vaticano nega incompatibilidade entre evolucionismo e criacionismo

 

Mais uma vez o Vaticano se pronuncia deixando claro que não vê qualquer oposição entre evolução e a Criação de Deus. O subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Melchor Sánchez de Toca, pronunciou em 17.9.07 a conferência inaugural da XVIII Semana Diocesana de Teologia de Jerez de
la Frontera, convocada para debater sobre «A razão, a ciência e o futuro da humanidade». 

O título da conferência foi «Avanços científicos, desafio à fé»  na qual Dom Sánchez de Toca negou a incompatibilidade entre o evolucionismo e o criacionismo como teorias sobre a origem do mundo que tenham de opor-se necessariamente, e cujo caso tomou como paradigma de um suposto conflito dos postulados da fé e da razão.

Segundo o bispo, trata-se de «um falso debate» porque se ater exclusivamente a uma ou outra posição não faz senão reter o homem em terrenos ideológicos, e sublinhou que «para o católico não há incompatibilidade entre evolução e doutrina».
«O que está em jogo neste debate é uma opção entre o irracional e a razão e, no fundo, o Cristianismo é a religião do Logos, ou seja, da razão, uma religião que olha sempre para a verdade», acrescentou. 

Sánchez Toca marcou a relação fé-cultura em uma dinâmica na qual existem quatro atitudes básicas: o conflito, a independência, o diálogo e a integração, e reconheceu que o primeiro destes modelos é o «mais comum».  

Apesar de tudo, o subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura destacou que caminhamos para uma relação «mais construtiva», que se evidencia tanto no mundo da ciência como no da Igreja. 

O Papa Bento XVI já tinha afirmado que o debate entre o criacionismo e o evolucionismo é um absurdo” já que a teoria da evolução pode coexistir com a fé, no encontro que teve com o clero das dioceses de Belluno-Feltre e Treviso (Roma, 2007-07-26 (ACI; MSNBC News).O Papa explicou que o evolucionismo e o criacionismo são apresentadas “como alternativas que se excluem a uma à outra. Esta oposição é um absurdo porque por um lado há muitos testes científicos a favor da evolução”, mas por outro lado esta teoria não responde a grande pergunta filosófica “De onde vem tudo?”, com a qual se entende a ação de Deus.O Papa João Paulo II já havia dito que “a teoria da evolução é mais do que uma hipótese”; isto é, tem bases científicas. 

Criação e evolução não se opõem entre si, desde que se admita que Deus criou a matéria inicial, dando-lhe as leis de sua evolução, e cria até hoje toda alma humana, que é espiritual. Esta matéria inicial pode ter dado inicio ao chamado Big Bang (a grande Explosão) segundo os astrofísicos modernos.  

Portanto, ninguém pode dizer que o Magistério da Igreja seja simplesmente contra a evolução; apenas não aceita o evolucionismo materialista e ateu. 

Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br 

 

 


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino