Inveja não...

Olá meus queridos… Já estamos em terras capixabas, mas precisamente em Cachoeiro do Itapemirim, amanhã em Nova Venécia. Quero agradecer mais uma vez a todos que estão enviando mensagens de carinho e admiração pela gravação do DVD, muito obrigada mesmo, vocês também sustentam o meu ministério.

Pois bem, a muito tempo tenho refletido sobre isso: a inveja, e hoje mais uma vez durante o percurso da viagem Vitória-Cachoeiro fiquei pensando e rezando sobre isso e resolvi escrever o sentimento que a tempo me incomoda, acho que poderá lhe ajudar.

Quem é que diante de uma boa atuação, apresentação, performance, aplauso, elogio para uma outra pessoa não pensou: “puxa, podia ser para mim.” ?

Basta alguém ser mais criativo, cantar mais bonito, falar melhor, ser mais inteligente, mais rico para aquelas frases gritarem em nossos ouvidos: “porque não eu?” “Deveria ser para mim”. “Se conhecessem meu talento veriam que sou melhor.”

O pior é quando isso passa do pensamento e sentimento e acaba se revelando nas atitudes.

Confesso que muitas caí no pecado da inveja. Quis ter a inteligência de siclano, a voz de beltrano e por aí vai, porém descobri um remédio, descobri uma via que me ajuda a não cair mais com tanta facilidade, descobri que se eu reconheço a benção que sou, os talentos que tenho (cada um tem o seu), e potencializo isso em mim, acabo criando uma força interior tão grande na minha auto estima que sou capaz de render muito mais naquilo que faço e acabo naturalmente me tornando o exemplo, o modelo, a referência.

E não só, quando verbalizo o elogio sincero àquele (a) que o merece porque houve a admiração ou quando deixo o outro passar na frente, sabendo que corro o risco de perder o meu lugar, os elogios e tudo o que é atribuído ao meu status, eu acabo vencendo a briga interior, recebo a paz desejada e muitos pontinhos no céu.

Travar uma luta contra o pecado é um processo contínuo. O tentador não é criativo nas tentações, se você perceber são sempre as mesmas situações, talvez o cenário mude, os personagens também mas o enredo é sempre o mesmo. Ele registra as brechas e investe pesado para nos fazer cair, porém como filhos de Deus e batizados temos armas suficientes para vencê-lo.

Vamos à luta e entremos nela para ganhar, se for preciso jejum, penitência, oração de cura interior (pois muitas vezes a inveja vem por conta de um sentimento de inferioridade), adoração e muito estudo da palavra, se esse é o caminho, não tenha medo de trilhá-lo, Jesus lhe dará a força e o ” remédio” para vencer este mal.

Quero sugerir algumas passagens bíblicas para meditação e estudo.

Mateus 19, 21-30 – ” Os últimos serão os primeiros…”

Mateus 25, 14-31 – “Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez. “

1Coríntios 12, 1-31 – “A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. “

Estamos juntos!

Com amor, Eliana Ribeiro

Share This Post

Related Posts

Comments

  1. Olá Elianaa que bom que tá em terras capixabas, sou CAPIXABA D VITÓRIA(JARDIM CAMBURI).
    tenho o prazerr de ser sua conterrÂneeaa…
    estarei no seu show na praia do suá!

    Beijaaao
    t amoo

  2. Adriana Batista says:

    A paz querida!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Deus te conceda a cada dia sempre mais essa força e vontade de ser o que Ele quer que sejas!!!
    Obrigada por em meio a tantas coisas que tens a fazer, encontras tempo para nos fazer mais encorajados a sermos o que somos, assumir o nosso eu!!!
    deus abêncoi a vc e toda sua familia, e o lindo Daniel!!!
    Meu abraço, Dri!!!

  3. Jean Smiderli says:

    Ola Eliana!

    Tem razao… a inveja mata e corroe muitas pessoas!

    Me admiro ver vc assumindo que já passou por esta situação. Quem já não passou?

    O importante é caminhar… não é mesmo?

    Abrações e sucesso pra vcs!

