jul
26

Novo jogo cultural

É preciso assumir com responsabilidade o dever de cidadão brasileiro consciente.

É preciso assumir com responsabilidade o dever de cidadão brasileiro consciente.

É preciso investir em uma nova realidade cultural

Jogadas as partidas da Copa do Mundo, concluído o evento, com seus saldos positivos, a sociedade brasileira, incontestavelmente, está emoldurada pela exigência de investir em um novo jogo cultural. É pobre o discurso que considera apenas a avaliação exitosa do Mundial, como vitorioso contraponto às vozes dos que “torciam contra”, apostando no caos em aeroportos, trânsito e outros serviços. Não foi assim, felizmente. Contudo, poderia ter sido bem melhor se governantes agissem com mais lucidez, as burocracias não atrasassem processos e os interesses espúrios não fossem tão determinantes. Avanços mais expressivos seriam alcançados se prevalecesse um sentido cidadão por parte daqueles que têm tarefas determinantes na condução da sociedade plural.

Não menos ingênuo, depois de sinalizações e posturas populares, nos estádios e nas ruas, é apontar aspectos negativos do evento para construir o discurso político da corrida eleitoral em processo. É inteligente saber que o sentimento popular resiste a essas estratégias utilizadas na confecção de linguagens políticas que buscam captar a benevolência de eleitores. O Mundial, junto com as manifestações populares que ocorreram em meados de 2013, desenhou no horizonte da sociedade brasileira que é indispensável investir num novo jogo cultural, sob pena de atrasos e de vergonhosas goleadas em muitos campos, não só no futebol.

Essa intuição não é de um político iluminado, de uma estrela do futebol nem mesmo de reverenciados intelectuais de diferentes campos das ciências. O povo fez essa indicação, não por um programa formal escrito, divulgado em redes sociais ou outros meios de comunicação. A postura popular, desde a presença nos estádios, suas manifestações de apoio ou descontentamento, a interação com diferentes culturas representadas por turistas e delegações esportivas, com as marcas da proximidade, do respeito e da alegria, sacramentou a grande necessidade de um novo jogo cultural na sociedade brasileira. Discursos repetitivos, consequentemente estéreis, a dificuldade de ouvir e dialogar, especialmente com os pobres e excluídos, tenderão a processual desmoronamento.

Sem a necessária alma de caráter antropológico, capaz de compreender o conjunto da existência humana com suas demandas sociais, culturais, religiosas e políticas, perpetuarão os políticos com campanhas eleitorais de tempos passados, com discursos de recíprocos ataques. Predominará a superficial busca da construção de uma imagem de candidato perfeito e salvador da pátria, uma entediante comunicação que ninguém mais consegue ver e, sem alternativa, desliga a TV, o rádio. Prevalece a desilusão.

A reivindicação desse novo jogo cultural torna-se mais intensa, particularmente, quando se avalia o percurso do grupo campeão da Copa – sua cultura, suas escolhas de planejamento, sua aptidão de cultivar uma autoestima que sustenta a capacidade de lutar, conjuntamente, por metas e ideais. Olhar para essa realidade mostra que a sociedade brasileira precisa analisar e desmontar os esquemas de elitização que pouco ajudam nos avanços possíveis na atualidade. Incontestavelmente, é hora de aproveitar melhor a oportunidade para a instauração de processos, em níveis diferentes da sociedade e nos seus funcionamentos, investindo numa grande obra educativa e cultural.

Não se pode perder a chance de aprofundar análises para amadurecer intuições e alcançar indicadores novos, diante da necessidade de novas respostas. Torna-se inoportuno, simplesmente, contentar-se com as conquistas obtidas, pois ficaram abaixo do que era possível, por entraves ideológicos, incompetências de gestão e aprisionamento da cidadania em defesa de interesses grupais.

A condição continental do Brasil não pode dispensar a peculiaridade das diferentes regiões nos Estados da Federação, com seus valores, tradições e patrimônios próprios.Será sempre inoperante tratar uma realidade grande e complexa sem considerar aquilo que a constitui: suas tradições e valores regionais. Esse raciocínio vale também para os campos da política, economia e religião. Não existe pessoa ou instância, que, de modo solitário, possa reger um processo de dimensões continentais. Buscar uma nova realidade a partir do diálogo – com a competência de programas governamentais menos genéricos e teóricos, cultivo da autoestima e o investimento de base, iluminado por um horizonte marcado por valores humanísticos –poderá conduzir a sociedade brasileira no caminho indicado pelo povo. É hora de investir num novo jogo cultural.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte.Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália)

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/novo-jogo-cultural/

jul
24

O que significa a Divina Providência

maodDeusAcreditando que Deus provê, nós anunciamos que Ele está à frente de tudo o que fazemos e que Ele é o Dono do nosso ser e da nossa história.

Ensina o Catecismo que “a Divina Providência consiste nas disposições pelas quais Deus conduz, com sabedoria e amor, todas as criaturas, para o seu último fim”. Toda a criação foi formada “em estado de caminho” para uma perfeição última destinada por Deus a todos os homens: a salvação eterna.

Tudo nesta vida passa, mas, a aliança que temos com Deus não passa. Mesmo se nós somos infiéis, Deus permanece fiel porque Ele não volta atrás na aliança que tem conosco, no amor que Ele tem por você e por mim.

Um dia especial de promoção e evangelização.

Um dia especial de promoção e evangelização.

Participe do Dia da Divina Providência na Canção Nova Mato Grosso

Nessa sexta feira, dia 25, você é convidado(a) a participar de um dia todo especial na missão Canção Nova no Mato Grosso. É o Dia da Divina Providência!

Com uma programação toda especial: Feirão da Providência com artesanatos, roupas, calçados, brinquedos, utensílios domésticos e muitos outros itens a preços especiais. A lanchonete da Canção Nova recheada de coisas gostosas feitas com muito carinho para você. A tarde, à partir das 14h, começara nossa Tarde de Louvor com o pregação da palavra, Terço da Misericórdia e Santa Missa às 16h.

 Divulgue essa notícia e venha participar!

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/o-que-significa-a-divina-providencia-2/

jul
23

Para onde você está indo?

Como fazer a escolha certa?

Como fazer a escolha certa?

“Senhor quem é o homem para cuidar dele tanto assim?” Salmo 8

Para onde você está indo? Onde quer chegar? O que você já fez da sua vida? O que pretende ainda realizar? Onde está a tua descendência? Estas e tantas outras perguntas o ser humano faz constantemente ao longo da sua vida!

Poderíamos dizer que somente um adulto pergunta sobre a própria vida. Mas isso é um engano, pois ate mesmo a mais simples pergunta de uma criança, representa a sua dúvida sobre a vida. Porém cabe a cada um de nós não pararmos nas perguntas, mas buscar constantemente uma resposta. Por que digo constantemente? Pelo simples fato que a cada pergunta respondida, outras surgirão! Podemos chegar a um estado de desespero, ou de depressão, ou de profunda angustia. Isso é muito provável para aqueles que somente buscam respostas para suas perguntas, sem avaliar a fonte, o lugar de onde estão saindo estas respostas. Demos um passo adiante nesta nossa reflexão.

Para responder a simples pergunta, “para onde estou indo?”, devemos perguntar primeiramente: “quem sou eu?”. Assim teremos o inicio de uma resposta coerente e verdadeira.
No Salmo 8, o autor sagrado pergunta “Senhor quem é o homem para cuidar dele tanto assim?”. A resposta encontramos em Gênesis 1,27: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança”. Aqui começamos a encontrar a resposta essencial e vital de cada um de nós. Se partimos desta afirmação do Gênesis, que somos criados a imagem e semelhança de Deus, partimos de uma realidade de vocação, ou seja, chamado; e de uma resposta.

A vocação acima falada é a imagem de Deus que somos, ou seja, Deus nos chama a sermos imagem Sua, Imago Dei. Mas não é um chamado passivo que espera uma resposta. Não. A imagem de Deus que somos é uma vocação ativa de Deus a nós, antes mesmo de responder à pergunta que toda criança faz: o que vou ser quando crescer? Podemos responder quem somos? Fomos criados à imagem de Deus por amor. Nenhuma outra criatura no mundo tem este dom tão grande de ser imagem do criador. Porém, todo chamado exige-se uma resposta.
A resposta é a semelhança que Deus nos criou. Ou seja, com o dom da liberdade, podemos responder e corresponder à semelhança de Deus que somos. Naquilo que escolhemos, e fazemos. Na certeza de que não basta apenas um agir moral reto, mas uma profunda adesão total e completa daquilo que é uma resposta decidida e definitiva de cada um de nós ao Deus Criador. Ou seja, uma profunda decisão interior, por uma constatação de um dom recebido.
Tendo esta consciência, de quem somos podemos dizer, que nenhuma pergunta ficará sem resposta, pois a vida não se faz de perguntas, mas de vocação e respostas dadas a cada dia a um Amor que ultrapassa as barreiras da nossa ignorância e do nosso tempo, mas respeita, porque o verdadeiro Amor é aquele que gera liberdade, por isso nos espera até o ultimo momento.

