Aprendendo com as derrotas...

650x375_david-luiz-brasil-alemanha-copa-2014_1429124

Depois da derrota humilhante por 7 x 1 para Alemanha, o Brasil acordou em clima de luto, com um sentimento de derrota e humilhação. É certo que nem todos entraram no clima patriótico da Copa. Mas a maioria do povo brasileiro parou para assistir e torcer pela Seleção brasileira. Talvez estejamos sentindo os mesmos sentimentos que os americanos sentiram naquele 11 de setembro quando foram atacados dentro do próprio país naquilo que era o seu maior orgulho: a segurança. Ficaram com o orgulho ferido.

Um dos orgulhos do Brasil é o futebol. A derrota nos deixou o sentimento de ser humilhado e massacrado dentro do nosso próprio país. É algo muito diferente de quando um clube de futebol perde um campeonato; aqui entra o nosso senso patriota. Uma derrota como esta fere o orgulho de toda nação.

Como disse: Hoje estamos vivendo um clima de humilhação e luto! Mas o que podemos tirar de tudo isso?

Meus amigos, penso que as quedas, as derrotas, as humilhações em um primeiro momento nos derruba e nos faz ficar em clima de morte. Mas depois que “abaixa a poeira”, vemos que a humilhação nos faz humildes; faz-nos ver quem realmente somos; faz perceber nossas fraquezas e limites, para então nos levantar e recomeçar com um novo ânimo.

Que neste nosso levantar seja não só no futebol, mas em tudo aquilo somos como pátria, possamos seguir esta frase do David Luiz: “Eu só queria poder dar uma alegria ao meu povo. Para minha gente que sofre tanto com tantas coisas. […] Só queria ver meu povo sorrindo. Todo mundo sabe o quanto era importante para eu ver o Brasil inteiro feliz pelo menos por causa do futebol”.

É bola pra frente, que a vida continua cheia de vitórias e também de derrotas. Aprendamos a estar preparados para vitórias e derrotas nesta vida!

Até a próxima!

Ademir Costa

Seminarista da Comunidade canção Nova

Be Sociable, Share!