Estudo: A escolha entre o perecível e passageiro, ou o eterno

30 junho 2009 in Catecismo, Estudo sobre Jesus Cristo

No final dessa permanência, Satanás o tenta por três vezes procurando questionar sua atitude filial para com Deus (CIC§538)

Pegando o Evangelho de São Lucas, no capítulo quatro, vemos a primeira tentação do demônio sobre Jesus:

Disse-lhe então o demônio: Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão. (Lc 4,3)

Quando vemos essa “sugestão” do demônio, logo imaginamos que a intenção do demônio era de fazer Jesus usar o seu poder (de Filho de Deus, e portanto Deus) para saciar sua fome. Porém como diz o Monsenhor Jonas Abib, o demônio fala nas entrelinhas. Ele é astuto. A intenção do demônio era muito pior. E quando você entender qual era essa intenção, você verá que muitas vezes no seu dia, você é tentado da mesma forma.

Vamos analisar a situação: Jesus estava em jejum a quarenta dias e quarenta noites. Estava sozinho e faminto. Mas o que Jesus fazia lá no deserto? Podemos afirmar que Jesus alimentava a alma, fortalecia a alma. Enquanto o corpo sofria a fome, a alma estava sendo alimentada.

Só que, humanamente falando, não vemos a nossa alma sendo alimentada. Não existe um ponteiro que vemos dizendo quando está cheia ou vazia. A tentação que Jesus vive nesse momento é: entre a fome que Ele sente, e o alimento espiritual que Ele não sente. Entre aquilo que é visível, mas transitório, ou aquilo que é invisível porém eterno. A tentação do demônio é quebrar a preparação que Jesus fazia para o tempo que Ele ia viver. A tentação do demônio era fazer com que Jesus escolhesse o que passa, ao invés de escolher o que não passa.

Muitas vezes nós, preferimos o que vemos, sentimos e tocamos ao invés de optarmos por aquilo que a um primeiro plano não vemos. Quando deixamos de esperar a pessoa certa, para ficar com a errada, quando deixamos de esperar e confiar em Deus para dar jeitinho nas coisas, estamos caindo nesse mesmo tipo de tentação. 

Muitas pessoas acabam escolhendo o que está a mão, usando do ditado: melhor um pássaro na mão do que dois voando. Porém as vezes o pássaro que está na mão é um urubu, que cheira carniça, come carniça e causa um transtorno terrível trazendo lixo para sua casa. Jesus prefere o que é eterno, ou seja, a palavra de Deus. Ele prefere seguir na sua preparação do que dar um “jeitinho” e transformar a pedra em pão.

Não seja burro. Quando o demônio lhe tentar entre o que é perecível e passa, e o que é eterno, escolha corretamente. Diga como Jesus:

Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus (Lc 4,4)

Creia nas promessas de Deus. Elas se cumprem.

Pax Domini

Veja Também: Podcast: Jesus e o tempo de deserto | Um tempo de deserto… | Eu o conduzirei ao deserto e falarei ao seu coração | Estudo: O deserto e o silêncio que há nele | Estudo: O Silêncio na vida do Cristão | Estudo: O Silêncio e a oração | Ditos dos Santos Padres do Deserto: Sofrimento que ajuda a alma a progredir | A força mística do jejum | Jejum: Arma poderosa para vencer o maligno | Estudo: Jejum não é dieta! É muito mais… | Estudo: Preparar-se para o combate - Uma necessidade | Estudo: Papa Bento XVI nos fala sobre a primeira tentação do demônio a Jesus no deserto | Assim diziam os Santos: Nossa maturidade se forja nas tentações

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário



Calendário

junho 2009
D S T Q Q S S
« mai   jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

TV ao Vivo - Assista!

Siga-nos! Nosso Twitter...

Rádio América on line

Podcast Dominus Vobiscum

Biblia Católica

B�blia Católica Online

Nossos padroeiros

São Nicolau de Bari - Século IV

Santo Antão - Século IV

Li e indico

O que estou lendo....

Nós no Twitter