Aplicativo mobile "Siga a Cruz"

Background:

Criada pelo Papa João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento que reúne jovens peregrinos de todas as partes do mundo por uma semana a fim de disseminar a fé através de: catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows.

O evento ocorre anualmente com intervalos de dois ou três anos e segue perpetuado pelo sucessor de João Paulo II: Bento XVI.

Rio 2013:

O Brasil vive um momento no cenário internacional interessante. Nos próximos anos sediaremos dois importantes eventos esportivos: 2014 & 2016.

Não é diferente no cenário religioso. Anunciado em Madri pelo Papa Bento XVI, o Rio de Janeiro irá sediar a jornada no ano de 2013.

A Cruz e o ícone:

Também conhecida como Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrina pelo mundo e sempre está presente na Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

Em 2003 o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior. (reprodução desse artigo)

Aplicativo:

Afim de servir a Igreja e aos católicos, foi desenvolvido o aplicativo mobile “Siga a Cruz” que visa o acompanhamento da peregrinação da cruz e do ícone pelo Brasil.

Baseado na agenda da peregrinação, o aplicativo conta com um mapa interativo e recursos personalizados de geolocalização, proporcionando um panorama geral dos acontecimentos e uma experiência multiplataforma agradável.

Design:

O primeiro passo para o desenvolvimento foi analisar e validar as possibilidades de interação usuário/dispositivo através de testes primários com protótipos em papel.

Após validar os protótipos, foi realizada uma pesquisa visual para analise e comparação e inspiração para solução de problemas estéticos/técnicos.

Visual research - esse método busca inspirações para solução de problemas já resolvidos

Visual research

UI

Os sistemas operacionais disponibilizam uma grande biblioteca de elementos de interfaces, que variam de um a outro (iOS UI Elements).

Elementos de interface de usuário independente de dispositivo

Elementos de interface de usuário independente de dispositivo

Como uma das premissas do projeto é ser multiplataforma para manter uma experiência integrada foi desenvolvida uma biblioteca de elementos interface – tanto aparência quanto comportamento.

*Em alguns dispositivos pequenos detalhes foram acrescidos ou retirados, levando consideração tamanho da tela, performace e etc.

Interface:

Tela de abertura - apresentação da ferramenta.

Tela de abertura - apresentação da ferramenta. O usuário aguarda enquanto o aplicativo é carregado

Primeira tela: onde a cruz está

Onde a cruz está agora

Detalhes de onde a cruz está

Detalhes de onde a cruz está: quando chegou, quando parte, fotos, etc.

Traçando rota

Usuário pode traçar rota de onde ele está para onde a cruz está. Isso funciona como em um GPS.

lugares onde a cruz já passou

Lugares por onde a cruz já passou

Detalhes de onde a cruz já passou

Detalhes de onde a cruz já passou

Mais detalhes de um lugar que a cruz esteve

Mais detalhes de um lugar que a cruz esteve

Lugares onde a cruz estará

todos os lugares onde a cruz estará

Detalhes de onde a cruz estará

Detalhes de onde a cruz estará

Galeria de imagens de um local selecionado

Galeria de imagens de um local selecionado

Fotos do lugar selecionado em detalhe

Fotos do lugar selecionado em detalhe

UI Components

Componentes de interface de usuário


Esse projeto foi desenvolvido em uma parceria com a equipe de desenvolvimento mobile, para saber mais acesse o blog.