Interfaces unificadas #1

Antes de começar este post, um aviso aos navegantes: não , este não é o novo Portal Canção Nova, tampouco é o resultado final de um projeto. Esta é a primeira de uma série de mudanças e otimizações que deverão ocorrer à partir de agora na capa do Portal Canção Nova.

Background

A Canção Nova possui presença online desde os remotos anos 90. Especificamente em 95, quando a internet dava os seus primeiros passos, começou a disponibilizar o conteúdo gerado nos eventos, antes só disponibilizados por tv e rádio.

Cinco anos mais tarde, com a evolução e criação de novas fontes de conteúdo e seguindo a tendencia de “portalização” que perdura no Brasil até os dias de hoje, o portal cancaonova.com foi inaugurado, suprindo a necessidade de agregar todo o conteúdo.

 

A “capa, home, index”

Como foi prenunciado nesse post:

“A partir de Janeiro de 2012 tanto o portal quanto os seus canais estarão passando por mudanças constantes para a padronização das interfaces, tornando a experiência de usuário mais rica.”

http://blog.cancaonova.com/desenvolvimentoti/2011/12/interfaces-unificadas/

O primeiro produto a absorver essa nova interface é a home do portal, que servirá como impulsionador da aplicação nos demais produtos.

Efeito cascata na aplicação do estilo

Essa imagem demonstra o fluxo de aplicação dos elementos de interface.

Maneiras de crescer

Tomou-se como pilar dessas mudanças 4 preocupações básicas (Alinhamento da identidade de marca, arquitetura de marca, arquitetura de informação e tool kit global (User interface, user experience).

Optou-se por uma abordagem incremental que oferece menos riscos a curto prazo. Nada de captação de novos usuários ou desenvolvimento de produtos, apenas uma melhoria daquilo que já temos como sucesso.

O gráfico abaixo como um exemplo do que estamos nos preparando para fazer.

Com base em seus próprios estudos de caso, a IDEO desenvolveu uma ferramenta chamada "Caminhos para crescer”, que avalia os esforços de inovação dentro de uma organização.

Com base em seus próprios estudos de caso, a IDEO desenvolveu uma ferramenta chamada “Caminhos para crescer”, que avalia os esforços de inovação dentro de uma organização.

Com base em seus próprios estudos de caso, a IDEO desenvolveu uma ferramenta chamada “Maneiras para crescer”, que avalia os esforços de inovação dentro de uma organização.