24
janeiro
2020
15:53

São Paulo, o Apóstolo dos Gentios

São Paulo Apóstolo é um dos Santos mais famosos entre os Cristãos pelo mundo todo.

Mas quem foi realmente São Paulo?
O Apóstolo São Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia. Seus pais eram judeus, tinham privilégios da cidadania romana.Passou os primeiros anos de vida em meio da comunidade judaica e frequentou a escola da sinagoga.
Quando Saulo chegou a Jerusalém, os discípulos de Jesus já eram mais de 5 mil. A maior parte dos judeus, inclusive Saulo, não acreditavam que aquele fosse o Messias. Tornou-se perseguidor das primeiras comunidades cristãs e participou ativamente do apedrejamento do Apóstolo Estêvão.
O Capítulo 09 do Livro de Atos dos Apóstolos, narra a conversão de São Paulo e nela podemos ver a principal missão de Paulo: levar o Nome de Jesus a toda humanidade (Atos 9, 15).
Nos primeiros anos de sua conversão foi muito provado para ser “aprovado” entre os Cristãos, fato que ele mesmo escreve em Gálatas nos capítulos 1 e 2. Porém sua conversão foi tão profunda que nada o impediu de levar o Evangelho de Jesus Cristo por onde o Espírito Santo o inspirava deixando-se moldar por ele. No Novo Testamento podemos ler 14 Cartas escritas por Paulo para as diversas comunidades por onde ele passou. Sempre foi zeloso pelas coisas de Deus e quando se converteu ao Cristianismo, transmitiu este zelo e amor aos seus ouvintes. Se hoje conhecemos a Bíblia e somos Cristãos (seguidores de Cristo) devemos muito que agradecer a Paulo. Por isso é chamado de “Apostolo dos Gentios”, por não fazer distinção de pessoas e nem excluir ninguém na propagação do Evangelho na feliz expectativa da Segunda Vinda de Cristo!
Duas festas litúrgicas foram criadas em homenagem a São Paulo. A primeira em 25 de janeiro, foi instituída no século VIII, para lembrar a conversão do Apóstolo e entrou no calendário romano no final do século X. A segunda, lembrando o seu martírio a 29 de junho, juntamente com o do Apóstolo São Pedro. No Livro dos Atos dos Apóstolos podemos ler como muitos detalhes sobre quem foi e quem se tornou São Paulo.

São Paulo Apóstolo, Rogai por nós!

Ângela Menezes

Comunidade Canção Nova.

https://loja.cancaonova.com/livro-biblia-para-criancas

 


arquivado em: santos

deixe o seu comentário