  4. Olá, Eliana! Foi um prazer imenso recebê-los aqui em nossa Casa Paroquial, em Cachoeiro de Itapemirim-ES! Parabéns pelo show no dia 25 de junho de 2009, no Belas Artes. Foi pura unção. Obrigado desde já por ter aceitado participar na gravação do meu CD, com a música “Salmo 120”. Vamos providenciar a gravação para quanto antes! Deus abençoe o seu ministério. Abraço em Cristo!

  5. Cleópatra Arpini says:

    Prezada Eliana

    Agradeço e oro muito a Deus pelo seu ministério, pois, você é um exemplo vivo do amor do Pai e da vida Renovada em Jesus!!!
    Estivemos mais uma vez no seu show em Cachoeiro de Itapemirim, eu, meu marido Marcos e a nossa filhinha Samarah (aquela que fugia de nós para ir ao teu encontro na sala reservada)!!!
    Obrigada pelo seu sim, você não sabe como ele repercute dentro da minha família, de mim e até da Samarah de 04 anos de idade!!!
    Que Deus continue te iluminando, um abraço para o Fábio, para o nenenzinho lindo e força, em nome de Jesus!!!
    Mais uma vez, obrigada, quando voltar a Cachoeiro, com a Graça de Deus estaremos lá novamente!!!!
    Abraços
    Sua irmã em Cristo Jesus
    Cléo

  6. Juliana says:

    bacana esse texto, me identifico com vc Eliana!

    é isso, vamos à luta!

    abração!

  7. Ana Flávia Alvim says:

    Oiii Eliana!
    A paz de Jesus!
    Noss que texto, muito bonito não tenho dúvidas de que foi inspirado pelo Espírito Santo, eu tava precisando de ler…
    Reze por mim…pela minha vocação
    Deus te abençoe e também a toda a sua família

    Tamu Junto na caminhada pro céu

  8. REDIL ROLIM says:

    Deus a abençoe. Eliana estivemos na gravação do seu DVD, seu não, nosso, pois o seu DVD é para todos nós, é Nosso Senhor agindo atraves do seu ministério em nossas vidas. Senti a presença de Nosso Senhor quando as coisas ficaram difíceis, durante a gravação, todos ficaram em oração unidos contra as forças do mal, que insistiam em nos rondar, eu tomei o meu terço e rezei com muita fé, pois DEUS é maior e tem muita coisa para nos mostrar pelo seu ministério. DEUS a abençoe sempre, nós te amamos. Redil e Familia(RJ – Cachoeira Paulista)depois que conehli a CN, já nem sei onde é o meu endereço, pois DEUS proveu uma casinha para minha familia, proximo a CN, que em pouco mais de um ano, serviu para evangelizar vários amigos e amigos de amigos.

  9. Gustavo Daniel says:

    Olá,

    Como eu queria ter uma cunhada assim!!!rsrs Graças a Deus, tenho essa oportunidade de estar ao seu, não pela Eliana cantora, mas pela pessoas amiga e maravilhosa. Beijos

  10. Lays says:

    Olá Eliana!Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a Deus por estar te capacitando a cada dia.Através da boa musica católica Ele tem alcançado muitos corações e você tem sido instrumento Dele nessa missão.Quero partilhar com você algumas coisas.
    Comecei a cantar a pouco tempo nas missas.Eu já sabia que Deus havia me presentiado com esse dom, mas o tempo de Deus não é o meu tempo e na hora que Ele quis, uma pessoa descobriu que eu canto e saiu espalhando para todo mundo!!!!!(rsrsrsrs)
    Porém, estou passando por um momento de prova: algumas pessoas então com um pouco de inveja pelo fato de eu estar cantando, sabe?
    Lidar com esse sentimento tão ruim tem sido muito dificil para mim, principalmente porque sou tão nova e ao mesmo tempo insegura.Costumo abrir o seu blog todos os dias e tamanha foi minha alegria ao ler o texto: “Inveja, não”. Deus providenciou estas palavras tão sabias para me consolar!!
    Eliana, reze pela minha caminhada!!VocÊ é muito especial para mim!
    E você tem me ajudado muito!
    Sei apenas que o dom de cantar veio de Deus. Quero usar com Ele e para Ele, porque assim como vocÊ a minha meta é cantar o que vivo e viver o que canto!
    Deus a abençoe, abraços para o Fábio e Daniel e paar toda a comunidade Canção Nova
    Da sua irmã em Cristo….
    Lays Millena