Para onde você está indo? Eu espero que se encontrar com o nosso Deus Amor!

Padre Anderson Marçal
Comunidade Canção Nova

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/para-onde-voce-esta-indo/

jul
22

Divina Providência na Canção Nova Mato Grosso

Um dia especial de promoção e evangelização.

Um dia especial de promoção e evangelização.

Nesse dia 25 de julho, sexta feira, teremos um dia todo especial na missão Canção Nova no Mato Grosso.

No Rincão do Meu Senhor (ao lado da Univag), começaremos às 8h e iremos até as 17h com Adoração ao Santíssimo Sacramento, santa Missa, Tarde de Louvor e a participação especial do Padre Anderson Marçal da Comunidade Canção Nova.

 Teremos também o Feirão da Providência com artesanatos, roupas, calçados, brinquedos, utensílios domésticos e muitos outros itens a preços especiais. A lanchonete da Canção Nova recheada de coisas gostosas feitas com muito carinho para você.

No período da tarde, à partir das 15h, começara nossa Tarde de Louvor com o  Terço da Misericórdia e Santa Missa às 16h.

Você ainda pode adquirir o seu bilhete da Ação entre Amigos Canção Nova Juntos Somos Mais por apenas R$ 10,00 e concorrer a três super prêmios: 1 Moto FAN 125, 1 TV e 1 Bicicleta 18 marchas.

 

Lembrando que tudo o que for arrecadado no dia da Divina Providencia ajudará na construção do centro de evangelização no Rincão do Meu Senhor.

Nessa luta pela evangelização a sua ajuda é de fundamental importância. Por isso o nosso Deus lhe pague e nossa gratidão por abraçar essa Obra de Deus conosco.

Divulgue essa notícia e vamos juntos levar a boa nova da evangelização a muitos lares.

Esperamos por você!

 

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/divina-providencia-na-cancao-nova-mato-grosso/

jul
20

Encorajados pelo Espírito Santo a cada dia

Hoje é dia de voltarmos a Deus, à verdadeira caridade.

Hoje é dia de voltarmos a Deus, à verdadeira caridade.

Escolha sempre pelo bem

“O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vos una uns aos outros, com terna afeição, rivalizando-vos em atenções recíprocas. Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração.”  (Romanos 12,9-12)

Somos um corpo e cada um de nós tem uma função, por isso precisamos ser caridosos uns com os outros e não ser melhores apenas, se mão a esquerda trabalha mais que a direita uma vai ficar atrofiada. Todos participamos do mesmo corpo, por isso temos que viver essa caridade, esse amor que se entrega, que se dá. Como você tem vivido o dom que Deus lhe deu? Se você tem o dom de ensinar, ensine, se tem o dom do serviço, sirva. Jesus disse que não veio para ser servido, mas para servir. As pessoas de hoje não querem servir. Hoje vivemos um comodismo, não queremos servir, queremos que tudo venha a nós. “Dai e dar-se-vos-á”, não fique esperando que as coisas e pessoas cheguem até você, dê o primeiro passo. Faça sem esperar nada em troca.

“O amor seja sincero.” É preciso voltarmos a isso, que a essência do Cristianismo seja o amor sincero. Jesus disse: “Eu sou o caminho a verdade e a vida”. Hoje querem imprimir em nós falsas verdades e eu sei que é difícil ir contra elas, porque hoje já não conseguimos saber o que é verdade ou mentira, mas precisamos voltar à essência, pois Cristo já nos ensinou qual é a verdade. A palavra “sinceridade” está sendo tirada do nosso vocabulário.

“Detestai o mal, apegai-vos ao bem.” A única coisa que você deve detestar é a maldade, o diabo! Chega de ficarmos no mais ou menos! Quando ficamos em cima do muro, corremos o risco de cair do lado errado. Hoje é dia de voltarmos a Deus, à verdadeira caridade. Quando experimentamos a verdade, somos verdadeiramente livres.

“Sede zelosos e diligentes.” Não tenha medo de ser zeloso com os irmãos, com as coisas de Deus, servindo-O sempre na alegria; isso é a verdadeira caridade. E nós somos convidados a vivê-la, não é fácil, é um desafio, somos convidados diariamente a viver o amor fraterno, a verdadeira caridade.

Eu louvo e agradeço a Deus, que, durante todo o tempo desta pregação, colocava no meu coração o que o monsenhor Jonas Abib tanto fala: “formar homens e mulheres novas, famílias novas.” Isso é possível sim!

