Igreja é o horizonte de toda a vocação

Igreja é o horizonte de toda a vocação, diz Bento XVI

O Papa Bento XVI encontrou-se com as familias e os sacerdotes na Catedral de São Ciríaco, em Ancona, neste domingo, 11, às 17h (horário de Roma – 12h no horário de Brasília). No local, estavam presentes famílias e sacerdotes de várias dioceses do país, reunidos por ocasião do XXV Congresso Eucarístico Nacional.

O papa falou sobre a necessidade de conduzir tanto o matrimônio quanto o Ministério sacerdotal à Eucaristia. “Nenhuma vocação é questão privada, nem mesmo a do matrimonio, porque o seu horizonte é a Igreja inteira”.

Ele afirmou que ambos os estados de vida são expressão da doação de Cristo.Logo em seguida, o Santo Padre falou da ligação que deve existir entre os dois sacramentos, os quais são chamados à complementariedade no serviço pastoral.

“O ministério que nasce do Sacramento do Matrimonio é importante para a vida da Igreja: a família é lugar privilegiado de educação humana e cristã e permanece para esta finalidade, a melhor aliada do ministério sacerdotal; ela é um dom precioso para a edificação da comunidade. A proximidade do sacerdote à família é importante, que por sua vez, o ajuda a tomar consciência da própria realidade profunda e da própria missão, favorecendo o desenvolvimento de uma forte sensibilidade eclesial”, ressaltou.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de BentoXVI aos casais e aos sacerdotes

Falando do Matrimônio, o Pontífice disse que o mesmo constitui o local propício para a educação humana, enquanto que o sacerdócio expressa o sentido da paternidade que abraça a grande família que faz parte Corpo de Cristo que é a Igreja.

“Caros sacerdotes, diante do dom que vocês receberam na ordenação, vocês são chamados a servir como Pastores a comunidade eclesial, que é a família das famílias, e portanto a amar cada um com coração paterno, com autentico desapego de vós mesmos, com dedicação plena, continua e fiel”, comentou

Voltando a falar do mistério eucarístico, o Papa disse que tanto o Sacramento do Matrimônio quanto o Sacramento da Ordem tem como fonte plena e necessária a celebração da Santa Missa.

“O vosso agir cotidiano tenha na comunhão sacramental a sua origem e o seu centro, a fim que tudo seja feito para a Glória de Deus. Desde modo, o sacrifício de amor de Cristo vos transformará, ao ponto de fazer-vos nele um só ‘corpo e um só espírito'”, disse.