Você é uma pessoa desapegada?

Print Friendly

A arte do desapego – caminho à vida interior e a chegar ao Reino do Céu

É preciso aprender a desprezar as coisas exteriores para viver as coisas interiores; e viver um total desapego é experimentar o verdadeiro amor de Deus.blog01

É usufruir das coisas exteriores sem apegar-se a elas. Esse apego pode ser ao dinheiro, aos bens materiais, a sentimentos, a status, a animais e até mesmo a pessoas. É ocupar o lugar de Deus com coisas que passam e desperdiçar o Seu grande amor por nós.

No evangelho de Marcos 10, 17-22 vemos o jovem rico que era um homem cumpridor dos seus deveres e observador dos mandamentos, mas incapaz de viver a experiência de seguir Jesus porque era apegado aos seus bens.

Nesse mesmo evangelho, ainda no capítulo 10, 46-52, vivenciamos a experiência do cego de Jericó que, quando chamado por Jesus, abandona o seu manto (único bem que tinha) e volta a enxergar a plenitude da vida.

Qual o manto que hoje você precisa deixar para voltar a enxergar e dar passos na ?

Santo Antônio, grande orador e taumaturgo, São João Batista, o precursor de Jesus Cristo, e São Pedro – primeiro papa, a rocha onde Jesus edificou a sua igreja, santos celebrados neste mês de junho, são exemplos de homens que viveram o desapego e anunciaram o Reino do Céu.

Por fim, meditemos a seguinte citação do livro Imitação de Cristo:

”Se possuir a Cristo, estará rico e de nada mais necessitará. Ele te proverá de tudo e lhe será fiel procurador, de sorte que não terá necessidade de esperar nos homens.”

Roberto Márcio
Missionário do 2° Elo da Canção Nova