Processo de construção da marca Gente de Fé

Olá pessoal, este post inaugura os post’s da equipe do Núcleo de Design Canção Nova.

Vamos falar sobre o processo de construção da marca Gente de Fé.

O gentedefe.com é a rede social da Canção Nova, construída para que pessoas de fé do Brasil e do mundo se integrem e se relacionem de maneira saudável e eficaz.

1 – Histórico:

A primeira experiência da Canção Nova com uma rede social foi o comunidade.cn, que era baseado na plataforma denominada Icox, mas o sistema não comportava a demanda e as ideias de expansão.

Começamos então a pesquisar soluções e descobrimos uma nova plataforma open source chamada BuddyPress que ainda estava em desenvolvimento, mas que já apresentava em seu sistema melhoras significativas para o uso da rede social.

Essas novas caracteísticas seriam a simplicidade do sistema, usabilidade, além de disponibilizar mais recursos e possibilidades de personalização para o usuário em relação a plataforma Icox.

Portanto, baseados em pesquisas de uso e otimização do sistema para a rede sociais, decidiu-se em julho de 2009, lançarmos a nova rede social da Canção Nova, com novo nome, novo formato, criando um novo projeto denominado Gente de Fé.

Esta nova ferramenta faz parte do Projeto Santa Rede, servindo para reunir um grupo democrático de pessoas colaborativas sem distinção de credo e raça, porém todos com um único objetivo cultural, religioso ou social: a construção, através do compartilhamento de conhecimento de um mundo melhor e que acreditam nesta mudança.

Traz como um dos seus principais objetivos promover o cultivo de relacionamentos virtuais que contribua para a construção de amizades reais.

Com esta nova proposta, viuse a necessidade de uma nova marca e de um novo posicionamento para tal.

2 – Processo de Criação:

2.1 – Naming:
O novo nome da rede social transmite todos os seus valores e deixa evidente o seu papel, o de construir uma rede de relacionamento e compartilhamento de conhecimento saudável.

Jovens, idosos, crianças, pessoas de fé, Gente de Fé!
O nome “Gente de Fé” traduz todos esses conceitos, e agrega valor religioso e vernacular à marca.

2.2 – Símbolo e Logotipo:
O símbolo da marca Gente de Fé deveria representar e sintetizar todos os conceitos e aspirações da marca.
A pesquisa para a criação do símbolo foi baseada na gestalt, buscando uma forma que sintetizasse esses conceitos de forma agradável, com base em referências de imagens que representasse uma pessoa de fé!

a) Pessoa rezando:
Referência ao fiel que ora, que pede por sua família, que intercede pela Canção Nova, que não apenas crê, mas que exerce uma fé com atitudes concretas.

b) Padre consagrando a Eucaristia:
Referência ao momento em que o sacerdote eleva Jesus Sacramentado e proclama: “Eis o mistério da fé!”
Simbolizando que Jesus é o centro de nossa fé, e deve ser também o centro de tudo o que fazemos.

c) Construção do símbolo:
A construção geométrica do símbolo foi baseada em módulos de “x”, afim de possa ser reproduzido com fidelidade, sob qualquer situação. (clique na imagem para ampliar)

d) Construção do logotipo:
A construção do logotipo foi baseada na família tipográfica “Aller”, com sutis mudanças em suas formas e também no kerning. (clique na imagem para ampliar)


3 – Cores:

a) O laranja:

A cor laranja é formada pela união das cores primárias vermelho, que no querigma significa: Salvação, e amarelo que significa: O amor de Deus, e é exatamente pelo amor de Deus que fomos salvos.

b) O branco:
A cor branca no querigma significa o Espírito Santo, e quando aplicada à marca “Gente de Fé” representa o ser humano guiado pelo Espírito Santo, sendo sal e luz no mundo, já que o sal e a luz também possuem a cor branca.

c) O verde:
A cor querigmática verde possui o significado de: Fé e conversão.
O verde possui também o significado vernacular de: Esperança, portanto nada melhor pra justificar o texto de Hebreus 11,1

4 – A marca Gente de Fé:
(clique na imagem para ampliar)

4.1 – Versão para web:
Foi necessário, neste caso específico, que a marca apresentasse uma versão para web, que explorasse efeitos visuais, se adequando aos padrões de web 2. (clique na imagem para ampliar)

Bom é isso ai pessoal, esse foi o processo que tivemos para a construção da marca Gente de Fé, foi desenvolvido pela equipe do Núcleo de Design Canção Nova, com supervisão de Douglas Lima e Marcos Jolbert.

Deixe seu comentário, ele vai nos ajudar.

Um grande abraço a todos.