“Fervorosos no Espírito, fortes na tribulação.” Todo o mundo passa tribulação, sejamos fortes, quando vivemos a fortaleza em Deus conseguimos superar a tribulação. É preciso querer viver a caridade, somos da mesma família. Muitas vezes, caímos na tentação de entrar na igreja e sair do mesmo jeito, mas nós somos irmãos, ninguém é melhor que ninguém, temos a mesma qualidade, temos diferenças, sim, mas elas não barreiras, são riquezas. Quem nós une é muito maior de quem nos separa.

Precisamos viver o amor verdadeiro, porque estamos numa sociedade, porque, muitas vezes, até da igreja saímos e não falamos com ninguém. É preciso transformar as realidades e não nos acostumar com elas. Somos convidados a transformar o mundo, voltando à nossa essência. Todos nós trazemos a responsabilidade de viver o amor sincero.

Devemos fazer a vontade do Senhor. “Sede zelosos e diligentes.” Se eu não amar ninguém, eu serei uma pessoa gelada. Nós precisamos nos amar, pois se não nos amamos, não amaremos os irmãos. O que eu mais peço a Deus é que, ao sairmos da Canção Nova, saiamos despertados para a transformação de um mundo novo, que precisa começar em nós. Comece assumindo as pastorais na sua paróquia. Precisamos viver a verdadeira caridade e o amor ao próximo.

 

Padre Bruno
Sacerdote e Missionário da Comunidade Canção Nova

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/encorajados-pelo-espirito-santo-a-cada-dia/

jul
18

1º Circuito Católico de Música

Dia 19 de Julho às 19h.

Dia 19 de Julho às 19h.

Imperdível! Uma noite de muita música e louvor!

O 1º Circuito Católico de Música busca evangelizar e preservar os valores comuns a todos os cristãos. Mais do que um show católico, o nosso objetivo é proporcionar uma noite emocionante Com muita Benção e Louvor!

No dia 19 de julho, às 19h, no Rincão do Meu Senhor (ao lado da Univag).

Presenças Confirmadas de Adriana Arydes, Fátima Souza, Diego Fernandes, DJ Vermelho e participação especial de Padre Bruno Costa da Canção Nova.

Adquira já o seu ingresso no valor de R$ 30,00 no Rincão do Meu Senhor e na Livraria Canção Nova.

Participe!

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/1o-circuito-catolico-de-musica/

jul
17

Ação Entre Amigos Canção Nova Juntos Somos Mais

Sorteio Dia 08/08/2014 na última Missa da Campanha de Oração.

Sorteio Dia 08/08/2014 na última Missa da Campanha de Oração.

Chegou a sua chance de promover a evangelização e ganhar prêmios!

A missão Canção Nova do Mato Grosso está promovendo a Ação entre Amigos Canção Nova Juntos Somos Mais.

Você ajuda a Canção Nova MT na construção do centro de evangelização adquirindo o bilhete da Ação Entre Amigos e concorre a três super prêmios:

1 Moto FAN 125
1 Televisão
1 Bicicleta 18 marchas

E o melhor é que cada bilhete traz três chances de você ganhar!

Adquira já o seu bilhete no valor de R$ 10,00 cada,  no Rincão do Meu Senhor, na Rádio Difusora, com os Arrecadadores e na Livraria Canção Nova.

 A data do sorteio da Ação entre Amigos será no dia 08/08/2014 na última Missa da Campanha de Oração 7 Dons do Espírito Santo, às 19h30 no Rincão do Meu Senhor (ao lado da univag).

Participe e promova a evangelização!

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/acao-entre-amigos-cancao-nova-juntos-somos-mais/

jul
12

Saber escolher entre tantas opções

Encontre um tempo para ouvir a Deus.

Encontre um tempo para ouvir a Deus.

Quem não sabe dar prioridade ao mais importante vive perdendo tempo

Que bom que, entre tantas coisas que tem para fazer, você encontrou um tempinho de parar e para ter contato com a Palavra de Deus.

Pegue o Evangelho de São Lucas 10,38-42. Leia o texto, ele é curtinho, mas você pode lê-lo várias vezes e no silêncio deixar que essa palavra fecunde seu coração; pare agora escute o Senhor:

 

38 Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.39 Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra.
40 Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”
41 Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
42 todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

 

Espero que você tenha ido além da óbvia pergunta: com qual da duas eu me pareço, Marta ou Maria? Podemos aprender com as duas, Jesus está naquela casa como visita, e todos nós fomos educados a darmos toda atenção quando chega em casa uma visita, é assim que aprendemos com nossos pais.

