Primeiro passo de uma matéria jornalística

Como funciona a produção de um jornal?

Canção Nova NotíciasAntes de falarmos sobre a produção do Canção Nova Notícias aqui em Brasília, uma coisa é preciso ficar clara: a produção é a alma da matéria. Se a matéria ficou boa é porque a produção foi boa. O trabalho do repórter deve estar o tempo todo em harmonia com o da produção, pois é o produtor quem dá suporte ao repórter.

Aqui em Brasília a produção do jornal Canção Nova Notícias está focada no lema de sua linha editorial: “a serviço da vida e da esperança.” Desde o nascimento da pauta até a sua veiculação, o propósito da informação é favorecer a vida porque a Igreja Católica acredita e zela pela vida de qualquer ser vivo. Fora isso, o conteúdo precisa estar alicerçado de esperança porque o telespectador precisa ser abastecido desta virtude teologal.

Mas não quer dizer que só cobrimos isso. Brasília concentra órgãos importantes a nível nacional como as agências reguladoras (como a ANVISA, ANATEL) sindicatos, conselhos federais, embaixadas, CNBB, a câmara dos deputados, o senado e a nunciatura apostólica e a presidência da república, é claro !

O surgimento de uma pauta, acontece após a realização de algumas perguntas:  o que esta informação pode acrescentar na vida da pessoa que queremos atingir ? O que se fala a respeito ? O que não se fala e não podemos nos omitir. O jornalismo da Canção Nova está totalmente voltado ao benefício do telespectador. Aqui ele encontra o que não se acha facilmente em outro canal.Diante disso, a produção, diariamente ,sugere alguns temas que podem ou não virar notícia ! O material debatido é apresentado a chefia de reportagem da matriz que pode aprovar ou não. A chefia de reportagem tem a função de, também, determinar uma pauta que não foi debatida ou pensada pela equipe de produção. Após a aprovação, é aguardado o aval do editor chefe do telejornal. Este procedimento, geralmente, é o mesmo em todas as emissoras…. Assunto é o que não falta!

Voltando à produção, você deve estar se perguntando: Mas como é que surgem as pautas? De diversas formas, vamos lá!

O surgimento de uma pauta, acontece após a realização de algumas perguntas:  o que esta informação pode acrescentar na vida da pessoa que queremos atingir ? O que se fala a respeito ? O que não se fala e não podemos nos omitir. O jornalismo da Canção Nova está totalmente voltado ao benefício do telespectador. Aqui ele encontra o que não se acha facilmente em outro canal.
Diante disso, a produção, diariamente ,sugere alguns temas que podem ou não virar notícia ! O material debatido é apresentado a chefia de reportagem da matriz que pode aprovar ou não. A chefia de reportagem tem a função de, também, determinar uma pauta que não foi debatida ou pensada pela equipe de produção. Após a aprovação, é aguardado o aval do editor chefe do telejornal. Este procedimento, geralmente, é o mesmo em todas as emissoras.

O surgimento de uma pauta, acontece após a realização de algumas perguntas:  o que esta informação pode acrescentar na vida da pessoa que queremos atingir ? O que se fala a respeito ? O que não se fala e não podemos nos omitir. O jornalismo da Canção Nova está totalmente voltado ao benefício do telespectador. Aqui ele encontra o que não se acha facilmente em outro canal.Diante disso, a produção, diariamente ,sugere alguns temas que podem ou não virar notícia ! O material debatido é apresentado a chefia de reportagem da matriz que pode aprovar ou não. A chefia de reportagem tem a função de, também, determinar uma pauta que não foi debatida ou pensada pela equipe de produção. Após a aprovação, é aguardado o aval do editor chefe do telejornal. Este procedimento, geralmente, é o mesmo em todas as emissoras.

Pauta definida, é hora de colocar a mão na massa. A produção liga para as fontes, agenda entrevistas, pensa na logística que a equipe vai ter que fazer para conseguir entrevistar todas as fontes e fazer as imagens necessárias. Tudo dentro de um tempo que está sempre correndo. Jornalista tem que trabalhar com um olho na pauta e outro no relógio!

A produção também sugere imagens e as busca no arquivo juntamente com o editor de imagens da TV. Além disso, o produtor está sempre pesquisando dados referentes à pauta que estiver produzindo. O produtor também é o intermediador entre as fontes e o repórter. Ele que liga para o entrevistado no caso de atraso da equipe, mudança de horário na entrevista e outras coisas que podem acontecer no decorrer da gravação.

Equipe na rua, entrevistas finalizadas, edição concluída, matéria pronta! Acabou o trabalho da produção? Nãao! É preciso se antecipar e pensar na pauta do dia seguinte…

Verônica Lunguinho

Produtora do Jornal Canção Nova Brasília