A quaresma é um tempo propício de conversão. Mas quando ela começa?

E ai galera, paz e bem!

Ontem na minha casa surgiu uma pergunta: quando começa a quaresma? Quarta-feira de Cinzas ou no Primeiro Domingo da Quaresma? E quando termina? Domingo de Ramos ou Quinta-feira Santa? Diante desta pergunta, fiz uma pesquisa simples e trago pra você a resposta.

O que é quaresma? A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual.

Quando começa e quando termina a quaresma? De acordo com a Carta Apostólica do Papa Paulo VI aprovando o Novo Calendário Romano Geral, pág. 28, ao tempo da quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive – Diretório da Liturgia – CNBB) da Semana Santa.

Confira o vídeo com o Professor Felipe Aquino no programa Trocando Idéias.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.

Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição. (fonte: ACI digital)

Quero terminar com um trecho de um dos Sermões de São Pedro Crisólogo: “Há três coisas, meus irmãos, três coisas que mantêm a fé, dão firmeza à devoção e perseverança à virude. São elas: a oração, o jejum e a misericórdia. O que a oração pede, o jejum alcança e a misericórdia recebe.

Uma santa quaresma para todos.

Deus abençoe,

Tamo junto!

Emanuel Stênio

8 Comentários

  1. Pingback: Cristiane

  2. Oiie Nossa que bom que você postou isso , Sabe que aqui em casa surgio a mesma duvida .
    Maais graças a você essa duvida foi tirada !

    Obrigada

    Ja ne

  3. Ola, fico contente que pessoas como voçê, tenha interesse em buscar informações cristãs para nosso crescimento espiritual. Mas tem um probleminha. Contando a partir da Quarta feira de Cinzas os dias até a Quinta feira Santa passa dos 40 dias. Por exemplo. 09/03/11(Quarta feira) até 21/04/11 (Quinta feira)= 44 dias. Então como fica essa contagem.

  4. Olá Emanuel!
    Por favor me responde um dúvida. Eu sempre aprendi que o tempo da quaresma inicia-se na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de ramos, mas não somente no seu blog encontrei em outros lugares tb dizendo que o término é na véspera da quinta-feira santa, mas aí teríamos 43 dias e não 40…gostaria se possível de poder entender melhor isso…
    Obrigada.
    Néia
    BH

  5. Olá,

    Faço jejum de algumas coisas durante a quaresma (bebida alcoolica por exemplo), e pensava que a quaresma acabava sabado de aleluia. kkkkkkkk

    tava fazendo errado, mas agora sei valeu pela postagem.

  6. Pingback: Renata Firmino

  7. Pingback: Hernandesss ✔

  8. E hj surgiu mesmo esssa duvida no grupo de jovens … ja estavamos acabando a quaresma amanhã ! hahaha’
    vou passar a informação a eles ;)

  9. Oi minha dúvida é igual as demais postadas…sempre fiz meu jejum até domingo de Ramos, pois entendo que quaresma começa com o momento em que Jesus fica no Calvário orando e jejuando e no domingo de Ramos entra na cidade e é recebido pelo povo local…agora vc me deixou em dúvidas…pois qro saber ao certo…a quaresma são 40 dias ou 43 dias?!?
    abraço e aguardo resposta, pois procurei as respostas dos demais e nao encontrei…rs

  10. Pingback: ~Kel*

  11. Pingback: ~Kel*

  12. Pingback: Crisma COP

  13. eu tenho essa duvida mas aki só tem dias diferentes

  14. deividson e Néia

    Na quaresma não se conta os domingos porque ele já
    é dedicado com o dia do Senhor, por isso que se encerra
    na quinta. Boa páscoa a todos.

  15. Pingback: Rhenan Laitner

  16. Pingback: Marina Avelar Ⓜ

  17. Pingback: Juliano

  18. Pingback: Neyre Tonhela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>