liderança

Queridos irmãos e irmãs,

Nesses dias estive refletindo sobre a vida de um líder, sobre os méritos e desafios que uma pessoa com este perfil precisa viver e vencer para exercer tal função, que digo até que é uma missão. Deus me colocou a frente na parte administrativa da Canção Nova para exercer uma liderança, e olha quero lhe falar, é uma vida austera, cheia de vitórias e desafios. Neste tempo o qual estive a frente, aprendi que não é possível sempre vencer. Que ao contrário do que muitos pensam, é necessário aprender a conviver com a humildade, saber perder e nos momentos difíceis encontrar elementos para buscar a vitória.

Senti no meu coração de ajudar a todos aqueles que assim como eu, exercem algum cargo importante e que necessitam de muito discernimento para seguir em frente, pois todos estes ensinamentos foi o Espírito Santo que na vida foi me mostrando o que era ser um líder de Deus. Que ora estaria certo ora precisaria me corrigir.

Algo muito interessante que precisamos saber é que mesmo a quem procura seguir as ordens de Deus, não é possível estar sempre certo. Um líder também erra e é preciso estar muito afinado com Deus para descobrir a diferença entre vencer e perder; errar e acertar.

Você pode se perguntar: mas qual é a diferença? A diferença é que acertar não significa vitória e errar não significa derrota. Podemos avaliar casos em que um líder acerta e não vence, ou erra e não perde tudo; isto depende muito do cenário que está sendo vivenciado. Costumo dizer que um líder não pode ter medo de errar mas também não pode persistir no erro, pois isto não seria inteligente. O ideal é buscarmos o acerto, e como estou me referindo sobretudo a uma liderança que traz valores cristãos faz-se necessário caminhar ao lado do Espírito Santo que é o doador dos sete dons, dons que são fundamentais na vida de um bom líder. Veja abaixo o diz o Catecismo da Igreja Católica, 1831:

“Os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, entendimento, conselho,fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Pertencem em plenitude a Cristo, filho de David. Completam e levam à perfeição as virtudes de quem os recebe. Tornam os fiéis dóceis, na obediência pronta, às inspirações divinas.”

Um líder que segue os valores cristãos precisa ser dócil as inspirações divinas, ter uma sensibilidade espiritual apurada que vai lhe auxiliar a ouvir a Deus em todas as circunstâncias, ajudando no discernimento das decisões.

Um terceiro e último ensinamento que gostaria de partilhar é o que aprendi com nosso querido Padre Jonas. Ele nos ensina que “Na Canção Nova ninguém é bom sozinho” e este é um ensinamento fundamental para um líder. Não existem pessoas perfeitas e por isto, os que são dotados com liderança natural precisam se cercar de pessoas boas, bons assessores, consultores para que possam auxiliá-lo melhor. Mas um líder só pode aceitar que outras pessoas contribuam com sua gestão quando ele é maduro o suficiente para reconhecer suas individualidades, limitações, vaidades e auto suficiência; que são as tentações que rondam a vida de um líder. Quando ele reconhece que precisa de pessoas que façam junto com ele coisas que não teria conhecimento necessário para fazer. Veja o exemplo de Moisés neste trecho da Sagrada Escritura:

“Eu lhe dou teu irmãos Aarão para que seja teu profeta e fale em teu lugar. Primeiro tomes particularmente todo tempo que necessites para explicar lhe o que te mando. Depois, deixes que ele o transmita ao faraó” Ex 7, 1-2

Moisés era gago e tinha medo de não conseguir executar as ordens de Deus, então Deus sabendo desta limitação que poderia o atrapalhar na missão que lhe era apresentada, deu-lhe alguém que pudesse ajudá-lo. Um líder precisa ter claro que sendo portador de dons e virtudes também carregará muitas fragilidades. E isto o auxiliará a não esquecer que é dependente de Deus e de sua equipe que será uma reprodutora de seus ideais e sonhos onde forem enviados. Deus não tira a gagueira de Moisés, mas o dá um companheiro de missão para auxilia-lo.

Queridos irmãos espero ter contribuído um pouco com sua liderança, é certo que existem muitos outros ensinamentos mas deixo aqui minha contribuição com estes três que aprendi na escola da vida. A trajetória de um líder é feita de vitórias e derrotas, erros e acertos e da certeza que ele não pode ser bom sozinho. Siga em frente, olhe para a Cruz do Salvador e tenha a certeza que quando se tem um objetivo é preciso focar nele enfrentando todos os sacrifícios que virão até que o atinja. “O limite do homem é o limite dos seus sonhos” Santo Agostinho

Para finalizar, um grande exemplo de liderança é Jesus Cristo. Ele sabia ter palavras de ânimo, de exortação, de correção, de acolhimento, enfim estava certo em tudo. Quando tenho dúvidas de como agir, olho para Jesus, Ele sempre me ensina.

