Quando me casei em 1984, eu e minha esposa fizemos um propósito para toda a nossa vida: toda noite antes de dormir nós iríamos abrir a nossa Bíblia  e faríamos uma leitura. Hoje depois de quase 27 anos, nós permanecemos fiéis ao nosso propósito e nestes anos todos temos colhido frutos desta prática tão rica: ler a Bíblia.

A Bíblia é um conjunto de livros sagrados, cujos autores inspirados pelo Espírito Santo puderam condensar a Revelação de Deus para a humanidade. Ficar sem mergulhar neste tesouro é uma grande perda para qualquer pessoa. No casamento a Palavra de Deus é primordial pois dá sentido ao compromisso firmado no altar, renova a aliança e coloca a vida sob o olhar de Deus; equilibra o relacionamento, tantas vezes marcado pelo materialismo, pela busca de prazer e bem-estar. Deus precisa fazer parte da vida, e ler a Bíblia diariamente é uma forma magnífica de coloca-Lo no centro de tudo que fazemos.

Ler a Bíblia é questão de hábito. Se você começa a ler já começa a se encantar e não quer mais parar. Na verdade o alicerce do casamento precisa ser a Palavra de Deus, pois ela tem a capacidade de iluminar todos os fatos do cotidiano do casal. Muitas situações precisam ser iluminadas. As vezes vemos casais que se separam porque algo está “sem brilho” , “sem luz”. Outros casais passam também por situações semelhantes, mas como estão alicerçados na Palavra de Deus, conseguem superar, e voltar a viver de forma iluminada o relacionamento.

Vejo que é uma questão de decisão, que produz vida no casamento. Façam a experiência! Começem hoje a ler a Bíblia, como casal.

Se você acha que tem dificuldade de ler a Bíblia, busque um método. A Igreja propõe a Lectio Divina, ou leitura orante da Bíblia.

Vou dar algumas dicas:

1) Escolha o trecho que vair ler. No Livro do Monsenhor Jonas Abib: “A Bíblia no meu dia-a-dia“, Ele propõe uma sequencia de livros para se começar a ler. Você pode adquirir este Livro no shopping da Canção Nova.

Vou dar a dica do livro do Monsenhor para você começar hoje: a sequencia começa com a Primeira Carta de João, depois o Evangelho de João, e depois toda a sequencia que ele proõe. (veja no Livro é muito interessante)

2) Leia com calma o trecho. Um capítulo por dia (I Jo, 1). Reze antes de começar a Leitura, pedindo luzes ao Espírito Santo. Eu costumo ler a oração do “Veni Creator”

“Vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamados o Intercessor de Deus, excelso Dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.   Sois doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.   Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém”

Agora pegue papel e caneta e responda: O que diz o texto?  Marque o que achou importante, anote no seu diário espiritual.

3) Meditação. Passe os olhos sobre a leitura e se responda: O que este texto diz para mim? E anote no diário  a direção que a Palavra te dá  para viver o dia (Rema). Pode ser apenas um Rema a se por em prática.

4) Oração. Reze  a Deus a partir do texto lido. Quais motivações vieram no coração para rezar: agradecimento, pedido de perdão, mudança em algum comportamento, etc.

5) Meditação . Feche os olhos, fique em silêncio e entre na presença de Deus, Ele está presente e Vivo. Perceba que Deus te visita, o Adore em Espírito e Verdade. Se entregue a Sua Vontade.

Tudo isto demora em torno de 30 a 40 minutos, e o casal passa a vida a limpo diante do Altíssimo, e é agraciado a cada dia com a Sua Visita.

Deus abençoe você que assumiu este lindo propósito.

Diácono Paulo Lourenço – Canção Nova

Print Friendly

2 Comentários

  1. Diácono Paulo Roberto Oliveira Lourenço

    Tenho atendido casais que passam pela dificuldade de orar juntos. A orientação é quem reza pela família persevere para que a graça de Deus envolva a outra pessoa e esta venha a ser orante também. O importante é não desistir nunca da pessoa, pois o Espírito Santo pode fazer a obra de transformação quando menos esperamos. Rezar e confiar.

  2. Eu acho lindo quando vejo esses testemunho, eu sempre.desejei que.meu.casamento fosse assim. Mais meu.marido nao gosto de orar comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Network-wide options by YD - Freelance Wordpress Developer