"Reconstruindo a fé em nossa casa" | Ana e Júlio Brebal

Print Friendly

Quando eu e a Ana Maria conhecemos o padre Jonas, percebemos que não foi o grupo que criou a Canção Nova, mas um outro grupo. E neste grupo que participávamos ele nos ensinava a conhecer a Deus através da Sua Palavra. Hoje, tenho 67 anos e desde os 20 anos eu acompanho o padre Jonas, por isso é forte dentro de mim a necessidade de estudar a Palavra de Deus.

Há um fato no início da Sagrada Escritura que fala a respeito da família. Vamos ao livro do Gênesis, no capítulo 28. Neste trecho, temos a história de Jacó. Ele recebeu a primogenitura no lugar de seu irmão Esaú. Quando Deus se revelou a Jacó, escolheu o Monte Betel para isso. Betel significa em hebraico,casa de Deus.

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor”

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor”

:: Fotos do Encontro para as Famílias

Por que eu estou falando isso? Porque é o Senhor quem escolhe o lugar para manifestar-se. E Ele escolhe as nossas famílias para isso. Como filhos de Deus, precisamos empreender uma batalha na fé a favor das nossas famílias.

Se você tem perdido a esperança, peço que você queira fazer da sua casa um lugar sagrado, um lugar de Deus. Sabemos, pois que precisamos batalhar muito para que isso aconteça. Mas, como membros de uma família, nós precisamos ao menos lutar para que isso aconteça.

:: Deixe brilhar a tua luz

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, é o que nos ensina o capítulo 24 do livro de Josué. Servir ao Senhor é querer imitá-Lo. O meu coração como esposo precisa querer imitar a Deus, da mesma forma a minha esposa, a Ana Maria, precisa também querer servir ao Senhor.

Nós que optamos por servir ao Senhor, precisamos viver da fé e viver a fé é se expor. É sair do comodismo. Mas, há quem espera um Deus que faça seu horário, que se adapte à sua realidade.

O que é a fé? No livro de Hebreus, no capítulo 11, temos a definição de fé: “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. ” Em nosso dia a dia, nós confiamos em muitas realidades, seja dentro de um avião, num ônibus. Mas, quando se refere a confiar em Deus, nós duvidamos.

Diante disto, lembro-me da fé da minha mãe. Ela nunca desistiu do meu pai. Meu para era alcoólatra, não ia à Igreja. Mas, minha mãe não desistiu. Sempre rezou por ele, se manteve fiel. Mas, ela morreu e não viu a conversão do meu pai. Mas, foi após a sua morte, que meu pai se converteu. Portanto, mesmo que em sua casa, as situações sejam difíceis, não desanime. Confie em Deus, porque no tempo de Deus, as coisas acontecem.

“A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. ”

“A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. ”

Somos por vezes ignorantes e agimos de forma precipitada. Mas, devemos acreditar que Deus está preparando o melhor para nós.

Precisamos confiar no Senhor e permitir que Ele faça o melhor para nós. Faça, pois da sua um ambiente de fé. Que na convicção de fé, age como se colocasse uma venda nos olhos e permite ser levado por Deus. Nós não estamos colaborando com Deus para que a verdadeira fé aconteça em plenitude.

:: Como superar as provações na família

A fé está alicerçada na esperança e não em fatos concretos. A falta dela desagrada a Deus. “Sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11, 6).

Com é difícil crer em Deus quando somos caluniados ou ainda passamos por situações de saúde. Haja o que houver, diga sempre em seu coração: eu creio em Deus e serei com Ele vitorioso.

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira