O Antigo e o Novo Testamento: visão de conjunto

A Constituição Dogmática Dei Verbum, sobre a revelação divina nas Sagradas Escrituras nos ensina que: … Deus, inspirador e autor dos livros dos dois Testamentos, dispôs tão sàbiamente as coisas, que o Novo Testamento está latente no Antigo, e o Antigo está patente no Novo.

Isso indica que há uma relação viva entre o Antigo e o Novo Testamento. E é também por isso que, às vezes, encontramos na Bíblia, palavras ou expressões que parecem estar soltas, sem sentido naquele texto. Nessa hora é preciso entender que existe uma ligação entre os textos e ficar atentos ao campo semântico a que essas palavras e expressões talvez pertençam.

Mas o que é campo semântico? É um grupo de palavras que se relacionam entre si, pois se ligam pelo sentido que representam. Por exemplo, quando dizemos um grupo de palavras como: multa, semáforo, pedestres, saberemos que essas palavras fazem parte do campo semântico do trânsito, pois aí elas se relacionam e adquirem sentido.

More »

Palavras de Fé e Por trás das Palavras

Vocês conhecem o programa “Palavras de Fé”? Apresentado pelo Prof. Felipe Aquino, aborda conteúdos sobre Doutrina e Fé. Aqui você é convidado a conhecer mais a fundo as raízes da Igreja, e assim, ter propriedade para amar, defender e divulgar a sua Fé. Disponibilizamos um novo episódio sempre às quintas.

E o programa “Por trás das palavras”? É apresentado por Denis Duarte, Especialista em Literatura Bíblica e Mestre em Ciência da Religião. Neste programa, você realiza estudos bíblicos por capítulos, extraindo da literatura bíblica informações preciosas e direções para a vida do cristão. Todas às terças, disponibilizamos um novo episódio.

-Continue lendo…>

Lectio Divina, uma escada para o céu

escada, lectio. bíblia, sagrada escrituraIrei postar um material sobre Lectio Divina. Muitos me perguntam sobre esse método de estudos bíblicos, pois é o método que a Igreja indica, além de ser a fonte de outros métodos tão bons como ele.

As postagens sobre o assunto serão um resumo que fiz da obra Uma escada para o céu – A leitura orante da Bíblia de autoria do Pe. Marlon e do Diácono Gustavo, ambos da comunidade Sede Santos . Na obra nos são apresentadas, entre outras coisas, cada um dos 4 degraus da escada, forma pela qual é comparada a Lectio Divina.

-Continue lendo…>

Como ler e entender a Bíblia?

Concedei a vosso servo esta graça: que eu viva guardando vossas palavras (Salmo 118,17).

bíblia, estudo bíblico, sagradas escriturasSegundo o documento da Comissão Pontifícia Bíblica: A interpretação da Bíblia na Igreja ainda que os estudiosos bíblicos tenham a função de interpretar as Sagradas Escrituras, esse trabalho não compete somente a eles, pois a leitura e a vivência dos textos bíblicos vão além das análises acadêmicas, já que os Livros Sagrados não são apenas um conjunto de livros históricos, mas, a Palavra de Deus.

-Continue lendo…>

Sagrada Escritura – Tradução da CNBB

bíblia, escritura, canção nova, vitrineNo vídeo abaixo, participo do programa Vitrine, da TV Canção Nova. Conversei com os apresentadores Fernanda Soares e Márcio Todeschini sobre Sagradas Escrituras. Falamos da importância de conhecermos bem a Bíblia, por onde começamos a estudá-la, quais as principais dificuldades em entendê-la… além de responder a perguntas dos internautas que participaram via twitter. Confira:

-Continue lendo…>