DOIS CAMINHOS: TRIUNFO OU FRACASSO ( PARTE 2) INSEPARÁVEL - SAL DA TERRA

 

 

 

Uma palavra em hebreu é HOCHMA, quer dizer SABEDORIA de Deus (competência). Salomão pediu a Deus(Yaweh), HOCHMA e recebeu. Para que tenhamos Sabedoria, necessitamos VISÃO, EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA.

Começamos, pois, por esportes. Esportes como beisebol, você precisa 10×12 de visão para ser um lançador se não, isso não vai acontecer, então, visão normal não faz com que alguém possa ser um lançador, temos que ter Visão excelente, visão acima da curva. Em tantos esportes necessitamos de experiência para vencer. Saber os detalhes dos esportes para podermos vencer, triunfar. Michael Felpes,  é um grande exemplo de visão, experiência e memória. Um dia ele estava atrás para recuperar seus parceiros num revezamento quatro por duzentos e ele pensou, eu já estive nesta situação antes, eu sei o que fazer agora. Pela experiência e pela sua memoria do esporte, ele veio com toda a sua força e sua estratégia e seu talento para tirar toda a diferença e trazer a vitória. Quando você sabe exatamente o que tem que fazer, aí está a sabedoria. FAZER A COISA CERTA, NA HORA CERTA, DO JEITO CERTO É O Que o Sábio faz.  Sabedoria  necessita tempo para se adquirir. Mas sem experiência, o caminho é buscar na observação. E sobre memória temos que ter cuidado para não termos memória recente curta. E a quarta coisa sábia adquirir é entender o que BOM .

  1. Smith, estudou entre 18-29 anos de idade, avaliando decisões morais, certo ou errado. Nos EUA, após milhares de avaliações, poucos souberam dizer e responder o que eram respostas morais. Ou seja 70% não sabiam dizer uma decisão moral em seis semanas. Quando se discute sobre certo ou errado, eles usavam outras palavras, como se fosse uma dissimulação. Em adolescentes ainda é pior, pois eles preferiram dizer que preferiam dizer que Não Reciclar era pior do que Pornografia. Nós estamos perdendo o discernimento do valor do Ser HUMANO. Outro exemplo era a pergunta : Em meio a um salvamento um cachorro ou outro ser humano, 65% salvariam cachorros. Como a mulher que estava queimando sua casa, e quando os bombeiros chegaram ela dizia que eles deveriam salvar seus bebês, e quando ao final descobriram que eram 3 gatos. Arriscar a vida de 3 soldados para salvar gatos!

O problema aqui é o Sal da TERRA. Quando tentamos tirar o gosto do Sal do sal, é impossível. Quando tentamos tirar Deus de cada um de nós, não conseguimos. Pois sem Deus não há bondade, não há Sabedoria. Por isso que vemos muitos ateus bem-intencionados, mas sem Deus não conseguem ser sábios e mesmo que tentem não conseguem ser Bons, pois falta sempre as três partes da Sabedoria em suas ações.

O mundo de hoje  se choca  com desastres e acontecimentos, mortes, pois o povo resolveu remover Deus . Daí sem Deus, nada tem cor, nada tem significado, nada tem prazer real, nada tem Alegria, tudo nos choca.

Sem Deus vamos perdendo a noção das coisas valiosas. O que é errado é errado e o que é certo é certo. A Sabedoria aponta sempre para o certo. Pois o primeiro valor da Sabedoria é o Temor a Deus. Quanto mais conhecemos a Deus mais Sabedoria temos, mesmo que a experiência possa não ser tão vasta assim. Pois Jesus é a Sabedoria de Deus, como está nas Escrituras.

Tudo que precisamos saber sobre a Sabedoria de Deus, podemos contemplar em Jesus na Cruz. Um Rei que se apresenta como um servo, e um servo Sofredor. Olhe para o Crucifixo esta semana e contemple a Visão de Deus, contemple a Sabedoria. Faça dia após dia e terá Experiência, para analisar todas as suas avaliações. E cada dia tenhamos a Memoria onde toda nossa essência está. De posse desta contemplação então estaremos prontos para sermos transformados pela Sabedoria de Deus.