Grupo de estudo #8: Kanban Parte 2

O tema do nosso oitavo encontro de estudo foi sobre Kanban, novamente. O motivo pelo qual escolhemos novamente estudar o Kanban foi pela presença dos designers e gerentes de projeto nesse encontro, que começaram a participar a partir do sexto encontro.Sugerido pelos programadores que gostaram muito da organização e do quadro visível no ambiente de trabalho do Kanban, ajudando no andamento do projeto. Segue um resumo do que estudamos e discutimos a respeito. Como referências utilizamos a palestra do Rodrigo Yoshima:

Kanban – Rodrigo Yoshima from Bluesoft on Vimeo.

* http://blog.adsystems.com.br/2009/07/01/um-dia-na-terra-do-kanban/

O motivo que  estamos discutindo e estudando as metodologias seria ou seriam quais metodologias de gerenciamento de projeto usar em nosso Projeto(s), e como já estudamos o Design Thinking(DT)  e SCRUM, e hoje o Kanban, estamos tentando encaixar cada característica que achamos importante de cada metodologia no nosso desenvolvimento de software. Inicialmente, quando começamos a discutir sobre Kanban já relatamos o que se destaca em cada metodologia, para uso no nosso desenvolvimento de projeto:

  • o modo de pensar e planejar do DT
  • o desenvolvimento do projeto com SCRUM
  • o fluxo e organização no quadro Kanban

Não seria uma mistura de metodologias, mas sim uma substituição de característica.

Todos concordaram que o Kanban apresenta uma grande facilidade de visualizar o andamento do processo, e visualizar onde pode estar o problema se caso ocorrer. Demonstramos no quadro, como funciona o Kanban:

Demonstração no quadro

Demonstração no quadro

No Kanban para saber dos erros, problemas e das melhorias, visualizamos no quadro, que seria de maneira continua, comparando com o SCRUM seria nas reuniões diárias de 15 minutos que se discute esses pontos do projeto. Para nós , pensamos em fazer reuniões semanais ou mensais para discutir o assunto e também visualizar no quadro as dificuldades e melhorias.

Entendemos que o limite de tarefas imposto tem como objetivo saber onde está o gargalo. E após sabermos do gargalo, teremos que investigar qual melhor maneira de resolve-lo. Sobre limite, entramos com uma discussão a respeito de que o limite seria de tarefas de um projeto ou de vários projetos.

Dúvidas que surgiram no decorrer do grupo de estudo: uma delas que  até entrou várias vezes em discussão se todos os integrantes do projeto independente de qual equipe é, param quando aparecer um gargalo/problema em alguma parte do desenvolvimento.

Grupo de Estudo

Grupo de Estudo

Quando ocorrer problemas de equipamentos, ou problemas fora das equipes que pertencem ao quadro de tarefas , mas que afetam no desenvolvimento do projeto, colocaremos em um quadro separado como  “URGENTE”.

Outra discussão que ocorreu seriam sobre  problemas importantes e urgentes de outros projetos que precisam ser resolvidos, encaixaria em um novo quadro “URGENTE” ou substituia tarefas que estão sendo feitas por esses problemas urgentes.

Diferente do quadro que está no vídeo , adaptamos para nosso departamento, que na área de desenvolvimento dividiria em : Design e Programação, como pode ser visto na imagem abaixo:

Quadro Kanban adaptado para nosso departamento

Quadro Kanban adaptado para nosso departamento

Concluímos que para saber se dará certo, teremos que expermientar, testar. Então mãos à obra!!

Próximo Estudo para semana que vem será Papéis numa Equipe de Desenvolvimento Ágil. Bons Estudos pessoal e esperem o próximo estudo!