Marta estava muito agitada porque tinha muitas coisas para fazer, igualzinho a tantos de nós. Quem centra sua vida nas coisas que precisa fazer, costuma a não saber dar prioridade ao mais importante. Entre muitas coisas importantes existem as principais e quem não sabe organizá-las corre o risco de sempre exigir que outros devam ser e fazer como eles, assim como Marta, reclama para Jesus de sua irmã Maria. Já percebeu como quem não sabe dar prioridade ao mais importante, vive perdendo tempo!

 Jesus ajuda Marta a perceber que entre muitas coisas para fazermos, devemos começar por aquelas que são necessárias, aqui nesse Evangelho a prioridade era ouvir a Palavra de Jesus. Parar para ouvir é a coisa mais rara na vida de alguém que, agitado pelos seus afazeres nunca pode “perder tempo” ouvindo os outros. Se você já pensou assim alguma vez, provavelmente, também você vive agitado com muitas coisas e não saberá receber a visita de Jesus na sua vida.

Marata é uma mulher agitada pela quantidade de coisas para serem feitas, muitos homens são cheios de reuniões, trabalhos e atividades, que nem sobra um tempo para ouvir as pessoas de sua casa, veja lá uma visita que chegue sem hora marcada perdendo as oportunidades de estarem juntas. Quando sobrar um tempo, quem sabe se lembrará de ouvir Deus, isso, é claro, se não tiver nada atrasado para ser feito!

Maria ficou aos pés de Jesus, não porque era preguiçosa ou porque estava fugindo do trabalho, provavelmente ela também estava fazendo algum trabalho, porém quando Jesus chega, Maria sabe mudar o foco de sua atenção.

Jesus fala no Evangelho: “Maria escolheu a melhor parte…”, isso mostra que ela tinha outras opções, mas sabe dar prioridade a estar com Jesus.

A vida do cristão não é só oração e contemplação. Entretanto saber escolher um momento de parada só para ouvir a Deus vai certamente qualificando nossa ação e nos restaurando em tudo aquilo que precisamos fazer.

Jesus ainda diz que a parte que Maria escolheu não lhe será tirada, e essa é uma boa dica para você investir em momentos de oração e escuta do Senhor, pois esse tesouro ninguém pode lhe tirar, a não ser você mesmo, se fizer entre tantas opções, uma escolha diferente da que Maria fez.

Encontre um tempo para ouvir Deus, Ele quer lhe falar.

 

Padre Fabrício Andrade
Comunidade Canção Nova

 

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/saber-escolher-entre-tantas-opcoes/

jul
11

11 de Julho: Dia de São Bento e Missa da Campanha de Oração

"Ora et labora."

“Ora et labora.”

Oração e Trabalho

Abade vem de “Abbá”, que significa pai, e isto o santo de hoje bem soube ser do monaquismo ocidental. São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império.

Diante da decadência – também moral e espiritual – o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.

A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e da prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima “Ora et labora”. Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter entrado no céu com 67 anos.

São Bento, rogai por nós!

stobentoA Medalha de São Bento

A medalha de São Bento não é um “amuleto da sorte”. Trata-se de um sacramental, isto é, um sinal visível de nossa fé.

O uso habitual da medalha tem por efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quando se tem confiança nos méritos de tão grande Santo e nas grandes virtudes da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo! São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos à esta medalha. Ela nos assegura poderoso socorro contra as ciladas do demônio e também para alcançar graças espirituais, com conversão e vitória contra as tentações.

Contudo, a medalha não age automaticamente contra as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.
O símbolo da nossa redenção, a cruz, gravada na medalha não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da cruz de Jesus e a intercessão de São Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias, a medalha concede, também, graças especiais para hora da morte, pois, São Bento com São José são padroeiros da boa morte.

Para lutar contra as ciladas do demônio é preciso acima de tudo estar na graça e amizade com Deus. Portanto, é preciso servi-lo e amá-lo, buscando uma vida de oração e intimidade com Deus: oração pessoal, Missa dominical, recepção dos Sacramentos, cumprimento dos deveres de justiça. A busqca sincera de uam vida de santidade e cumprimento dos mandamentos da lei de Deus e da Igreja. Nem o demônio, nem alguma criatura, tem o poder de prejudicar verdadeiramente uma alma unida a Deus.

Na frente da medalha (veja foto) são apresentados uma cruz e entre  seus braços estão gravadas as letras C S P B, cujo significado é, do latim: Cruz Sancti Patris Benedicti – “Cruz do Santo Pai Bento”.

Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux – “A cruz sagrada seja minha luz”.

Na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux – “Não seja o dragão meu guia”.

No alto da cruz está gravada a palavra PAX (“Paz”), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S.

À partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana – “Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!” e S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas – “É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!”.

Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS – IN – OBITU – NRO – PRAESENTIA – MUNIAMUR – “Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte”.

