Novo recurso - Vimeo no blog.cn

O Depto. de Multimídia inova mais uma vez, trazendo para o portal de Blogs da Canção Nova um novo recurso avançado para uso de vídeos de várias fontes diferentes – através do plugin WP-VIDZ.

Este recurso pode ser utilizado por qualquer blog da Fundação, bastando para isso, habilitar o mesmo na seção administrativa do blog (logue-se, e ative o plugin “WP-vidz” na seção plugins).

Para utilizá-lo nos posts do seu blog, é preciso inserir um pequeno código no modo de edição “Code”.

O código para fazê-lo é o seguinte: <!–vidz:y:ID–>

  • O “y” pode ser substituído por várias outras siglas, que representam diferentes portais de vídeo. Uma lista completa pode ser encontrada na configuração do plugin; alguns exemplos são:
    • Y – Youtube
    • V – Vimeo
    • g – Google Video
    • m – Metacafe
    • d – Dailymotion
    • x – Arquivo Flash local ou remoto.
  • O “N” é o ID do vídeo no site em questão. O ID é a “identidade” do vídeo, e geralmente pode ser facilmente obtida na própria página no qual o vídeo é exibido. Nas páginas abaixo, o ID do vídeo está destacado:

youtube-id

id-vimeo

id-dailymotion

Veja alguns exemplos práticos de código utilizado, e resultado obtido:

y:iQrZZ3aCGtM

V:1568699

Lembrando que mais informações podem ser encontradas na seção de configurações de plugin, e é preciso um certo cuidado para inserir o vídeo exatamente na posição desejada.

Notar também que já existem ferramentas, atualmente já instaladas, que realizam algumas das funções citadas, e são mais fáceis de usar. Porém, este novo plugin oferece suporte a vários outros portais de vídeo, como o Vimeo, Dailymotion e Metacafe, que antes não podiam ser utilizados. Sinta-se à vontade para continuar usando a ferramenta anterior, mas lembre-se sempre da existência desta, que fornece suporte à mais fontes de vídeo.

Esperamos que este recurso seja mais um pequeno, porém significativo, passo rumo a evangelização através de todas as mídias da atualidade – a missão do Depto. de Multimídia.