O QUE É A FESTA DE “HALLOWEEN”?

Filed under: Seitas — Prof. Felipe Aquino at 9:35 pm on Monday, October 29, 2007

O QUE É A FESTA DE HALLOWEEN? 

O Halloween é uma festa muito comum nos EUA e Europa e é celebrada no dia 31 de Outubro. A comemoração veio dos antigos povos bárbaros Celtas, que habitava a Grã-Bretanha há mais de 2000 anos.  

Os Celtas realizavam a colheita nessa época do ano, e, segundo um antigo ritual, para eles os espíritos das pessoas mortas voltariam à Terra durante a noite, e queriam, entre outras coisas, se alimentar e assustar as pessoas. Então os Celtas costumavam se vestir com máscaras assustadoras para afastar estes espíritos.  

Esse episódio era conhecido como o “Samhaim”. Com o passar do tempo, os cristãos chegaram à Grã-Bretanha, converteram os Celtas e outros povos da Ilha, especialmente através de S. Patrício no século IV e V; e com o grande S. Columbano no século VI. Com isso, a Igreja Católica transformou este ritual pagão, em uma festa religiosa. Esta estratégia religiosa foi ensinada por S. Leão Magno e S. Gregório Magno. Ela passou a ser celebrada nesta mesma época e, ao invés de honrar espíritos e forças ocultas, o povo recém catequizado, deveria honrar os santos, daí veio o “All Hallows Day”: o Dia de Todos os Santos.  

Mas, a tradição entre estes povos continuou, e além de celebrarem o Dia de Todos os Santos, os não convertidos ao Cristianismo celebravam também a noite da véspera do Dia de Todos os Santos com as máscaras assustadoras e com comida. A noite era chamada de “All Hallows Evening”, abreviando-se, veio o Halloween.  

Vemos assim que a tradição de comemorar as bruxas ou outros espíritos, não é cristã e deve ser evitada, ainda que tenha apenas uma conotação folclórica. Devemos, sim, celebrar  o dia de todos os Santos.  Esses são reais e verdadeiros, são modelos de vida para nós e, diante de Deus intercedem por nós sem cessar.

É bom lembrar a recomendação de São Paulo: “As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.  Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que ele?” (1 Cor 10,19-22)   

Do livro “Falsas Doutrinas – seitas e religiões”

Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br 

17 Comments »

Comment by RCA

30/10/2007 @ 16:31

Como é triste ver tantas escolas que se dizem Cristãs, fazerem grandes festas, todos os anos, em homenagens aos maus espíritos e a forças ocultas. Como a Igreja Católica pode mudar a mentalidade desse povo desviado, nos dias atuais?

Comment by Hamilton

30/10/2007 @ 17:39

Infelizmente, é mais uma ” moda ” anticristã em nosso meio. Festas como estas não poderiam vir de outros lugares, senão da Europa e principalmente muito difundida nos Estados Unidos, um país muito atrasado moralmente e com leis também anticristãs como por exemplo pena de morte, aborto, cadeira elétrica, etc…
O que devemos fazer é ignorar este tipo de festa e principalmente afastar nossas crianças, pois é de criança que se começa a acostumar com certas coisas que depois, se torna difícil de afastar.

Hamilton - Santo André - SP

Comment by André

30/10/2007 @ 18:28

O Grande Papa Pio XII já dizia que o mundo perdeu o sentido do pecado, isto na decáda de 50 e hoje?

