Qual é o Plano II ? Comece com um grande Porquê!

           

            Semana passada nós iniciamos a série Plano sobre : Um Mapa para Sermos Santos! Novamente gostaria de ressaltar sobre o nosso grande Santo Doutor da Igreja São Francisco Sales.

            Muitos shows de TV vem com esta idéia, de pegar alguma coisa muito velha e reformar deixando algo muito bonito e restaurado. Tomando nossa série, e lembrando um pouco da semana passada lembre-se de que não fomos formados sem um objetivo. Nossa vida não é sem propósito. Nossas vidas importam. O que nós escolhemos importa. Nossa vida importa. Para isso precisamos ter um grande O quê para passar a vida assim! Tendo um enorme o quê, vamos precisar de um grande como ! Este como é o plano. Deus nos criou para sermos Santos. Nós precisamos  de um MAPA!

            São Francisco Sales nos ensina que a vida de um cristão necessita de uma Estratégia. Seja quem você é e o seja bem! Antes do o quê precisamos do QUEM, antes de nos lançarmos ao objetivo, precisamos de autoconhecimento! Se nós não alcançarmos nossa identidade antes, não chegaremos ao plano. Precisamos antes de tudo tomarmos consciência de que somos filhos de DEUS!

            São Francisco Sales nos ensina sobre a verdadeira devoção e a falsa devoção. Quem tiver o coração de homem terá o homem por completo. Assim quando encontramos verdadeiramente com Jesus, encontramos com o único e verdadeiro amor. Para isso, nós somos chamados a sermos não somente um novo Quem, mas adquirimos um Novo Porquê!

            Simon Sinek um grande escritor moderno em seu livro Comece com um grande porquê, ele nos chama atenção para muitas empresas que iniciam bem seu caminho, mas vão perdendo o foco, porque tem muita ânsia do O quê e não alcançam o Porquê da sua produção, ou do seu produto! Ele diz que as grandes organizações e empresas procuram o circulo do ouro. Exemplo é a Apple, ele não diz apenas que faz bons computadores, seus produtos são fáceis de usar e eles tem grandes clientes. Mas eles vão a mais no porquê, Apple quando se apresenta se apresenta dizendo que ela acredita que seus produtos são capazes de mudar o Status quo das pessoas. Eu tenho um iPhone, um Ipad um Mac book, e não interessa o preço, eu sou capaz de comprar porque eles me dão algo maior que o próprio produto, este é o porquê desta empresa. Eles são bons eletrônicos, são fáceis de usar e são muito bem desenhados. Você gostaria de ter algo assim! Este é o porquê, a pessoa irá dizer Eu tenho um Apple.

            Quando as coisas estão muito difíceis depois de anos caminhando com uma empresa, é difícil você saber o porquê de continuar caminhando nisso.

            Uma pessoa vai envelhecendo e é uma pessoa de verdadeira fé, não teme a morte, as vezes pode até se entristecer em deixar seus filhos e netos, mas não teme a morte. Pois a vida tem sentido.

            Exemplo bem ilustrativo da vida de um cristão é comparar com uma Maratona. Os melhores maratonistas dizem que há um ponto após os vinte kms que se chama em inglês: Hit the Wall ( bater no muro), onde vem o pensamento de não saber se vão conseguir vencer os outros 21kms. A pergunta que vem é, o que importa se eu não terminar. Caso a pessoa não tenha um verdadeiro porquê de terminar vai desanimar. Um ser humano pode batalhar com qualquer o quê, se ele tiver força o suficiente em um Porquê!

            Mark Twain certa vez escreveu que o ser humano tem duas datas muito importantes e sua vida: A data do seu nascimento e o dia em que descobre o porquê!

            Porquê eu fui feito? Para Amar a Deus que me criou e hoje ouvimos no Evangelho de São Mateus 22:34. Jesus nos apresenta o grande Porquê! Fomos feitos para Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Como é incrível saber isso! Tudo se torna diferente quando tomamos consciência disso! Sabendo disso eu deveria estar no local certo fazendo o que é certo. Assim deveria ser a minha e a sua vida. Cada momento seria momento da verdadeira vida. Não porque eu controlaria tudo, mas eu teria controle  absoluto sobre o Porquê eu estou fazendo.

            São Inácio de Loyola nos ensina que nós deveríamos fazer tudo como se fôssemos os únicos responsáveis. Já pensou nisso? Isso é dar novo propósito a tudo, é ressignificar nossa vida com o novo Porquê!

            São Paulo hoje ensina aos Tessalonicenses e para nós que quando encontramos Jesus, não podemos mais voltar às coisas velhas, as companhias erradas, enfim coisas que não mais nos preenche. Contudo, nós somos chamados a viver uma vida com novos propósitos.

            São Francisco Sales disse que há  três chaves para a Santidade: – Pergunta a Jesus para estar contigo, oferecer tudo ao Senhor como Sacrifício, oferta de amor e como presente e Aceitar tudo o que acontecer . Assim nós conseguimos dar novo propósito na nossa vida. Então: Perguntar, Oferecer e Aceitar!!!

            Então cada momento na nossa vida a partir de agora, passa ser um Sacrifício entregue ao Senhor! Cada momento passa ser um Sacramento! Assim se torna um Santo! Com um novo PORQUÊ! Um presente da Amor!

 

Oração: Abbá Pai. Eu desejo de todo coração caminhar neste caminho de Santidade com o seu auxilio. Quero hoje perguntar ao Senhor para esta comigo, oferecer tudo o que sou, que tenho, que estou fazendo naquele momento e aceitar todas as alegrias e as dores que virão naquele dia, mas que são sacrifícios de Amor ao Senhor, assim eu desejo de coração ter sempre o significado claro do PORQUÊ eu dia e noite renovo meus votos para a santidade, porque o Senhor é o abrigo e o meu amparo, o que caminho está seguro em suas mãos!   Obrigado Senhor, Louvado Seja Seu Santo Nome! Amém.