Notícias da Escola da Fé - 27 set 07

De piloto de caça a mãe coragem: A história de Caroline Aigle 

PARIS, 2007-09-25 (ACI).- Caroline Aigle teria completo 33 anos de idade no último 12 de setembro. A primeira mulher piloto de caça da Armada Francesa e futura astronauta morreu em 21 de agosto vítima de um câncer fulminante. Seu país ainda a chora e não deixa de comover-se por seu valente sacrifício: estava grávida de cinco meses quando soube que padecia da enfermidade terminal e optou por adiar seu tratamento para que seu filho pudesse nascer. 

Junto a seu marido, o também piloto Christophe Deketelaere, decidiu dar uma oportunidade ao novo membro de sua família. Seu segundo filho nasceu a inícios de agosto com apenas cinco meses e meio de gestação, chamou-o Gabriel. Nasceu muito pequeno mas segue lutando por sua vida e tem muitas possibilidades de seguir adiante. 

“Não podia deter a vida de um ser que tinha levado consigo por cinco meses. Disse-me: ‘Ele tem o direito de ter possibilidades como eu’”, declarou Christophe ao RTL. 

Para seu marido, esta gravidez foi “seu último combate e ganhou”. Antes de morrer, pôde ver seu filho várias vezes e carregá-lo em seus braços. “Foi heróica até o final”, assegurou. 

Caroline Aigle (que significa “águia”) nasceu em Montauban em 1974. Aos 14 anos de idade ingressou na escola militar de Saint-Cyr. Em maio de 1999 se converteu em piloto de caça e esteve a cargo de um Mirage 2000-5 do Esquadrão de Caça Cote d’Or em Dijon. Em 2005 se converteu em comandante de esquadrilha e desde 2006 desempenhava funções de segurança em vôo no centro de comando de Metz. 

UNE Lança no Rio de Janeiroi Campanha pela legalização do Aborto.http://portal.rpc.com.br  

A União Nacional dos Estudantes (UNE) vai lançar nesta quinta-feira (27 set. 07) a campanha nacional em defesa da legalização do aborto, uma das propostas da nova presidente, Lúcia Stumpf. O ato  terá um debate e tem prevista a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire. O tema da campanha será “Aborto seguro e legal! Uma responsabilidade do Estado com a mulher”. O ato de lançamento da campanha ocorrerá às 17h, no Auditório Pedro Calmon, no campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A entrada é aberta ao público. A UNE informa que participarão da abertura, além da ministra Nilcéa Freire, o reitor da universidade, Aloísio Teixeira; e representantes da União Brasileira de Mulheres e Marcha Mundial das Mulheres.  

Exposição sacrílega é parte de projeto para erradicar Deus e a Igreja, adverte Card. Cañizares 

MADRI, 2007-09-22 (ACI).- Em referência à exposição com imagens pornográficas de Jesus Cristo e João Paulo II que se realiza em Ibiza promovida e ajudada pela prefeitura local, o Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, assinalou que tanto estas “manifestações pseudo-artísticas”, como a tentativa de impor a controvertida disciplina Educação para a Cidadania (EpC), são parte de “um grande projeto que é erradicar a realidade de Deus” e “eliminar à Igreja Católica” da sociedade.”Há um projeto de erradicar a Deus, e isso é o laicismo, não a sã laicidade, –a autonomia que corresponde ao mundano pelo fato de ser mundano–. É algo muito grave que se volta contra o próprio homem”, disse.O projeto é “eliminar à Igreja Católica”. “Não é um julgamento de intenções. Os fatos são os fatos, e se vão dando passos e passos. Mas não poderão. Não se pôde durante dois mil anos. E isso não é pretensão nem minha arrogância, mas sim é me remeter aos fatos, à realidade, à verdade. Essa verdade que se trata de rechaçar ou de destruir”, concluiu. 

Profanações não são roubos mas ataque a liberdade religiosa, adverte Card. Cañizares 

MADRI, 2007-09-25 (ACI).- O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, quebrou seu silêncio e trouxe à luz as “muitas” profanações ocorridas durante o último período nas Igrejas de diversos povos toledanos e advertiu que o móvel destes atos não é o roubo, mas sim “um ataque à liberdade religiosa em seu núcleo mais íntimo”.Segundo o Cardeal o motivo das profanações não é o roubo, pois objetos roubados não tem muito valor, mas sim “há uma clara intenção que vulnera o respeito ao mais santo da Igreja e do mundo: Jesus Cristo”. Trata-se de “um ataque à liberdade religiosa em seu núcleo mais íntimo; um delito contra o direito fundamental e inalienável da liberdade religiosa”, adicionou o Cardeal.O Cardeal acrescentou que este “desgraçado e friável fato” ocorre enquanto que em Ibiza e Madri se realizam “amostras atentatórias contra o direito fundamental, garantido na Constituição, à liberdade religiosa, contra a fé e a Igreja Católica” financiadas, “para maior escárnio, com dinheiro público”. 

Não ao catastrofismo do ambientalismo ideológico, afirma Card. Martino 

VATICANO, 2007-09-23 (ACI).- O Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Renato Martino, disse que ante as mudanças climáticas que se estão dando no mundo, embora temos que estar atentos, devemos dizer não ao catastrofismo do ambientalismo ideológico.Depois de explicar que a Igreja promove a defesa da natureza, o Cardeal precisou que a Igreja também afirma a centralidade do homem na criação. Em sua intervenção, o Cardeal assinalou que existem quatro correntes de pensamento que reduzem ao homem: o ambientalismo ideológico, que prega o catastrofismo e ao qual temos que dizer não; o biologismo, que gira ao redor das funções humanas como puros mecanismos biológicos; a teoria maltusiana, que vê na superpopulação a causa principal da degradação ecológica; e o naturalismo panteísta, que se apóia na Nova Era e intercambia o bem-estar psicológico pelo espiritual. 

Escolas católicas australianas cancelam apoio a Anistia Internacional 

ROMA, 2007-09-24 (ACI).- A Arquidiocese de Melbourne na Austrália pediu às escolas católicas de sua jurisdição cancelar seu apoio à organização Anistia Internacional (AI), em resposta à decisão do grupo de promover o aborto como direito humano.O diretor do Escritório de Educação Católica de Melbourne, Stephen Elder, dirigiu uma carta às 328 escolas católicas do Melbourne lhes aconselhando cortar seus antigos laços com a organização.Em Melbourne, um significativo número de escolas apoiou os programas da AI nos últimos anos.Segundo Maria Kirkwood, diretora assistente de educação religiosa e cuidado pastoral na arquidiocese de Melbourne, assinalou que a Igreja alentou a suas escolas a apoiar o trabalho da AI e por isso sua decisão abortista é tão decepcionante.”É impossível para a Igreja Católica seguir apoiando a AI com uma política desta natureza”, indicou. 

Líder política alemã propõe que matrimônios só durem sete anos 

ROMA, 2007-09-24 (ACI).- A população de Munique recebeu com assombro a proposta de uma política que alenta a liderar o partido de governo da Bavária, a União Social Cristã (USC). A dirigente Gabriele Pauli pediu que os matrimônios expirem depois de sete anos. “Proponho que o matrimônio caduque depois de sete anos”, declarou à imprensa Pauli, divorciada duas vezes.”Assim a pessoa só se comprometerá por um período estabelecido e teria que renovar ativamente seus votos se deseja continuar”, indicou a mulher cujo último divórcio se registrou em fevereiro passado, depois de sete anos de união. 

No próximo dia 07/10 (domingo) será realizada a CAMINHADA ARQUIDIOCESANA PELO SIM À VIDA.  

 Será ocasião da Igreja de Olinda e Recife mostrar que é contra a legalização do aborto no Brasil. Precisamos concentrar o maior número de pessoas possível (no mínimo 100.000) para chamar a atenção da imprensa para a causa da defesa da vida humana, portanto vá e chame outras pessoas. Teremos trio elétrico com bandas católicas e grande show no 2º Jardim.  

Jovem catalã perdeu seu trabalho mas não abortouMADRI, 24 Set. 07 / 12:00 am (ACI).- O semanário Alba recolheu esta semana o testemunho de uma jovem mãe catalã que decidiu ter seu bebê sabendo que não abortar lhe custaria seu posto de trabalho em uma importante empresa transnacional. Com sua menina em braços, Yolanda Fernández assegura que “optar por ser mãe é a melhor decisão que tomei em toda minha vida”. “Ante a pressão de seus colegas de trabalho e amigos, Yolanda chegou a uma clínica abortista e paradoxalmente aí se deu conta que não podia matar seu bebê.”Reuniu-se com uma psicóloga que lhe disse que não aconteceria nada, que o que tinha era um conjunto de células. ‘Não me convenceu, porque eu sabia que aquilo era algo; e além disso, eu não gostei que não me oferecessem nenhuma alternativa mais que o aborto’”, recorda.O único que lhe apoiou foi o seu médico que lhe atendia: ‘Trabalhos há muitos, mas seu filho é único’. Assim foi. Teve sua filha, a que agora qualifica de razão de sua vida’. Seu trabalho o perdeu. Mas –como lhe disse o médico- ‘há outros’, assim está trabalhando em outra empresa”, disse Alba.Seu conselho para quem se encontra em situações similares é contundente: “Que não faça caso dos conselhos das amigas nem das múltiplos pressões, é seu filho e o melhor que pode fazer é o ter”, assegura Yolanda.Terça, 18 de setembro de 2007, 23h41  

Bispos Solicitam para os Legisladores do Reino Unido que Rejeitem Embriões Humano-Animal Os Bispos Católicos da Escócia criticaram a decisão das autoridades britânicas de permitir a mistura  de embriões humano-animal para pesquisa de células-tronco, e na quinta-feira fez uma ligação urgente para membros do Parlamento rejeitarem esta proposta. Na semana passada, a Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia do Reino Unido (HFEA) decidiu permitir para os cientistas criar embriões híbridos – uma proposta parlamentar descrita pelos Bispos Católicos da Escócia como um “probabilidade horripilante.” A Igreja Católica da Escócia disse que um “limite moral está sendo ultrapassado” pelas propostas que envolvem remoção do núcleos de ovos de animais e os substituindo com DNA de células humanas. Declararam os Bispos: “é alarmante imaginar uma categoria nova de embrião sendo criada por cientistas para que eles pudessem ter uma provisão adicional de material genético ao natural para ser utilizado em qualquer experimento e descartado. Criando híbridos entre animais e humanos seria um passo muito longe.” http://www.christianpost.com 


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino