Noticias da Escola da Fé - 20 set 2007

 

Encontro sobre Galáxias no Vaticano – 19/09/2007 

Um total de 210 astrônomos de 26 países do mundo participarão, de 1 a 5 de Outubro, numa conferência internacional organizada pelo Observatório Astronômico do Vaticano sobre a formação e evolução das galáxias.A conferência, cujo programa prevê 62 palestras e a 132 apresentações, acontecerá no Centro Matteo Ricci da Universidade Gregoriana.
O diretor do Observatório, o jesuíta argentino José Gabriel Funes, fez um doutoramento em astronomia na Universidade de Pádua, sobre o tema “Cinemática do gás nas regiões centrais das galáxias com disco”, que apresentava os resultados obtidos ao “pesar” os buracos negros supermaciços que se encontram no centro das galáxias com disco.Nos últimos anos, trabalhou no estudo da formação estelar nas galáxias próximas, aquelas que não se encontram a uma distância maior de 50 milhões de anos-luz. A formação estelar é um tema chave para poder entender o processo de formação e evolução das galáxias.
O Observatório Vaticano foi fundado em 1891 por Leão XIII para mostrar que “a Igreja e os seus pastores não se opõem à ciência autêntica e sólida, tanto humana como a divina, mas abraça-a, impulsiona-a e promove-a com a mais completa dedicação”.
Fonte: Agencia Ecclesia 

 

Representante do Vaticano nega incompatibilidade entre evolucionismo e criacionismo 

JEREZ DE
LA FRONTERA, segunda-feira, 17 de setembro de 2007 (ZENIT.orgVeritas).- O subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Melchor Sánchez de Toca, pronunciou hoje a conferência inaugural da XVIII Semana Diocesana de Teologia de Jerez de
la Frontera, convocada para debater sobre «A razão, a ciência e o futuro da humanidade».«Avanços científicos, desafio à fé» foi o título da intervenção, na qual Dom Sánchez de Toca negou a incompatibilidade entre o evolucionismo e o criacionismo como teorias sobre a origem do mundo que tenham de opor-se necessariamente, e cujo caso tomou como paradigma de um suposto conflito dos postulados da fé e da razão.
Segundo o prelado, trata-se de «um falso debate» porque se ater exclusivamente a uma ou outra posição não faz senão reter o homem em terrenos ideológicos, e sublinhou que «para o católico não há incompatibilidade entre evolução e doutrina».  

 

Uso da liturgia de antes do concílio, convite à unidadeSegundo o presidente da Conferência Episcopal Italiana 

ROMA, terça-feira, 18 de setembro de 2007 (ZENIT.org).- Em seu discurso inaugural ao Conselho Permanente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), reunido em Roma nesta segunda-feira, Dom Angelo Bagnasco, presidente da mesma, qualificou a aplicação do «motu proprio» «Summorum Pontificum» como uma «medida encaminhada a unir e a ferver à comunidade cristã».
O presidente da CEI sublinhou sua «pronta e incondicional colaboração» com Bento XVI, «em especial quando surgem na opinião pública vozes críticas e discordantes». Após recordar que o objetivo do «motu proprio» relativo ao uso da liturgia romana, anterior à reforma de 1970, «é claramente tudo espiritual e pastoral», Dom Bagnasco explicou, com palavras de Bento XVI, que «faz bem a todos conservar as riquezas que cresceram na fé e na oração da Igreja». O prelado precisou que, com o Missal Romano promulgado por São Pio V e atualizado pelo beato João XXIII em 1962, e o de Paulo VI de 1970, «não haverá dois ritos» mas «um uso duplo do único e mesmo rito», que «todos queremos que esteja cada vez mais no centro da dinâmica eclesial, oportunidade de uma plena reconciliação e de uma unidade viva na Igreja».

Bispos na Índia alentam católicos a terem mais filhos 

CALCUTA, 2007-09-19 (ACI).- O Arcebispo de Trichur (Índia), Dom Andrews Thazhath, iniciou uma campanha para alentar aos católicos da região de Kerala no sul do país, a terem mais filhos, dada a preocupante queda na taxa de natalidade dos cristãos.  Segundo a agência UCA News, o Prelado indicou que em 1991 os cristãos em Kerala conformavam 19,5% dos 32 milhões de habitantes dessa região. Em 2001 a população chegou a 32 milhões e a percentagem de católicos decresceu aos 19%.A preocupação de Dom Thazhath não é nova. Em agosto do ano passado, o Cardeal Varkey Vithayathil, Arcebispo de Ernakulam-Angamaly, também exortava aos católicos a terem mais bebês em suas famílias. Por sua parte, o Pe. Jose Kottayil, Secretário da Comissão de Família da Conferência de Bispos Católicos de Kerala, explicou que a migração a grande escala para a Austrália, Canadá, Europa, o Golfo Pérsico e Estados Unidos; assim como o síndrome da micro-família” geraram que os católicos não cresçam em Kerala. “Nossa comunidade está bem educada e está melhor economicamente. Entretanto muitos pais jovens só têm um filho para assegurar assim a segurança social”, inclusive quando são capazes de manter mais crianças“, disse o sacerdote.  

 

Brasil gasta pouco com educação 

Segundo  relatório divulgado  pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE ), apontou o Brasil como a nação que menos gastou com a educação em uma lista de 34 países avaliados. 

País              US$/ano/aluno           USA                 12092                                 Suiça                11883Noruega             10721Áustria                9803Dinamarca           9766França.                7880Alemanh              7723 Itália                    7723      Reino Unido         7270Espanha              6599Chile                    2864México                 2128Rússia                 1775Turquia                1527BRASIL                1303     

 

Especialistas concordam -Triunfo da vida na Nicarágua é exemplo para o mundo 

MANÁGUA, 14 Set. 07 / 12:00 am (ACI).- Que a Nicarágua tenha resistido a pressão do lobby abortista internacional e mantenha proibido todo tipo de aborto é um exemplo para o mundo e especialmente para os países pobres que enfrentam a mesma pressão. A esta conclusão chegaram três especialistas consultados pela ACI Digital.Carlos José Gadea, deputado do Partido Liberal Constitucionalista, um dos mais de 60 parlamentares que decidiram manter sancionado o aborto no novo Código Penal do país, esclareceu que com sua decisão não estão “condenando às mulheres” mas garantem a melhor atenção para mãe e o bebê.O aborto, indicou, “é um negócio mais dos países ricos que mantêm como política a redução da população em países pobres” porque consideram que “os pobres são um problema em nosso planeta”.Por sua vez, o Ex-ministro da Família nicaragüense Max Padilla, considerou que este é um grande triunfo porque “as organizações abortistas, financiadas pelas Nações Unidas e pelos países nórdicos” pressionaram com insistência ao governo para que se voltasse a legalizar o aborto. 

Taxa de fecundidade é a mais baixa já registrada no país, segundo IBGE 

Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostra que o país está envelhecendo. A taxa de fecundidade da população em 2006, de dois nascimentos por mulher, é a menor já registrada pelo IBGE, caindo ao nível do limite da reposição. Assim como o número de filhos e a parcela mais jovem da população apresentaram queda, a faixa de pessoas com 60 anos ou mais cresceu em todas as regiões. CADA VEZ MENOS FILHOSTaxa de fecundidade diminui a cada ano, segundo o IBGE1960 6,3 nascimentos/mulher 1970 5,8 nascimentos/mulher 1980 4,4 nascimentos/mulher 1991 2,9 nascimentos/mulher 2000 2,3 nascimentos/mulher 2006 2,0 nascimentos/mulher  

