Educar é formar o homem novo, mulher nova, famílias novas.

 

Programa Up To you

Educar é formar o homem novo, mulher nova, famílias novas.

Com esta motivação o Centro de Formação Famílias Novas promoveu em parceria com a Rede de Desenvolvimento Social e o Instituto Canção Nova uma semana de Capacitação para os Educadores.

A Capacitação contou com a presença do Mestre em Neurociências da Universidade de Navarra-Espanha, José Victor Orón Semper, responsável do Programa UpToYou para a educação do adolescente.

Entre outros temas o conferencista abordou sobre a Neuropsicologia do adolescente, a Neurociência do ato educativo, Chaves educativas para a relação educador/educando centrado na pessoa.

Para a Letícia Dorotéia Chaves, pedagoga da Educação Básica. “A Capacitação proporcionou momentos de reflexão e muita aprendizagem. Mostrou que educar é ir além do conteúdo didático. Educar é descobrir o que a criança/adolescente precisa para crescer. É fazer com que o estudante entenda o porquê de tudo que é proposto, é demonstrar que me preocupo com ele e com seus sentimentos. Ficou evidente a importância de uma formação pessoal para que a educação ocorra de forma eficaz. Hoje é preciso educar de forma desafiadora, portadora de novidades. Pois, quando o educando percebe essa preocupação do educador em tornar as aulas mais dinâmicas, favorece o envolvimento e consequentemente a aprendizagem. O educador precisa estar atento a reações dos seus educandos e se colocar à disposição para ajudar, demonstrando assim preocupação com os seus sentimentos e bem-estar”.

Durante todo o ano, os educadores aplicarão o programa aos alunos, na expectativa de que eles tenham ferramentas para gerenciar as suas emoções. O programa se chama Up To You como abreviatura de “It is up to you” que traduzindo significa “você decide”. No programa se aprenderá que a última palavra você diz. Aprenderá a conhecer-se a partir dos seus sentimentos, conhecerá sua própria dinâmica interna e como eles agem sobre a pessoa.

Fabiana Azambuja- Centro de Formação Famílias Novas

 

 

 

 

Comments

comments