Deus o abençoe,

Seu irmãos, Eto

 

figura retirada do site: http://www.unisinos.br/blogs/processos-gerenciais/2014/04/29/curso-de-extensao-em-excelencia-em-lideranca/

Queridos irmãos, hoje a Igreja dedica este dia a Nossa Senhora Rainha, segue abaixo um pouco da sua história.

“Instituída pelo Papa Pio XII, celebramos hoje a Memória de Nossa Senhora Rainha, que visa louvar o Filho, pois já dizia o Cardeal Suenens: “Toda devoção a Maria termina em Jesus, tal como o rio que se lança ao mar”.

Paralela ao reconhecimento do Cristo Rei encontramos a realeza da Virgem a qual foi Assunta ao Céu. Mãe da Cabeça, dos membros do Corpo místico e Mãe da Igreja; Nossa Senhora é aquela que do Céu reina sobre as almas cristãs, a fim de que haja a salvação: “É impossível que se perca quem se dirige com confiança a Maria e a quem Ela acolher” (Santo Anselmo).

Nossa Senhora Rainha, desde a Encarnação do Filho de Deus, buscou participar dos Mistérios de sua vida como discípula, porém sem nunca renunciar sua maternidade divina, por isso o evangelista São Lucas a identifica entre os primeiros cristãos: “Maria, a mãe de Jesus” (Atos 1,14). Diante desta doce realidade de se ter uma Rainha no Céu que influencia a Terra, podemos com toda a Igreja saudá-la: “Salve Rainha” e repetir com o Papa Pio XII que instituiu e escreveu a Carta Encíclica Ad Caeli Reginam (à Rainha do Céu): “A Jesus por Maria. Não há outro caminho”.

Nossa Senhora Rainha, rogai por nós!”

nossa-senhora-rainhaEto.

 

Fonte: http://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-rainha-mae-da-igreja/

Há uns dias atrás, por meio das minhas redes sociais, perguntei o que vocês, meus amigos de blog, gostariam que eu escrevesse aqui. Um dos títulos foi ciúme no casamento. Pedi a um grande amigo, que em breve lançará um livro aqui pela Canção Nova, que me desse um texto dele, pois ele escreve e prega para casais há muitos anos. Segue abaixo, um texto fantástico que partilho com cada um.

Eto

O ciúme no casamento

Uma das palavras mais importantes no relacionamento de um casal é a confiança. O amor supõe sempre a confiança e confiar sempre será uma prova de amor. O ciúme é a prova da desconfiança. Quem não confia plenamente acaba tendo as atitudes de ciúmes, que nada mais é do que a insegurança em si mesmo e a incerteza de que é amado (a) pela pessoa com quem vive.
Se tenho a certeza que sou amado (a), dificilmente sentirei o ciúme, o apego exagerado, a vontade de guardar para si e tomar posse da outra pessoa. Esta atitude é destrutiva no casamento, pois sentir-se alguém que é vigiado (a) (pois o ciumento vigia e controla), e saber que não é livre para ser gente é experimentar a amargura de infelicidade.
O ciumento é alguém doentio e destrutivo, que nunca promoverá o outro, porque a sua preocupação será sempre consigo mesmo, em defender-se e ficar na espreita para que ninguém se aproxime do objeto amado. Isso o faz também sempre insatisfeito e infeliz. O pior é que a pessoa que convive com alguém ciumento se sentirá sempre um objeto, nunca uma pessoa.
Muitos dizem que um pouco de ciúme é bom no relacionamento. Eu não acredito nisto, pois a Palavra de Deus afirma que o ciúme é fruto da carne (Gálatas 5, 20), da concupiscência humana, que gera e produz o pecado.
É tempo de libertar-se deste pecado: o ciúme, que destrói muitos casamentos e investir no amor, na sadia convivência entre casal, que é fruto de uma generosa confiança.

Deus abençoe o seu propósito neste sentido.

Diácono Paulo Lourenço
blog.cancaonova.com/diaconopaulo

 

Hoje, fui a Santa Missa e neste dia. a Igreja celebra Santa Maria Madalena. Durante a proclamação do Evangelho, esta frase ficou ecoando no meu coração: Eu vi o Senhor! (Jo 20,18) Fiquei imaginando como Maria ficou feliz de ver o Mestre, o Rabunni. Depois da morte, ela de fato o viu ressuscitado, a primeira a contemplar o cumprimento da Palavra de Deus, que Jesus ressuscitaria ao terceiro dia.