  11. Sheila says:

    Olá Eliana , sempre acompanho seu trabalho de evangelização e este texto que voçê escreveu mostra como a inveja é um mal e o quanto o malígno tem envestido nas pessoas para destruir o próximo e a elas mesmas . Tenho no meu coração que a arma contra este mal é a Oração 24 horas por dia. Quando estamos em sintonia com Deus em todo instante da nossa vida , Ele nos livra, nos protege, nos liberta. Quero que voçe reze por mim pois estou em uma fase em minha vida me sentindo sem direção , meio perdida , sem sentido para viver .. Gostaria que voçê se possível me enviasse uma oração ( por favor) . Que Deus abençõe seu ministério e sua família …

    Obrigada pelo carinho e é isso mesmo. Quem reza rege o mundo!!! Eliana Ribeiro.

  12. Oi Eliana,tudo bom?
    nossa,tempo eu venho te dar meu testemunho e dizer que foi por causa de você que eu resolvi seguir jesus e isso ja tem 6 anos agora tenho 15 anos ,ouvi sua musica ‘ao teu encontro’ e resolvi ir as missas e cantar na banda que me chamava a tempos,e enchi o coração dos meus pais de felicidade agora toda a familia é da igreja,meus pais são a muito tempo,minha mãe ministra da eucaristia e faz parte do grupo de oração umas das responssaveis e meu pai canta em uma banda e também é do grupo de oração e eu canto na minha banda ‘semear’ e nos meus domingos de missa,pois eu reveso com outra banda,eu sempre canto sua musica,tem que ter sempre uma musica tua e todos adoram,e eu falo que é sua musica e foi atraveis de você que minha vida mudou,resolvi ir a canção nova e em todos os PHN eu estou ai e sempre em busca de uma foto com você e ja tenho três e a terceira foi no PHN 2009 e to muito feliz,nossa te admiro muito,sou sua fã,te amo Eliana,DEUS continue te abençoando,me responde por e mail por favor ,desde já grata.

  13. Dulce says:

    Oi Eliana,

    Concordo com você que um dos antídotos contra a inveja é comparar-nos conosco mesmos, ver aquilo que já conquistamos em termos de habilidades e competências. Quando paramos de nos comparar com o outro e nos comparamos com nós mesmos, temos a graça de reconhecer nossos próprios dons e talentos.

    Deus abençoe sempre!

    Um grande abraço.

  14. Lamoneri Guerra VIeira says:

    Olá Eliana passei o meu aniversário ai na Cançao NOva no PHN e adorei sempre acompanho ovc pelo programa Sorrindo p/ vida que me ajuda muito a enfrentar os desafios ,mas aí tive a grande oportunidade de assisitr o gurpo de oração q vc pregou no domigo as 12:00 e simplesmnte me identifiquei mais ainda com vc percebi q vc é humana como eu erra tem suas fraquezas como todos nos eu te agradeço de mais por terfeito do meu PHN melhor ainda e jamias vou me esquecer das suas falas nos momentos dificéis.E te mais através da oração entregando a minha vida nas mãos de DEus para que seja feita a vontade dele, consegui o meu namorado que veio no tempo de Deus através de sua história que voc~e contou no grupo tive coragem e força para tomar a decisão de deixar o meu serviço que não estva me fazendo bem e entreguei minha vida nas mãos de DEus tenho 20 anos e faço faculdade de fisioterapia então minha carreira profissional e minha vida estão na mão do pai um grande beijo e obrigada por tudo!

  15. Alice says:

    Elianaaaaaa seu orkut está lindo!!
    Preciso mt testemunhar uma maravilha que Deus fez na minha vida no grupo de oração de domingo no phn!!!
    Sim… devemos sim ter uma ligação mais forte que eu possa imaginar… rsrsrs.. Deus sempre fala pra mim diretamente atraves de vc…
    bjsssss
    me mande seu e-mail

    Deus te abençoe sempre

  16. Gracias mi querida Eliana, como siempre todo tu aporte espiritual es de gran ayuda para mí, cuesta asumir pero es así…

    para ver este artículo en español: http://gentedefe.com/natiduarte/2010/03/05/%C2%BFenvidia/

    ¡GRACIAS!

Add a Comment

Required

Required

Optional