É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/11-de-julho-dia-de-sao-bento-e-missa-da-campanha-de-oracao/

jul
09

Missa da Campanha de Oração em julho: Dom da Piedade

6ª Missa da Campanha de Oração na Canção Nova MT

6ª Missa da Campanha de Oração na Canção Nova MT

 “Todos aqueles que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai(Rm 8,14-15)

A sexta Missa da Campanha de Oração 7 Dons do Espírito Santo acontecerá nessa sexta feira, dia 11 de junho às 19h30, no Rincão do Meu Senhor (Rua C, nº 600 – Cohab Dom Orlando Chaves – Várzea Grande/MT).

A Missa será presidida pelo Pe. Bruno Costa e clamaremos ao Espírito Santo o dom da Piedade de uma forma renovada e ardorosa. Nesse dia  também toda Igreja celebra com alegria e devoção São Bento.

Segundo Papa Francisco, é  preciso esclarecer logo que este dom não se identifica com ter compaixão de alguém, ter piedade do próximo, mas indica a nossa pertença a Deus e a nossa ligação profunda com Ele, uma ligação que dá sentido a toda a nossa vida e que nos mantém sadios, em comunhão com Ele, mesmo nos momentos mais difíceis e conturbados.

Esta ligação com o Senhor não deve ser entendida como um dever ou uma imposição. É uma ligação que vem de dentro. Trata-se de uma relação vivida com coração: é a nossa amizade com Deus, dada a nós por Jesus, uma amizade que muda a nossa vida e nos enche de entusiasmo, de alegria. Por isso, o dom da piedade suscita em nós antes de tudo a gratidão e o louvor. É este, na verdade, o motivo e o sentido mais autêntico do nosso culto e da nossa adoração. Quando o Espírito Santo nos faz perceber a presença do Senhor e todo o seu amor por nós, aquece-nos o coração e nos move quase naturalmente à oração e à celebração. Piedade, então, é sinônimo de autêntico espírito religioso, de intimidade filial com Deus, daquela capacidade de rezar a Ele com amor e simplicidade que é própria das pessoas humildes de coração.

Peçamos ao Senhor que o dom do seu Espírito possa vencer o nosso temor, as nossas incertezas, também o nosso espírito inquieto, impaciente, e possa nos tornar testemunhas alegres de Deus e do seu amor, adorando o Senhor em verdade e também no serviço ao próximo com mansidão e com sorriso que sempre o Espírito Santo nos dá na alegria. Que o Espírito Santo dê a todos nós este dom da piedade.

 Organize sua família, seu grupo de oração e venha participar conosco desse grande momento de oração com a Canção Nova!

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/missa-da-campanha-de-oracao-em-julho-dom-da-piedade/

jul
07

O homem livre: Aquele que nada mais tem a perder

A experiência de vida dos santos encoraja-nos a entregar nossas vidas a Deus.

A experiência de vida dos santos encoraja-nos a entregar nossas vidas a Deus.

“Embora livre de sujeição de qualquer pessoa, eu me fiz servo de todos para ganhar o maior número possível.” (I Coríntios 9,19)

Nosso mundo procura a liberdade no acúmulo do ter e do poder. Esquece esta verdade essencial: só é verdadeiramente livre aquele que nada mais tema  aperder, porque já está despojado de tudo, desligado de tudo, livre com relação a todos e a tudo; aquele de quem se pode dizer, em verdade, que “já passou pela morte” porque seu “bem” agora está em Deus e somente nEle.

Aquele que ambiciona e não te medo de nada, este é soberanamente livre, pois nada ambiciona porque todo bem que verdadeiramente importa lhe é assegurado por Deus. Este não tem medo de nada porque não te nada a perder, nada a defender. Não se sente ameaçado por ninguém e, portanto, a ninguém considera inimigo. Este é o pobre das beatitudes, despojado, humilde, misericordioso, doce, artífice da paz.

Uam parábola desta verdade poderia ser encontrada em um capítulo do romance de Soljenistsyne, O Primeiro Círculo. Ele etraz, na época da ditadura stalanista, a entrevista entre um prisioneiro político, um “zek” e um alto funcionário do partido. O primeiro está preso. Conheceu anos de gulag, perdeu sua famílias nos bombardeios. O funcionário está em liberdade, é rico, poderoso, mas treme sem cessar, pois no contexto no qual se passa o romance, arrisca-se a , de um dia para o outro, ser vítima de uma das incessantes batidas e acabar na prissão. O funcionário precisa de  serviços deste “zek”, que é um cientista, para um projeto que lhe pediram realizar, no qual arrisca sua carreira, e utiliza todos os argumentos para convencê-lo a colaborar com ele.

