Dia 31 de março é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, e, por isso vale a pena lembrar que as práticas de alimentação saudável são muito importantes para a saúde.
O Dia Nacional da Nutrição foi instituído pelo Ministério da Saúde para conscientizar a população da importância da saúde e da alimentação adequada, bem como, para que as instituições públicas e privadas, pensem como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável na área de alimentação e nutrição.
Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que a cada ano, cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no país e que 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. Ou seja, praticamente metade da população está acima do peso ideal. Existe um remédio para isso? Hipócrates, considerado o “Pai da Medicina tem uma frase que pode ajudar responder esse questionamento “Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”.
A nutrição considera o alimento um remédio pois comer de maneira adequada, além de nutrir o corpo e manter as suas funções, fortalece as defesas do organismo, nos protegendo de várias doenças. É muito comum hoje nos meios de comunicação, nas conversas, academias, diversas dietas ditas milagrosas, “soluções instantâneas” quase mágicas prometendo ganho de massa, perda de peso, seca barriga, e na maioria das vezes são regimes que podem ser prejudiciais a saúde.
A alimentação saudável deve fornecer carboidratos, proteínas, lipídios, água, vitaminas, fibras e minerais, fundamentais para o bom funcionamento do organismo, nenhum alimento especifico pode ajudar ou fornecer todos os nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do corpo, daí a importância de uma alimentação variada e equilibrada.
Algumas dicas e atitudes que podem ajudar a ter uma alimentação mais saúdavel:
– Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;
– Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes e cereais integrais;
– Beba água diariamente pelo menos 8 copos de 200 ml;
– Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
– Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico;
– Faça exercícios físicos regulares, diariamente, ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico;
– Durma pelo menos 8 horas por dia;

 

 

 

 

 

 

Michele Barros
Nutricionista – Comunidade Canção Nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com