Pedi a Deus a graça de vê-lo também, de enxergá-lo nas pessoas, nas coisas, de ouvi-lo, de poder senti-lo mais próximo. Senhor que eu te veja e te contemple. Este foi o desejo do fundo do meu coração.

Maria Madalena teve seu encontro pessoal com Jesus e a partir dele O amou profundamente com todo ardor e sinceridade. Quero também pedir a graça de atualizar o meu encontro pessoal com Deus e cuidar para que o meu coração nunca deixe de arder de amor por Ele.

Meus irmãos peçam a intercessão de Maria Madalena para que ela nos ensine a amar a Jesus de forma tão profunda e verdadeira.

Seu irmão, Eto

santa-maria-madalena

 

Imagem cedida do site: www.cancaonova.com

Queridos irmãos, a vida é feita de escolhas!

Quantas vezes escutamos esta frase em nossa vida, e tão pouco damos atenção a ela. Porém, nestes 65 anos de vida precisei constatar que de fato é necessário se fazer muitas escolhas.

Na minha história, a mais acertada de todas que fiz, foi a escolha por ser um homem de Deus. A partir dela, tornei-me uma pessoa melhor, um pai, um filho melhor.

Existem caminhos que podem mudar o rumo da nossa história seja para o bem mas também para o mal! E é fato que o tempo vai nos dando experiência para errar menos, afinal, a vida é uma excelente escola se vivida com sabedoria, e sobretudo, com humildade para reconhecer as escolhas erradas e não fazê-las novamente.

Gostaria de levá-los a uma experiência a partir desta partilha a verificar suas escolhas. Pode ser que tenha feito algumas que tenham sido erradas mas quero lhe dizer que ainda dá tempo de voltar e consertá-las. Quanto tempo você não dá atenção devida aos seus pais? A sua família? A vida pode ser curta e o tempo perdido pode não voltar. Talvez você tenha preferido o trabalho, as festas, a curtição e tenha se perdido no que de fato é essencial na vida. Tenha certeza que a escolha certa é reservar um tempo de qualidade para estar com os que te amam. O mesmo conselho se aplica para os pais que por tantas situações esqueceram de dar a atenção devida aos filhos e este escolha podem ter consequências graves. Talvez você já esteja vendo o seu filho nas drogas, preso em uma penitenciária ou em más companhias, mas quero lhe dizer que enquanto há vida há esperança. Mude o rumo da sua vida! Seja presença! Pode ser com gestos, pois o gesto fala muito e tem grande importância; pode ser com o cuidado. Não importa o modo que você está fazendo, mas o tempo que você está fazendo, e precisa ser hoje.

Precisamos refletir também que o inimigo de Deus contribui para confundir a nossa mente, e plantar a dúvida. É necessário profundas reflexões e em alguns casos a busca de um bom aconselhamento. Por exemplo você pode ter casado e por causa das exigências próprias do relacionamento você ser levado a dizer: ” Fiz a escolha errada”. Meus irmãos, nunca devemos tomar decisões quando estamos dentro da tribulação. É preciso se acalmar, fazer memória das lindas experiências que te levaram escolher esta pessoa e verificar o que está errado. Uma decisão impulsiva pode levar você a fazer a escolha errada já tendo feito a escolha certa.

Enfim, irmãos, vivemos em um tempo que tudo precisa de velocidade, agilidade, e corremos o risco de em nome da agilidade fazer a escolha errada. Não tenha medo de pensar, esperar, se aconselhar e só depois fazer sua escolha.

Se me permite deixar um conselho de pai, a escolha certa e que pode ser tomada com toda velocidade, é a escolha por Jesus Cristo, e com Ele procurar sempre fazer as próximas escolhas, assim a chance de acertar ficará mas provável.

Deus abençoe suas escolhas e não tenha medo de voltar atrás e fazer a escolha certa caso perceba que errou.

Rezo por você!

Seu irmão, Eto

post-29

 

Imagem retirada do site: artistadecristo.com.br

Caros, irmãos e irmãs.

Tenho refletido um pouco sobre nossas vontades. Vivemos em um tempo relativista, onde tudo pode, nada tem problema… E este cenário é muito propício para cairmos nas armadilhas preparadas para nós pelo inimigo de Deus.

Veja bem, nós precisamos de uma vontade muito forte para resistir as facilidades, não se engane com elas pois, como dizia minha mãe: “O que vem fácil vai fácil.” Na vida, seja no relacionamento, na alimentação, na sexualidade, na família e em tantos outros aspectos, precisaremos enfrentar os problemas, as batalhas contra o pecado… Deus não nos prometeu nada fácil e se tem alguma duvida é só olhar para a história de Jesus ou dos Santos.

