CASTIDADE – segredo de uma boa amizade

“A Castidade é uma virtude moral. É também um dom de Deus, uma graça, um fruto da obra espiritual. O Espírito Santo concede o dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo.”  – conforme está no Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 2345.

A castidade hoje, é vista como o principal fator que falta nas amizades, pois cada vez mais o mundo tem sujado, estragado e distorcido esta maravilha criada pelo próprio Deus, que é a sadia convivência, seja ela entre pessoas do mesmo sexo, ou de sexos diferentes.

“A amizade representa um grande bem para todos e conduz à comunhão espiritual.”

Sabemos o quanto a amizade é importante na nossa caminhada, a Palavra de Deus vai dizer: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção, quem o achou, descobriu um tesouro.”(Eclo 6,14), por isso devemos valorizar nossas amizades, cultivá-las e santificá-las.

“Quem teme ao Senhor, orienta bem sua amizade, como ele é, tal será o seu amigo.”(Eclo 6,17)

Nós homens precisamos sempre ter claro em nossa mente, que necessitamos da amizade pura e sincera das mulheres, isso porque Deus usa da presença feminina para nos fecundar, para tocar em muitas potencialidades masculinas que temos, mas que estão retidas e, que só a presença feminina em nossa vida, é capaz de trazê-las à luz. Com isso nos tornamos mais homens, homens de Deus.

Assim também digo para as mulheres, pois elas também precisam da presença masculina em sua vida, para ser fecundado todo o potencial feminino que têm guardado dentro delas, e que precisa vir para fora para que se tornem mais mulheres, mulheres de Deus.

“O homem se torna mais homem pela presença fecundante da mulher. Você que é mulher se torna mais mulher pela presença fecundante do homem” (Pe Jonas Abib).


Como, então, ter uma amizade casta e verdadeira? Acredito que uma amizade casta acontece à medida que nós, em particular, sabendo de nossas impurezas, nossas limitações e fraquezas, damos passos rumo ao nosso processo de cura interior, até para que sejamos mais felizes, tenhamos paz em nosso interior e, nos relacionemos melhor com o nosso próximo, pois muito de nós precisamos de cura interior para podermos conseguir dominar nossos atos, pois eles podem ser conseqüência de coisas mal resolvidas em nosso interior, como feridas não curadas ou mal cicatrizadas.

“Castificando” nossas intenções, nossas conversas, nossos olhares, nossos abraços, enfim tudo o que envolve uma amizade, nós seremos mais livres, mais felizes e, com isso nossas amizades terão mais “sabor”, pois as pessoas que convivem e que se relacionam conosco, poderão tocar nesta graça da pureza de Cristo que estará latente em nós.

Castidade em nossas amizades, vamos juntos levantar essa bandeira também!

Deus te abençoe.

Grande abraço,

Dunga


4 Comentários

  1. Muito boa noite, Dunga!

    A paz do Senhor esteja sempre contigo!

    Sou coordenador do Grupo de Oração Semeador e do Ministério Jovem da Renovação Carismática de Inhumas-GO e gostaria de saber os procedimentos para agendamento de um encontro PHN em minha cidade para o ano que vem.

    Por favor, envie os direcionamentos para meu email marciopacheco@aboasemente.com.

    Desde já agradeço sua prestatividade!

    Deus te abençoe cada vez mais!

    []s

    Márcio

  2. Pri 100% PHN

    Oiii..Tudo bem meu Queriiidooo??
    Nossaaa..fiquei muito Feliz por ver que você acatou a minha idéiaaa.. :)

    É muito bom acompanhar os temas do Geração..também pelo Blog..

    Parabéns..a cada dia o Blog está melhor..as matéria estão ótimas..e os temas também..

    “Acredito que uma amizade casta acontece à medida que nós, em particular, sabendo de nossas impurezas, nossas limitações e fraquezas, damos passos rumo ao nosso processo de cura interior, até para que sejamos mais felizes, tenhamos paz em nosso interior e, nos relacionemos melhor com o nosso próximo, pois muito de nós precisamos de cura interior para podermos conseguir dominar nossos atos, pois eles podem ser conseqüência de coisas mal resolvidas em nosso interior, como feridas não curadas ou mal cicatrizadas.”

    Concordo plenamente com você..
    Acho que para conhecermos e amarmos o outro..antes temos de nos conhecer..e nos amar..e para isso..é necessário saber separar em nossa vida aquilo que vale a pena..daquilo que não vale..separar o joio do trigo..
    Quando começamos uma Amizade de maneira errada..Não podemos nos iludir..pois não é Amizade!!

    Amei a Matéria!!! Valeeeeu!!

    Fica com Deus..Hoje e Sempre..que ele te acompanhe em cada passo..cada decisão..cada situação..Você é uma Benção..e um alguém muito Especial para nós..Geração PHN!!

    Beijão!!

    Pri.. ♥

  3. Erika Lauterjung Lopes -Contagem,MG

    Senhor,
    Olhe pelo meu amigo!
    Que as pedras sejam removidas do seu caminho,
    Que tenha forças para carregar seus fardos,
    Que encontre coragem para resistir ao mal.
    Que possa ver o amor em todos os seres,
    Que seja abraçado pela lealdade,
    Que encontre conforto e saúde se estiver doente,
    Que seja próspero e saiba partilhar.
    Que tenha paz cobrindo seu espírito,
    Que sua mente obtenha os conhecimentos,
    Que use sabedoria para aplicá-los,
    Que saiba distinguir o bem do mal,
    Que tenha fé para manter-se forte na dor.
    Senhor,
    Olhai pelo meu amigo!
    Protegei cada passo que ele der,
    Que a cada novo dia ele aceite o novo,
    Que saiba alegremente comunicar novidade.
    Que Vos sinta em todos os momentos
    E que tenha o Vosso colo por toda a Eternidade.
    Amém
    ERIKA,DIELSON,KAROLYNA E VINICIUS!!!

  4. eduardo pereira

    Olá Dunga estou aqui para dizer a você e ao monsenhor jonas Abib que O Rio De janeiro está ansioso para este acampamento PHN 11 anos.Varias pessoas se organizando e com certeza vamos lotar aquele centro de evangelização de jovens do Brasil inteiroi e também da america latina e testemunhar para o mundo que ainda temos jovens que neste mundo querem buscar a santidade e queremos hoje lutando a cada dia para dizer não ao pecado agora também colaborar com a canção nova para tocar outros jovens que vão acompannhar por todo este sistema de counicação.Eu quero estar lá para hoje agradecer e contribuir por todo o esforço que o monsenhor jonas tem feito e agora está colhendo os resultados. Dunga que Deus abençõe seu ministerio e obrigado monsenhor jonas abib por dizer durante varios anos em pregações nos encontros Phn a grande frase que ficou guardada no coração de todos nós jovens Phn AGUENTE FIRME MEU FILHO.Eu estou lutando e dizendo para mim mesmo aguente firme meu filho falta pouco para a vitória.

    Eduardo Pereira

    Rio De Janeiro- RJ

  5. Pingback: Lara Vaz

  6. Pingback: Ciro Sergio Junior

  7. Pingback: humbertolcc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *