Anticoncepcional é eficaz no tratamento para acne?

Método de ovulação billings e acne - quem usa anticoncepcional

Anticoncepcional é eficaz no tratamento para acne?

Esta foi uma pergunta que chegou no nosso blog. E agradecemos a oportunidade de com ela trazer esse assunto para falar com você. Talvez, a pergunta seria se o uso de anticoncepcional é o indicado para o tratamento da acne.

A acne na verdade não é tratada com anticoncepcionais. Existem muitas opções terapêuticas tópicas, antibiótico, quando necessário, quando se trata de acne grave ou nódulo cístico. A maioria dos dermatologistas não prescrevem anticoncepcionais para o tratamento de acne.

O que pode ocorrer é a pessoa querer usar o anticoncepcional como uma opção. Na pele existem receptores de hormônios androgênicos que estimulam as glândulas sebáceas, e estas produzem mais sebo e ocasiona acne. Os anticoncepcionais antiandrogênicos, bloqueiam estes hormônios, por isso, melhoram a pele. Atualmente tem mais modernos. Porém, todos têm os efeitos sobre a fertilidade que já sabemos. Fazer numa adolescente bloquear todo o eixo hormonal dela, sabendo depois a infertilidade que ocasiona, é uma decisão a ser pensada.

Fabiana Azambuja – Centro de Formação Famílias Novas

Comments

comments