Mãe de menina operada no ventre, espera que seu caso diminua abortosMaría José e sua pequenaMADRI, 11 Set. 07 / 12:00 am (ACI).- A mãe da primeira bebê européia submetida a uma cirurgia fetal, espera que o bem-sucedido desenlace de sua história sirva para que “os casos de aborto diminuam e se dê a oportunidade de viver às crianças” diagnosticados com má formações.Maria José –seu sobrenome não foi revelado– deu a luz há alguns dias a sua filha, operada em seu ventre para corrigir um problema de espinha bífidas, uma má formação que pode causar paralisia nos membros inferiores, alterações neurológicas, problemas de controle de esfíncteres, hidrocefalia e atraso mental.A menina se chama Maria e nasceu às 33 semanas de gravidez. Em 31 de julho, quando tinha 27 semanas de gestação foi operada no Hospital Virgem de Rocio de Sevilha em um procedimento empreendido por médicos espanhóis com o assessoramento de especialistas do Brasil e dos Estados Unidos.A mãe, que se recupera da cesárea, sabe que seu caso é “muito importante” para as famílias com este problema, e pode permitir que haja “mais crianças com possibilidades de nascer“.”Que os pais não tomem a decisão de abortar“, pediu a mulher e recordou que com seu marido nunca consideraram essa possibilidade. 

Província russa estimula a população a não ir ao trabalho para fazer sexo
Diante da angústia de uma taxa de natalidade nacional negativa, o
governador da Província russa de Ulianovsk fez um apelo aos casais locais para que faltassem ao trabalho ontem e usassem o tempo livre para fazer sexo.Como estímulo, o governo anunciou que mulheres que tiverem bebês em exatamente nove meses -no dia nacional da Rússia, 12 de junho- poderão ganhar, entre outros prêmios, uma casa nova.
“Tanto faz se o bebê for menino ou menina”, disse a porta-voz da
administração regional Ielena Iakovleva. O governador, Sergei Morozov,chegou a pedir aos empregadores que dessem folga a seus funcionários ontem. “Precisamos de mais gente”, afirmou.
A iniciativa faz parte da campanha do Kremlin para aumentar a taxa de natalidade russa. O país tenta reverter a tendência de diminuição da população, que registra atualmente 700 mil pessoas a menos por ano. Com 141,4 milhões de habitantes, a Rússia conta com uma taxa de crescimento populacional negativa, de -0,48%, e com uma taxa de fertilidade de 1,39 filho por mulher, segundo projeções para 2007 do CIA Fact Book. É uma das mais baixas da Europa.
Este é o terceiro ano que a região de Ulianovsk, onde nasceu Lênin,
dedica um dia para encorajar casais a fazer mais bebês. Em 2007, um recorde de 78 nascimentos foi registrado na maternidade do principal hospital local. Em 2006, o número foi de 26, segundo o médico Andrei Malikh. Fonte: Folha de São Paulo, 13.7.2007, Caderno Mundo Igreja Católica excomunga membros do ‘Exército de Maria’  MONTREAL (AFP) — A Igreja Católica excomungou vários membros da “Comunidade da Senhora de todos os Povos”, mais conhecida como “Exército de Maria” – um grupo considerado responsável por um cisma religioso, com sede em Quebec, anunciou nesta quinta-feira a Conferência de Bispos do Canadá.O arcebispo de Quebec há havia revogado em 1987 o estatuto de “pia união” concedido ao grupo, fundado em 1971 por uma mulher, Marie-Paule Giguère, de 86 anos, que dizia ser a reencarnação da Virgem Maria.A decisão foi assinada no dia 11 de julho pelo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal William Levada, tendo recebido a aprovação do Papa Bento XVI.A declaração da Igreja reafirma “com clareza e firmeza que a doutrina desenvolvida “pelo Exército de Maria “é herética. Quem quer que tenha, intencionalmente e deliberadamente aderido a essa doutrina incorre na excomunhão por heresia”.O grupo também está presente na França, nos Estados-Unidos, na Áustria, na Jamaica e na Itália, segundo o jornal The National Post. 

 


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino