Caso Izabella
Poucos dias se passaram e fomos todos surpreendidos com mais um caso de violência contra a infância brasileira.
Ainda tentávamos nos recuperar da dor de ver uma menina de 12 sofrer as mais terríveis formas de torturas e já fomos novamente mergulhados num novo caso de violência:
O Caso Izabella, só que desta vez com um desfecho trágico: a morte.
Claro que nesta altura dos acontecimentos, não me cabe aqui emitir opinião sobre o que aconteceu naquele dia. Isto cabe somente às autoridades. Qualquer opinião nesta hora seria apenas especulação.
Contudo não posso deixar de imaginar quantas Izabellas temos por ai.
Sim. Este caso que chocou o Brasil, assim como daquela menina de 12 anos de Goiânia, infelizmente não são casos isolados. São apenas casos que romperam o anonimato e ganharam os holofotes da mídia.
O fato é que diariamente nossas crianças e adolescentes são vítimas das mais variadas formas de violência: Violência Psicológica, Violência Física, Violência Sexual, Violência por Descuido, Abandono ou Negligência, Violência por Trabalho Infantil, e por ai vai.
Tenho até medo de imaginar qual será a próxima notícia que estampará os jornais e as revistas e que será destaque nos telejornais e na internet.
É preciso gritar um grande NÃO para toda forma de violência contra Crianças e Adolescentes. Não por causa daquele velho clichê que diz que: “a criança e o futuro do Brasil”, mas devido ao fato de toda criança e adolescente serem cidadãos brasileiros dignos de todo respeito.
Esta deve ser a luta de todos nós!
Luciano Betiate
Consultor dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Para saber mais acesse: www.portaldoconselhotutelar.com.br