Comment by Daiane Cruz

30/10/2007 @ 20:48

eu quero saber mais sobre a Biblia mas ñ tenho o conpendio e ñ posso comprar me ajude a donhecer mas sobre a nossa igreja

Comment by fabiane

31/10/2007 @ 06:10

esta festa é uma grande ofensa as nosso senhor. è triste saber que a juventude participa ativamente dessa festa e os os proprios pais nao sabem orientar seus filhos a nao aderirem a esse tipo de coisa. precisamos REZAR MUITO…

Comment by Rafael

31/10/2007 @ 19:37

Por que deixar que nossas crianças celebrem o “Halloween”? Quando permitimos isto, estamos admitindo para nossas crianças um culto à bruxaria, ao esoterismo, às coisas obscuras, enquanto que na realidade, rezamos e pedimos a proteção divina todos os dias para nos livrar de todo o mau. Não parece contraditório? Permitir que nossas crianças, nossos filhos celebrem este dia, é permitir que os princípios de nossa fé sejam totalmente desrespeitados e esquecidos.
Vestimos nossas crianças de bruxas, bruxos, vampiros, caveiras e outras coisas ou criaturas que abominamos. De novo, não parece contraditório?
Alguns podem falar que ao fazer isto, estamos fazendo com que nossas crianças não tenham medo destas coisas, mas na verdade, elas passam a admirar estas coisas, a magia, os truques, as bruxarias e os poderes. Vejam o sucesso de “Harry Potter”. Seus filhos já leram todos os livros, assistiram todos os filmes, e você também. Nós permitimos que todas estas coisas entrem em nossa casa, em nossa vida, no dia a dia de nossos filhos. Se ao invés de lermos estes livros, que nada agregam à nossa vida, lêssemos a palavra de Deus, e nos empenhássemos realmente em conhecermos Jesus Cristo, nosso Salvador, para que em nossa vida sua palavra se realize.
É comum vermos aniversários de criança com este tema. Aniversariante e pais vestidos à caráter. A mãe vestida de bruxa, a decoração com caveiras, castelos mal-assombrados, abóboras, aranhas, enfim, ao invés de passar alegria, sente-se que estamos num ambiente pesado, sombrio, sem cor, sem alegria, em plena festa de aniversário, e pra levar para casa, as lembrancinhas com aranhas, caveiras e dentaduras de vampiro.
Está na hora de levarmos mais a sério a nossa fé e dizermos não a todas estas coisas. Coisas que aos poucos vão tomando conta de nossa cultura, de nossos hábitos e da educação de nossos filhos. Temos que ter o discernimento para enxergar estas coisas e dizer não a elas. As escolas e meios de comunicação incentivam e bombardeiam as crianças com Haloween. Quando falo em educação, vejam o que as crianças perguntam para você ao bater na sua porta: Doce ou travessura? Ou seja, ou você me dá alguma coisa ou então farei algum mau. Não parece com o que acontece na nossa sociedade atual, onde a corrupção, a ganância e a troca de favores tomam conta de tudo, trazendo a violência e os maus exemplos de falta de princípios e desonestidade que temos visto não só de nossos governantes mas de nós mesmos em nossos relacionamentos. Temos que ensinar a nossas crianças justamente o contrário de tudo isso, ou seja, o verdadeiro amor é o amor incondicional. Fazer o bem ao próximo sem esperar ou cobrar retribuição.
Paremos para pensar. Observemos com mais cuidado e atenção o que acontece a nossa volta. Levemos mais a sério a nossa fé.
Sugiro que nesta semana, neste ano, comecemos em nossas comunidades e vizinhanças um trabalho de mudança desta cultura, com nossas crianças entregando mensagens cristãs com algum doce ou bombom, convidando as famílias para a verdadeira festa desta semana, o dia de Todos os Santos.

Comment by Lení Mara

1/11/2007 @ 04:12

Tenho uma filha de 5 anos e alguns vizinhos se vestiram com algumas fantasias de bruxa e então vieram até em minha casa para comemorar e pedir doce.Imediatamente expulsei todos da minha porta,mesmo contrariando meu esposo. Expliquei á minha filha que essa “festa” não vem de Deus.Então entrei no site da CN e mostrei ao meu esposo o porque não concordar com essa situação.

Comment by Everton

1/11/2007 @ 20:45

eu gostei porque que eles achava que as
almas voutavam, só que jesus disse para noz
que so á uma vida.

Comment by alexandre

1/11/2007 @ 20:47

oi eu sou o alexandre eu li achei muito interamsante
dis que os que essistião os espiritos do mal
Que vinhão comer os espiritos das pessoas vivas
e os barbaros colocavão mascaras horriveis
eles achavão que os mortos voutarião
eu achei muito legal pois comheci uma historia
que eu nunca conheci

Comment by cristiane

1/11/2007 @ 20:48

foi bom eu ter lido este pedacinho desse texto eu
fiquei sabendo várias coisas q eu não sabia mas o ruim é q o halloween fala sobre espíritismo e q antigamente os celtas se vestiam e colocavam máscaras
para afastar os espíritos…

Comment by erika retondo

1/11/2007 @ 20:50

gostaria que o mundo mudasse e que todos acreditassem em deus,este assunto muitas pessoa ignoram,não e por que lá nos Estados unidos e comemorado o halloween que nós devemos fazer esta comemoração no brasil.

Comment by Vinicius

1/11/2007 @ 20:54

Oi,esses espiritos matavam torturavam os seres humanos ??????????

Comment by maria de fatima

7/11/2007 @ 21:48

Eu conversei a respeito com minha netinha pois ela foi a uma festa das bruxas, eu estava viajando e mãe dela a levou. Quando voltei disse a ela o siguinificado desta festa, lembrei tambem a ela que ela esta fazendo a catequese para fazer a primeira eucaristia e não deve frequentar este tipo de festa pois é uma festa pagã.Ela estuda em colegio de freira mas mesmo assim os pais a deixaram ir com uma coleguinha, meio sem sentido isso não é mesmo.Como ficará a cabecinha dessa criança que so tem 9 aninhos.Creio que cabe aos pais mostrar as crianças o sentido desta festa e que nos católicos não devemos participar pois vai contra a tudo que a nossa igreja ensina.

Comment by Álvaro

8/11/2007 @ 01:09

Aí estamos nós, com a nossa cabeça de católicos, querendo julgar o mundo. Em primeiro lugar, como esclareceu o Professor Felipe, o Halloween não servia para homenagear os maus espíritos e as forças ocultas, viu RCA, mas para espantá-los.
E, com toda a certeza, nossas crianças quando brincam o Halloween não o fazem com o mesmo objetivo dos antigos Celtas.
É apenas uma diversão.
Sejamos mais compreensíveis.

Comment by Mauro

2/12/2007 @ 17:56

Parabenizo o Professos Felipe Aquino por combater essa praga satanista chamada “hallowenn”.
Se o dia de todos os santos tem origem comum com o “halloween”, acho que deveria ser abolido também.

Comment by Paulo cesar

15/01/2008 @ 05:06

Olá!!! fiquei muito tocado ao ver num programa( trocando idéias) com o prof. Felipe o significado da caveira para os santos.
Eu tenho muita dificuldade para viver a santidade diária e gostaria de ter comigo uma caveira, seja em um anel, ou pulseira e até camiseta.
Para estar sempre viva a lembrança de que vou morrer a qualquer momento. Poderia me da um santo que usava a caveira como como símbolo de alerta para eu ter uma referência?
Desde já agradeço.

Comment by SILVANIA RAMOS

27/02/2008 @ 00:36

PROF FELIPE EU GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE SEITAS POIS ME SINTO UMA PESSOA TOTALMENTE LEIGA SOBRE ESTE ASSUNTO SEI QUE TEM VÁRIAS SEITAS DIABÓLICAS MAS NÃO ENTENDO PORQUE AS PESSOAS FRENQUENTAM DÃO SUA VIDA QUE É TÃO PRECIOSA PARA DEUS.

————–
Cara Silvana,
No site do Prof. Felipe existe um canal que se chama seitas, lá voçê encotra vários
artigos sobre sua dúvida, veja o link:
http://www.cleofas.com.br/virtual/doc.php?doc=SEITA

Att.

RSS feed for comments on this post.

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>