Você está disposto a ser um orante do poder?

Print Friendly

Transcrição da homilia de encerramento do Encontro “Orando com Poder”

No evangelho de hoje, meditaremos sobre a aparição de Jesus Ressuscitados aos discípulos. Haviam se passado oito dias após a ressurreição e estes mesmos discípulos já haviam visto Jesus.

04

No trecho do evangelho, Simão Pedro sendo um pescador, chamou os outros discípulos para pescar. Eles passaram a noite inteira pescando e nada pegaram. No outro dia pela manhã, Jesus estava  à margem e ninguém o reconheceu. Este homem, que para eles era “desconhecido”, disse: “lançai a rede para o lado direito”.

No evangelho de São Lucas, a multidão estava  à margem  do barco e  Jesus falava para Pedro avançar para águas profundas e ali jogar suas  redes. Neste trecho, São Lucas dá ênfase a autoridade de Jesus: “Eu vou lançar as redes por causa da Tua ordem”. Pedro sendo pescador,  para ele era seria  um absurdo o  filho de carpinteiro ensiná-lo a pescar,  mas mesmo assim ele obedece.

No evangelho de hoje, eles obedecem a este desconhecido. Para os discípulos, obedecer a este homem a quem não conheciam, era um absurdo. Logo que pescaram, o discípulo amado reconhece o desconhecido como sendo Jesus: “É o Senhor”. Neste momento, Pedro veste a roupa e pula na água. Parece que neste ponto, o evangelista tenha colocado algo desnecessário, mas precisamos entender, quando ele  diz “Pedro tomou sua roupa e vestiu”, neste trecho o verbo  utilizado é usado também  duas vezes no lava-pés e agora com Pedro.

A concepção que o evangelista oferece, é o  gesto de alguém que reconheceu o Cristo e se “revestiu” de toda a entrega a ele e  está disposto a doar-se totalmente. É por isso que Pedro precisava  passar por este gesto. O sucesso de Pedro e os apóstolos, realizou-se  quando eles  foram obedientes. Logo depois que eles o reconheceram, viveram com Jesus a comunhão, principalmente  Pedro, que o havia negado anteriormente. Jesus ao fazer o gesto do assar o peixe à margem, devolve àqueles discípulos a perfeita comunhão através da obediência.

Perceba que precisou existir a obediência ao lançar a rede para o lado direto e revestir-se do gesto de reconhecê-lo à margem do lago, para que agora eles gozassem da experiência da comunhão com o Cristo, recebendo dele um amor declarado.

05

Nas características do verdadeiro orante, primeiro tem que ter a coragem de obedecer a Palavra. Se você está rezando e não tem coragem de cumprir o que o Senhor está lhe ordenando, repense o que você está vivendo.

O orante com poder, se não obedece o absurdo da vida, precisa voltar a viver na obediência. Amados, Jesus não quer você pela metade, ele quer você por inteiro. A oração com poder exige de nós muitas vezes, o gesto da humilhação. Quem não aceita as consequências de uma vida no poder, é melhor não continuar, pois Deus vai exigir isso de você.

Não viva uma comunhão pela metade! Se você está disposto a viver isso, não guarde nada para você e ofereça totalmente a ele. Saiba, que a única força que temos para conseguir algo de Deus, é pelo amor. É o amor que fará com que sejamos pessoas do poder!

Você está disposto a deixar Deus fazer o que quiser com você? A oração de poder nos dá uma vida de santidade, uma vida na vontade de Deus. A oração do poder se manifesta no nosso dia a dia!

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira