A Eucaristia não é uma refeição entre amigos, afirma o Papa
Ao participar via satélite do encerramento do Congresso Eucarístico Internacional de Québec, Bento XVI pediu a toda a Igreja “uma atenção renovada à preparação e recepção da Eucaristia”.
Comentando o tema do congresso, “A Eucaristia, dom de Deus para a vida do mundo”, o Santo Padre respondeu:
“A Eucaristia é nosso tesouro mais belo… É o sacramento por excelência; introduz-nos por antecipação na vida eterna; contém todo o mistério de nossa salvação; é a fonte e o cume da ação e da vida da Igreja… Portanto, é particularmente importante que os pastores e os fiéis aprofundem permanentemente neste grande sacramento.” (Papa Bento XVI)
Ele também disse que:
“o pecado, sobretudo o pecado grave, opõe-se à ação da graça eucarística em nós. Por outra parte, quem não pode comungar por causa de sua situação encontrará na comunhão de desejo e na participação na Eucaristia uma força e uma eficácia salvadora”. (Papa Bento XVI)
Gostei muito da advertência que ele fez:
“A Eucaristia não é uma refeição entre amigos” (Papa Bento XVI)
Penso que diante dessas palavras, cada sacerdote precisa reanimar suas paróquias a viver bem o momento da Santa Missa. Não é de hoje que ando falando sobre esse zelo que cada paróquia precisa ter com a Eucaristia. E penso que os sacerdotes e todos os encarregados pela liturgia nas paróquias, precisam preparar o povo para uma participação ativa na liturgia. E quando me refiro a participar ativamente, quero dizer sobre estar atento a cada detalhe viver bem cada momento. E aos Sacerdotes, fica sempre o apelo de levar os fieis a vivenciarem a mística do sacrifício de Cristo.
E vida longa ao Papa!
Dominus Vobiscum