Grupo de estudo #12:SCRUM mais aprofundado

Olá internautas! Foi realizado mais um grupo de estudo, com algumas novidades. A primeira delas foi o tema, voltamos a estudar a metodologia SCRUM, pois como foi discutido nas últimas retrospectivas percebemos que seria melhor focar em uma determinada metodologia e se aprofundar mais nela, para saber como usá-la perfeitamente. O tema que foi estudado foi: Como fazer um product backlog. Para esse estudo usamos o Livro Scrum e XP direto das Trincheiras, escrito por Henrik Kniberg,  especificamente o capítulo 2 do livro que descreve o assunto.Usamos também para estudo o vídeo : “Estórias do Usuário”, disponível abaixo, que descreve como escrever estórias que os clientes passam para o product owner.

Estórias do Usuário from Bluesoft on Vimeo.

A outra novidade foi a leitura do capítulo durante o grupo de estudo. Durante e após a leitura discutimos sobre o assunto e relacionamos com o projeto que estamos trabalhando. O Projeto que estamos trabalhando é o do Portal Novo, seria uma reformulação do Portal Canção Nova, mais informações sobre ele, você encontrará no blog do projeto : http://blog.cancaonova.com/portalnovo/.

Leitura do capítulo do Livro, para discussão
Leitura do capítulo do Livro, para discussão

O capítulo descreve o que é e como deve ser feito um Product Backlog. Product Backlog é uma lista de requisitos , estórias , coisas que o cliente deseja. Essa lista é também chamada de estórias ou itens do backlog. Nesta lista incluem campos como: ID (identificador da estória), Nome ( nome descritivo da estória), Importância ( pontuação de importância para o Product Owner) , Estimativas Iniciais ( estimativas iniciais da equipe sobre quanto tempo é necessário para desenvolver uma estória,
comparadando com a outras estórias) e Notas ( outras informações sobre a estória).  Existem campos adicionais como : Track, Componentes, Solicitante e ID do bug que ajuda o Product Owner na hora de decidir priorizações, mas isso depende de cada projeto. Abaixo está o nosso quadro , onde representamos visualmente o product backlog. O teste que construímos foi baseado no nosso projeto do Portal Novo, que mencionei acima.

Product Backlog
Product Backlog

Visualizado melhor na tabela abaixo:

ID Nome Imp Est Como demonstrar Notas
1 Enviar Post 100 6 articulista cadastra post Articulista só envia para aprovação
2 Listar Post do articulista 90 10 articulista lista seus post Lista todos (aprovados, reprovados, aguardando aprovação)

As estórias acima descritas são exemplos que compôem o Projeto Portal Novo, especificamente do Canal Formação, um dos canais do portal. As estórias são “pequenas descrições de funcionalidades fornecidas pelo cliente que ajudam a entender o que o software deve ser”, como descrito no vídeo, disponível neste post.

Como relatado no livro, uma sugestão e indicação, essa lista pode ser feita em um documento excel, compartilhado por todos da equipe , o dono seria o Product Owner.

Sobre Estimativas iniciais , tivemos várias discussões, pois foi o ponto que mais estavamos em dúvida. Mais iremos esclarer melhor no decorrer da leitura do livro e nos próximos grupos de estudo.

Equipe discutindo sobre o tema do grupo de estudo
Equipe discutindo sobre o tema do grupo de estudo

Concluímos o grupo de estudo com a retrospectiva semanal. E já foi decidido o estudo da próxima semana. Bons estudos para a equipe e espero que todos tenham gostado e adquirido mais conhecimento com o estudo de hoje.