Grupo de estudo #2: SCRUM

Tema escolhido para nosso segundo grupo de estudo foi o SCRUM, que é um Framework de processo ágil utilizado para gerenciar e controlar o desenvolvimento de um produto de software através de práticas iterativas e incrementais. Continuando nosso estudos de metodologias ágeis.Como referência utilizamos o artigo “Metodologias ágeis” da revista Software Magazine (edição 4) e http://improveit.com.br/scrum

Pontos mais importantes que encontramos e discutimos no nosso encontro:

– Principal problema existente na gerência de projeto – COMUNICAÇÃO
– Scrum prefere a comunicação “face-to-face”, e uso do quadro branco pra auxiliar nas discussões.
– O que diz o Manifesto ágil (que em 2001 reuniu vários gurus para a discussão sobre processos de desenvolvimento de software):
– Indivíduos e Interações primeiro que Processos e Ferramentas.
– Software funcionando primeiro que Documentação Compreensiva.
– Colaboração do Cliente primeiro que Negociação Contratual.
– Resposta a Mudanças primeiro que Conformidade com Planejamento.

Metodologias ágeis:

– Ter o cliente sempre por perto e fazê-lo um participante ativo
– O planejamento é feito continuamente, durante todo o projeto baseado em um objetivo, onde sao definidas tarefas para se iniciar o mesmo
– Visa delegar à equipe do projeto um espaço de agilidade que permita tomar decisões rápidas
– Requisitos não devem ser intensamente esgotados no início do projeto e sim incrementados a cada iteração pois iterações curtas garantem ritmo a todos os envolvidos e levam ao feedback real e imediato dado pelo cliente auxiliando nos possíveis ajustes que não acontecem mais tardiamente – e ajudam na entrega de software de valor.
– A medição de progresso do projeto é feita pelo andamento de cada tarefa e também quanto à sua qualidade através de testes e entregas que são feitas com maior freqüência.
– Reuniões curtas e diárias são feitas para identificação e o gerenciamento dos riscos
– Mudanças no projeto são bem aceitas, pois elas existem e irão acontecer

Alguns termos do Scrum:
– Objetivo – Release Goal ou Vision
– Etapas – Sprints
– Resultado esperado – Sprint Goal
– Reunioes diárias – Daily Scrum
– Quadro branco – Agile Radiator
– Avaliação – Retrospective Meeting
– Primeira reunião – Release Planning
– Pontos positivos – WWW (what went well)
– Pontos negativos – WCBI (what can be improved)
– Ciclo de Vida
– Product backlog (requisitos de alto nivel levantados junto ao cliente) -> Release backlog (requisitos que representam o escopo da release) -> Selected backlog (requisitos que serão desenvolvidos no Sprint corrente. O QUE deve ser feito) -> Sprint backlog (Atividades que implementam o requisito associado. COMO deve ser feito)

Principais papéis dentro do Scrum:
– Product Owner – Tem a tarefa de manter a descrição e refinamento dos requisitos. É responsável por definir, para cada nova release de um produto, o objetivo.
– Scrum Master – Tem o papel de liderança muito importante para o processo. Ele deve remover todo e qualquer obstáculo que surgir durante o desenvolvimento, garantindo que o Scrum Team possa focar no real objetivo definido. Além disso, ele é responsável por fazer com que a equipe siga e pratique o processo e ainda por criar uma atmosfera de ajuda mútua entre a equipe (o resultado é sempre da equipe e não individual).
– Scrum Team – Responsável por se organizar e determinar a melhor estratégia de se entregar as funcionalidades de maior prioridade.

*OBS: Não existe a figura única do Gerente de Projetos. Suas responsabilidades estão diluídas entre os papéis citados. Cada um conhece sua participação frente ao projeto e trabalha em conjunto para conseguir alcançar o goal definido.

Reunião de Daily Scrum – Esta reunião deve ter a presença do Scrum Team e Scrum Master obrigatoriamente. Deve ter a duração máxima de 15 minutos e são permitidas somente 3 perguntas:
– O que você fez hoje?
– O que fará amanhã?
– Que impedimentos surgiram e que atrapalharam sua produtividade?

Como está nas referências que estudamos e concordamos: “É necessária muita disciplina para seguir esta abordagem!”