Soljenitsyne mostra com muita propriedade como neste diálogo o verdadeiro homem livre, aquele que, afinal de contas, é quem dá as cartas, não é o poderoso funcionário, mas o prisioneiro, pois este não tem amis nada a perder. Ele está pornto, se necessário, a voltar á Sibéria, sabe que, memso naquelas condições terríveis, pode-se continuar a ser verdadeiramente homem.

Não digo que seja preciso desejar a alguém que viva esta experiência dos campos de concentração, mas quero dizer que é bom meditar sobre isso e que se a experiência do gulag ou do campo de concentração é um dos dramas maiores do século XX, ela, por outro lado, traz uma abundância de testemunhos de pessoas que encontraram, paradoxalmente, atrás das grades, depois de terem perdido tudo, a verdadeira liberdade.

Em seu livro, Etty Hillesum, prisioneira no campo de Westerbork, faz esta reflexão: “os arames farpados são somente uma questão d eponto d evista. Um dia, um indestrutível senhor idoso me disse, fazendo com a mão um getso de melancolia: ‘Nós, atrás da barreira eles, lá fora… não virão também eles um dia, para aqui atrás das barreiras, talvez?’ (e ele apontava na direção das grandes casas que se erguiam como carrascos do outro lado da prisão)”. E, em outro trecho: “Quando se tem uma vida interior, pouco importa sem dúvida, de que lado das grades d eum campo de concentração estejamos”.

Fonte: Livro A Liberdade Interior (Autor: Jacques Philipe)

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/o-homem-livre-aquele-que-nada-mais-tem-a-perder/

jul
05

Programação do Acampamento para Famílias com Diácono Nelsinho e Márcia Corrêa

Participações Especiais: Diácono Nelsinho e Márcia Corrêa da Comunidade Canção Nova.

Participações Especiais: Diácono Nelsinho e Márcia Corrêa da Comunidade Canção Nova.

“Todas as famílias, todos nós precisamos de Deus: todos, todos! Há necessidade da sua ajuda, da sua força, da sua bênção, da sua misericórdia, do seu perdão.” Papa Francisco

Começa hoje, sábado, dia 5 de julho, o Acampamento de Oração para Famílias com o tema “O desígnio de Deus sobre o matrimônio e sobre a família”, com a participação do Diácono Nelsinho, Márcia Corrêa, Padre Bruno Costa e toda Comunidade Canção Nova do Mato Grosso.

 O Acampamento de Oração para Famílias acontecerá no Rincão do Meu Senhor (ao lado da Univag), começando no sábado, dia 5/7, às 13h30. E no domingo, 6/7, às 8h. A entrada é franca.

Preparado com muita oração e carinho pela Comunidade Canção, esse final de semana será de muitas bençãos e transformações na sua vida e na vida de toda a sua família.

 

 

Confira a Programação completa:

pgm_ACPFamílias

 

 

Divulgue essa boa notícia e venha participar!

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/programacao-do-acampamento-para-familias-com-diacono-nelsinho-e-marcia-correa/

jul
04

Chegou! Sexta! Brasil! Panqueca! É hoje!

É festa da evangelização.

Jogo da Seleção + Noite da Panqueca = Canção Nova MT

Evangelizando de uma forma gostosa e bem brasileira

Chegou o grande dia de assistirmos as quartas-de finais da Copa do Mundo 2014 e da Noite da Panqueca na Canção Nova.

Você não pode ficar  de fora dessa grande festa!

Vista a sua camisa verde-amarela, pegue sua bandeira, seu instrumento musical e venha torcer com a Canção Nova pela nossa amada seleção brasileira.

Começando com a transmissão do jogo Brasil x Colômbia e logo após daremos início a Noite da Panqueca com muita gente bonita, comida boa e alegria. A animação fica por conta do Diácono Nelsinho Corrêa da Comunidade Canção Nova.

O jogo da seleção brasileira começará às 16 e logo após a Noite da panqueca CN.

O jogo da seleção brasileira começará às 16 e logo após a Noite da Panqueca CN.

 Adquira já o seu Vale-Panqueca por apenas R$ 5,00 no Rincão do Meu Senhor. A entrada é franca.

Esperamos por você e sua família!

Vai Brasil!!!

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/chegou-sexta-brasil-panqueca-e-hoje/

jul
03

Acampamento de Oração para Famílias

Participação Especial: Diác. Nelsinho e Márcia Corrêa da Comunidade Canção Nova.

Participação Especial: Diác. Nelsinho e Márcia Corrêa da Comunidade Canção Nova.

