimento da mãe, pois está tão intenso que o bebê em seu ventre é capaz de sentir. Este sentimento de medo e insegurança pode ser sentido por diversas situações. Por sofrer violência física durante a gestação, por ter sofrido algum trauma como acidente, assalto, uma queda de escada, e inúmeras outras questões. Afinal é preciso entender que são nove meses e neles muitas coisas podem acontecer.

:: Qual a influência dos meus antepassados em minha vida

Seria interessante saber também, como foi o relacionamento dos pais durante a gestação. Como esse pai acolheu a notícia da gestação? Eles eram casados? Estavam namorando? O pai assumiu essa criança? Imaginem como uma mãe se sente diante de um cenário que não traz segurança para ela. Em que ela se sente fragilizada tanto pelas alterações hormonais, quanto por sua relação com o pai da criança. Existem histórias bem tranquilas, onde ambos desejavam um filho, mas existem histórias de grande sofrimento para a mãe. E este sofrimento é sentido pelo bebê.

Diante do pouco que mencionamos, frente as inúmeras situações que podem surgir em uma gestação, seria muito interessante conhecer a sua. O que acha? Independente do que você venha a descobrir, se alegre, pois afinal de contas, você nasceu! Alguém disse sim a você e lutou por sua vida. Mesmo que tudo a sua volta diga que você não foi desejado, Deus te quis e sua mãe também.

Aline Rodrigues
Psicóloga e missionária da Canção Nova