Interfaces unificadas

Grande portais de conteúdo sempre tiveram muitos problemas com padronização e otimização da experiência de usuário. A falta dessa preocupação é o que chamamos de “self-design” – resolução de problemas com base nas experiências pessoais, isso pode se tornar bem perigoso se você não for um gênio 🙂 – ajudou a criar e perpetuar verdadeiros frankenstein’s digitais.

Nós não acreditamos no design apenas como uma ferramenta a favor da estética, nós o utilizamos como ferramenta de integração estratégica, alinhando os interesses institucionais/marca com interesses de usuários.

Desta forma, a “filosofia da instituição/marca” é o que utilizamos para direcionar qualquer decisão por padronização. Na prática olhamos para a marca e seus valores e qualquer coisa que não se enquadre com o que ela deseja proporcionar não é feito.

Existem muitas vantagens nessa abordagem. Ela tanto justifica, quanto invalida – ou tenta – decisões contraditórias, além de desmistifica o trabalho do designer, que não é uma viagem em que se depende de uma inspiração como estopim, existe uma metodologia que engloba tanto pensamento divergente quanto convergente.

Esse trabalho parece penoso e árduo, o que realmente é!

Até agora havíamos trabalhado e analisado todo o contexto da abrangência da presença online da Canção Nova. Desde blogs de personalidades a ferramentas desassociadas do cancaonova.com podemos experimentar a adoção de padrões de interface e de comportamento.

A partir de Janeiro de 2012 tanto o portal quanto os seus canais estarão passando por mudanças constantes para a padronização das interfaces, tornando a experiência de usuário mais rica.

Esperamos e contamos com o feedback de nossos usuários com relação a essas mudanças 😀

Quer ver o que nos inspirou a isso e saber mais sobre?

A maioria dos artigos está em inglês, mas nada que algum tempinho usando o google translate não resolva

PS: Bom 2012!