A família deve ser lugar da benção, da graça de Deus. Uma dimensão para o crescimento físico, psíquico, afetivo e espiritual do ser humano.

De 05 a 06 de julho de 2014 participe do Acampamento de Oração para Famílias, no Rincão do Meu Senhor (ao lado da Univag) da Comunidade Canção Nova.

Essa Acampamento de Oração para as Famílias terá como tema: “O desígnio de Deus sobre o matrimônio e sobre a família”.

Com presenças confirmadas de Diácono Nelsinho Corrêa, Márcia Corrêa, Padre Bruno Costa e toda Comunidade Canção Nova do Mato Grosso.

O Acampamento de Oração para Famílias tem como objetivo resgatar a essência da família, assim como foi planejada segundo os desígnios de Deus. Teremos louvor, pregação da Palavra, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa. Iremos colocar nas mãos do nosso Deus o desejo de vermos nossas famílias restauradas, nossos familiares tocados pelo amor de Deus.

Para mais  informações ligue: (65) 3685-3900
Acesse: facebook.com/cancaonovacuiaba
twitter.com/cncuiaba

 

O jogo da seleção brasileira começará às 16 e logo após a Noite da panqueca CN.

O jogo da seleção brasileira começará às 16 e logo após a Noite da panqueca CN.

Já na sexta, dia 4 de julho, antecedendo a abertura do Acampamento de Oração para Famílias. você e sua família são convidados para participar da Noite da Panqueca, começando logo após o jogo entre Brasil x Colômbia. Adquira seu Vale-Panqueca no Rincão do Meu Senhor (ao lado da Univag) e na Rádio Difusora (em frente a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá) no valor de R$ 5,00 cada.

*Cada Vale-panqueca dá direito a 1 Panqueca.

 

 

Esperamos por você e sua família para participarem desse final de semana abençoado!

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/acampamento-de-oracao-para-familias/

jul
02

Novena de São Bento

 

Dia 11 de Julho celebramos a memória de São Bento.

Dia 11 de Julho celebramos a memória de São Bento.

Iniciamos à partir de hoje, dia 2 de julho, a Novena em devoção a São Bento

São Bento, grande Homem de Deus, nasceu na pequena cidade de Nurcia, lá pelo ano 480 d.C. e foi considerado o patriarca do monaquismo ocidental porque foi o principal legislador, reformador e unificador. Foi mandado pelos pais a Roma, porém, temendo de perverter-se em contato dos maus exemplos dos seus companheiros, se retirou em solidão antes a Enfide, cidade em Sabina, e depois perto de Subiaco onde um monge, Romano, o revestiu da veste religiosa.  São Bento se estabeleceu sobre o monte acima da planície do vale do Liri; abateu os altares das falsas divindades, cortou os bosques sagrados e com assídua predicação conversava com os roceiros que eram ainda pagãos.

A fama de santidade de São Bento e de virtude dos seus seguidores logo fez célebre o cenóbio, que recebeu grandes doações do conterrâneo Tertullo e da Gesulfo. Sobre o monte foi um contínuo vai e vem de pobres pessoas para pedir ao taumaturgo ajuda e proteção; de eclesiásticos para pedir conselhos ao santo; de potentes do século, para pedir ao vigente sábios ensinamentos.

A regra que disciplina a vida de São Bento é baseado na oração e no trabalho, a estabilidade do lugar, a conversão dos costumes e a obediência.

Depois de ter recebido a Eucaristia, enquanto rezava em pé, entregou o seu espírito a Deus entre os braços dos seus discípulos. O seu corpo foi colocado perto da irmã, Santa Escolástica, no sepulcro que tinha feito preparar debaixo do altar de São João Batista. São Bento foi em várias maneiras tentado pelo diabo e sempre saiu vitorioso. Exortava a fazer o sinal da cruz no coração para ser liberados das sugestões diabólicas. Com este sinal de salvação, São Bento se liberou do veneno que alguns maus lhe ofereceram em um recipiente de vidro que continha a mortal bebida. São Bento levantou a mão e fez o sinal da cruz. O santo sinal reduziu em pedaços aquele vaso de morte, como se ao lugar de uma benção, tivesse sido atirada uma pedra. O episódio, segundo narra São Gregório Magno, inspirou as palavras do exorcismo referida à bebida que é oferecida pelo maligno, assim como a proteção atribuída ao sinal da cruz. Confiemos nossa necessidade a intercessão do poderoso são Bento rezando a Novena de São Bento:

De 2 à 10 de julho.

De 2 à 10 de julho.

Print Friendly

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/novena-de-sao-bento/

Posts mais antigos «

Network-wide options by YD - Freelance Wordpress Developer