Nós precisamos de uma firme decisão por Jesus Cristo e seus mandamentos. O inimigo de Deus está atento a nossa vontade fraca e se utiliza dela para nos destruir. Meus irmãos, hoje são muito os meios que nos ajudam, sejam psicólogos, médicos, remédios mas nada disso adianta se não tivermos a nossa vontade, a nossa decisão para sair de uma situação difícil.

Reze pedindo a Deus uma VONTADE FORTE! Tenho certeza que Ele irá lhe ajudar, mas não se esqueça, é preciso fazer a nossa parte! Somos livres e na nossa liberdade precisamos optar pelo que nos faz bem e por consequência bem aqueles que estão ao nosso lado.

 

Deus os abençoe.decisão

Conte com minhas orações,

Seu irmão, Eto

Hoje é dia de celebrar! Enquanto o mundo inteiro celebra a vitória dos jogos da copa, nós católicos, celebramos o maior motivo da nossa fé: o corpo de Cristo!

Sim, estamos em um dia diferente dos outros, pois sabemos em quem colocamos a nossa confiança. Ao rezar um pouco, percebi o clima mais ameno, tranquilo, sereno! É a presença do corpo de Cristo que hoje andou pelas ruas do mundo inteiro o tornando melhor!

Irmãos e irmãs, peçamos a Deus a graça de levá-lo aonde formos para assim construirmos um mundo melhor! E hoje, celebremos mesmo, pois nos alegramos com a nossa fé! Viva a Jesus!

1983456638_4fa61cda9f

Hoje é um dia muito especial para toda a Igreja e para a Canção Nova, pois é dia de Nossa Senhora de Fátima. A Virgem que apareceu aos três pastorinhos e trouxe de volta a Fé e a Devoção ao mundo que na época estava tão carente de Deus. Hoje, não estamos diferentes do que Nossa Senhora encontrou naquele tempo, por isso mais do que nunca precisamos pedir Socorro a Ela, que é a nossa Onipotência Suplicante, a medianeira de todas as graças. Nossa Senhora vem em auxílio nosso, vem nos ajudar e guardar a cada um de nós.

Quero neste dia compartilhar com vocês este momento único, o dia em que o Padre Jonas consagrou a Canção Nova a virgem de Fátima. Coloque também a sua intenção, confiando à Mãe a sua família, matrimônio, vocação e tudo mais que te aflige nesta hora. Rezemos:

 

 

caverna

 

Houve uma época da minha vida, antes da Canção Nova, em que eu tinha que levantar cedo, fazer meu próprio almoço, arrumar a minha marmita, tomar o ônibus e ir para o trabalho. De segunda a sábado, me levantava às quatro da manhã para arrumar a minha comida, saía as cinco e chegava em casa às sete da noite. Foi assim durante muito tempo. Em outras épocas eu possuía um bom carro. De repente, comecei a andar de ônibus, com a marmita no ombro. Não era vergonha, mas eu me sentia muito só.

Meus irmãos e irmãs, em momentos assim Deus nos chama “para a caverna”. Nossos inimigos são muito fortes, e não aguentamos se não nos reabastecermos em Deus para enfrentar o mundo. E é nessa hora que Deus nos leva ao deserto. Sentimo-nos sozinhos. Lá, o único colo que temos é o  de Deus. Mas é neste lugar que muitas vezes Deus se utiliza para a nossa salvação.

Quando temos tudo, as vezes não olhamos para Deus, e quando perdemos, o enxergamos, é aí o pretexto que o Senhor usa para nos salvar.

Louvo a Deus, que me levou ao deserto, que me quis “na caverna”, sozinho com Ele. Tenho saudades daquele tempo. Foi um período duro, mas foi o tempo da minha salvação.

Rogo ao Pai do Céu, que este pequeno testemunho sirva de força à você que me acompanha, quero lhe dizer que nunca desista pois Deus está do nosso lado.

Deus os abençoe,

Eto.

Foto retirada: http://www.extremos.com.br/Exposicao/Cavernas/

 

 

 

 

 

 

TV Canção Nova na Sky está no canal 163

O sinal da TV Canção Nova na Sky foi alterado do canal 24 para o canal 163.
A TV Canção Nova não teve participação nesta decisão. Trata-se de uma mudança da operadora de TV por assinatura, já que vários canais foram realocados em sua programação, em razão das mudanças trazidas pela nova Lei 12.485, do SEAC (Serviço de Acesso Condicionado), que determina o carregamento obrigatório de diversos canais nacionais.

Os assinantes da TV por assinatura poderão sanar suas dúvidas na central de atendimento ao cliente da Sky pelo telefone 4004-1001, 10611 ou www.sky.com.br