Vamos refletir? Crise, desemprego, louvor, oportunidade...

É importante iluminar o pensamento neste momento de instabilidade financeira

Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.” Jo 1,5

Domingo passado comemorou-se o Dia do trabalho e de São José operário, patrono dos trabalhadores. Milhares de pessoas foram à missa em celebração ao santo, com a esperança de obter a graça de um emprego.

trab1

Em tempos de crise econômica, o brasileiro está apreensivo. Quem trabalha, teme perder o emprego. Quem já perdeu, busca soluções para pagar as contas. As reflexões abaixo não te mostram a solução, mas podem te estimular a descobrir caminhos para passar por este momento difícil pelo qual o Brasil está passando.

 

A máxima da crise x oportunidade

Sim, vamos tocar neste ponto! O escritor e poeta italiano Dante Alighieri filosofou que no inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.

Esta é uma forma enfática de induzir à reflexão sobre como nos posicionamos frente às situações difíceis. Na Àsia, a palavra “crise” significa “oportunidade”. Para os japoneses, passar por uma crise corresponde quase que a uma benção, pois é uma oportunidade de transformação pessoal. jap

Evite comparar sua vida com a de outras pessoas. Foque em você e no que você pode fazer para superar as dificuldades. Assim como Cristo abraçou a cruz, aceitar este momento de provação pode ser o primeiro passo para a vitória.

Tome posse da força que vem do Alto e que está acima de tudo. Lembre-se de que a última palavra é sempre a de Deus e não das estatísticas!

 

Desenvolva suas habilidades

                                                                                                                                                                                                              ment

É possível considerar que se chega a lugar algum pensando no que passou. Questione-se: quais são suas habilidades? Quantas coisas você sabe fazer? Qual você poderia aprimorar? Quais as áreas com as quais você se identifica?

Quebre o sistema que está em você, abra sua mente para novas ideias, desapegue-se de conceitos antigos, mude o que for preciso.

 

 

O louvor que transfigura

O  louvor abre ”portas ” dentro de nós e fora de nós mesmos. Há quem prove com a vida estas palavras de fé. A Bíblia mostra inúmeras passagens que motivam o louvor, como no Salmo 34: “Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.”

Daniel na cova dos Leões louvou ao Senhor frente ao perigo e à iminência de morte e foi livrado; São Paulo na prisão, de mãos amarradas, escrevia suas cartas, recomendando: “Alegrai-vos no Senhor”! Deus é poderoso para te ajudar a vencer as provações. Creia sem ainda ver! Caminhe, pois Ele providenciará o chão para que você pise! Papa Francisco nos pede para confiar e aguardar as surpresas de Deus.

 

Crie resiliência

Resiliência é uma habilidade que pode ser desenvolvida em todas as pessoas. Em tempos de crise, quem é resiliente alcança os melhores resultados. São pessoas que aprenderam a suportar situações de pressão e a superar obstáculos sem entrar em conflito emocional.

Muitas vezes, só conseguimos questionar nossas atitudes quando o sofrimento nos tira da “zona de conforto” e das bases de nossa segurança. Deus, como nosso Pai do Céu, tem uma pedagogia particular para lidar com cada filho.

diam

Oremos juntos pelos que necessitam de um emprego, oremos pelo Brasil, clamando ao Deus de Misericórdia que nos ajude a tomar posse de inúmeras graças:

Meu Senhor e meu tudo, eu te agradeço pelo dom da vida e clamo por tua Misericórdia. Em meio as minhas misérias, encontro sua bondade de Pai, que está acima de tudo. Te agradeço por tudo que o me destes, por todos os detalhes da minha vida e o louvo com o mais sincero desejo de agradar o seu coração, pois ainda que o meu esteja triste, é consolado em Teus braços, ainda que eu esteja abatido, é Tua força que me levanta e me põe de pé a cada dia para a batalha. Eu te louvo Senhor pela certeza do Teu socorro nesta situação para qual peço (apresente sua situação), te louvo porque Tu és digno de toda honra, glória e louvor. Eu nasci para Te adorar meu Senhor, eu creio que Tu ouves a minha oração. Eu te louvo porque tenho plena certeza de que tua intervenção em minha vida já está acontecendo neste momento e eu verei concretamente a resposta desta oração, conforme a Tua vontade, que é a minha felicidade. Amém.

 

:: Neste mês de maio, dedicado a Nossa Senhora, podemos tê-la como nossa intercessora diante das nossas necessidades. Reze conosco a oração de “MARIA PASSA NA FRENTE”