Canção Nova de Curitiba no encontro da Família Salesiana em Porto Alegre

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a Comunidade Canção Nova (Frente de Missão de Curitiba) participou do encontro Consulta Inspetorial da Família Salesiana, realizado em na sede da Inspetoria São Pio X, em Porto Alegre-RS. Foi um momento de comunhão e partilha de vida, vivido com intensidade, contemplando a vida e o carisma de Dom Bosco, que se espalhou pelo mundo, não só com o Carisma Salesiano, mas com outras instituições inspiradas e animadas pelo carisma do pai e mestre da juventude.

Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre a história da Familia Salesiana, a palavra do Reitor-Mor sobre a Familia Salesiana, os passos dados pelas instituições até o momento presente, e a vivência da mesma família em atitude de reconhecimento mútuo. O carisma Salesiano germinou e tornou-se uma árvore frondosa, com 32 carismas, sendo 28 carismas ramificados do tronco, que são os 4 grupos fundados diretamente por Dom Bosco. É preciso conhecer, na medida do possível, cada membro desta grande família, pelo menos a nível regional, nacional, ou ainda inspetorial.

Participaram do encontro na Inspetoria Sul:

Pe Gilson da Silva, SDB
Coordenador da Inspetoria Sao Pio X;

Pe Isidoro Paula, SDB
Coordenador da Família Salesiana Inspetoria Sul
Delegado Nacional dos Salesianos Cooperadores Região Brasil

Pe Assídio Deretti, SDB
Delegado Inspetorial da ADMA

SC Alzira Marães Ferreira
Coordenadora Nacional dos Salesianos Cooperadores

SC Eva Marlene Tulchaski
Coordenadora Provincial dos Salesianos Cooperadores

SC Sandra Santos 
Formadora Provincial dos Salesianos Cooperadores

SC Luiz Schatzman
Equipe de comunicação dos Salesianos Cooperadores

Maria Jocelma, CN
Vocacional da Canção Nova Curitiba

Orlando Junior, CN
Mídias Sociais da Canção Nova Curitiba

Além dos assuntos abordados, o que não faltou foi o clima de fraternidade e comunhão, na convivência fraterna, nos momentos de oração e espiritualidade, próprio do DNA Salesiano.

Família Salesiana

“Além dos quatro primeiros grupos fundados por Dom Bosco (SDB, FMA, ADMA e SSCC) outros numerosos grupos foram-se acrescentando ao longo do século XX e início do novo milênio. Alguns de seus filhos espirituais, tirando inspiração e orientação do Fundador, em diversos continentes e em vários contextos socioculturais, deram vida a novos grupos. Em alguns casos, surgidos com ajuda das Filhas de Maria Auxiliadora, dos Salesianos Cooperadores e de amigos da obra salesiana. Muitos desses Grupos foram reconhecidos oficialmente como pertencentes, a título diverso, à Família Salesiana. Embora com vocações específicas, reconhecem em Dom Bosco o “Patriarca” comum e sentem-se animados pelo seu espírito, vivendo cada grupo segundo características próprias, harmonizando-se na missão comum de servir os jovens, os pobres, os que sofrem, como também os povos ainda não evangelizados”. (Carta de Identidade Carismática da Família Salesiana, nº2, pg15)

Conheça os Salesianos (Sul): http://www.dombosco.net/

Conheça os Salesianos Cooperadores (Brasil): https://ssccregiaobrasil.com.br/

Conheça as Filhas de Maria Auxiliadora (Brasil): https://www.salesianas.org.br/

Conheça a Comunidade Canção Nova: https://comunidade.cancaonova.com/