01. maio 2008 · 8 comments · Categories: Santos

Uma das devoções mais antigas e belas à São José é a coroa das suas sete dores e gozos; após a contemplação de cada dor e gozo, se reza um Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai. 

1 – Dor de pensar em deixar Maria ao ve-la grávida, gozo em receber a mensagem do Anjo anunciando que Maria estava grávida por obra do Espírito Santo. 

2 – Dor de ver Jesus nascer na gruta de Belém, gozo ao vê-Lo adorado pelos Anjos, pastores e reis magos. 

3 – Dor de derramar o sangue do Menino Jesus na circuncisão; gozo ao dar-lhe o nome de Jesus. 

4 – Dor ao ver a espada de Simeão apresentada a Maria; gozo ao ver Ana e Simeão louvando o Menino. 

5 – Dor do desterro para o Egito; gozo ao ver os ídolos caírem dos pedestais quando a Sagrada Familia entrou no Egito.  

6 – Dor de não poder voltar para Jerusalém por causa de Arquelau, filho de Herodes, gozo ao voltar para Nazaré. 

7 – Dor da perda de Jesus em Jerusalém aos 12 anos; gozo ao encontra-lo entre os doutores e louvado por eles. 

Oração – Ó glorioso Patriarca São José,  animado de uma fé viva,  chego ao vosso trono de glória,   em  que  firmíssimamente  Deus vos colocou pelos méritos de Jesus e de Maria, por vossos especiais méritos e virtudes. Eu vos peço que me alcanceis a graça de livrar-me dos sete pecados capitais,  e que fique firme e constante nas virtudes a eles contrárias,  e adornado dos sete dons do Espírito Santo,  e que   ame  com fervor a Jesus e a Maria. E para mais obrigar vosso compassivo coração,  lembro-vos as sete maiores dores. 

Consagração a SÃO JOSÉ

Glorioso São José, digno de ser entre os santos com especialidade venerado, amado e invocado,  pelo primor de vossas virtudes,  eminência de vossa glória e poder de vossa intercessão,  perante a Santíssima Trindade,  perante Jesus,  vosso filho adotivo,  e perante Maria,  vossa castíssima Esposa,  minha Mãe terníssima,  tomo-vos hoje por meu advogado junto de ambos,  por meu protetor e pai,  proponho firmemente nunca esquecer-me de Vós,  honrar-vos todos os dias que Deus me conceder,  e fazer quanto em mim estiver, para inspirar vossa devoção aos que estão a meu encargo. Dignai-vos vo-lo peço ó pai do meu coração,  conceder-me vossa especial proteção e admitir-me entre vossos mais fervorosos servos. Em todas as minhas ações assisti-me,  junto de Jesus e Maria favorecei-me,  e na hora da morte não me falteis,  por piedade. Amém.

8 Comentários

  1. Que bom Prof. Felipe que lembraste de São José, O Patrono da Igreja Universal, peçamos a mediação dele junto ao trono da Graça, para termos força nestes tempos tão dificeis e de grande aflição.

  2. Pingback: 1 de Maio ” Dia de São José “ « João Carlos

  3. P. Flávio J. de Medeiros Filho

    Prof. Aquino,
    gostei muito das matérias sobre São José. Vale a Pena.
    Hoje no Vaticano celebramos a Ascensão do Senhor, mas a memória de São José foi constante. Aliás, o Sr. sabe que um Altar dedicado a S. José na Basílica Vaticana foi querido pelo Beato Papa João XXIII, que confiou o Concílio ao glorioso e eficaz patrocínio de Padroeiro da Igreja Universal.
    Com um abraço amigo Pe. Flávio

  4. Edem de Almeida

    Em resposta às celebrações de Primeiro de Maio patrocinadas pelos comunistas, o Papa Pio XII instituiu em 1955 a festa de São José, operário.

    O relacionamento entre São José e a causa dos trabalhadores é uma história muito mais longa. Em seu constante esforço de apresentar Jesus como um Deus que se tornou verdadeiramente homem, a Igreja sempre enfatizou sua profissão de carpinteiro, obviamente aprendida de seu próprio pai adotivo.

    Jesus mostra sua divindade e sua humanidade também como criador de peças artesanais na oficina de São José.

    Jesus não é apresentado pela Igreja apenas como um pensador, um pregador, mas também como alguém que valoriza o trabalho manual e nele expressa o amor ao Pai celeste. Esse exemplo é a luz que indica que encontramos nossa dignidade em nosso trabalho cotidiano, seja ele intelectual ou braçal.

    Desde o Livro do Gênesis, a Bíblia apresenta o Criador chamando o homem a dar continuidade à sua obra. São José é exemplo, endossado por seu divino filho, de que só chegamos à perfeição Evangélica quando vivemos a humildade e a pobreza. E viver do trabalho das próprias mãos é a maior prova de pobreza. O pobre é aquele que vive da Providência, como São José viveu.

  5. Gisely Laranjeiras-SE

    Professor Felipe Aquino, que bom que lembrates do Nosso Glorioso Intercessor São José.
    Muito obrigada pelo tópico, valeu muito para mim.
    Grande abraço.
    Beijão

  6. vera lucia de oliveira

    Parabens pelo programa exibido na quinta-feira 01/05/208, não conhecia a verdadeira historia de JOSE e nem sabia que ele é o patrono da IGREJA CATÓLICA, fiquei muito contente ao saber, pois é uma historia muito bonita. Apartir desta data pedi para ele que eu seja sua devota.JA começei a pedir sua intercessão pela vida de um homem que conheço e que esta no alcoolismo. Sei que vou ser atendida.

  7. São José é um homem digno de justiça para ser eleito
    pai adotivo de Jesus.

  8. Miguel Rinaldo

    Professor Felipe , brilhante como sempre.

    Eu amei os seus ensinamentos sobre São José, na escola da fé de 01-05-08.
    Parabéns que Deus continue te abençoando.

  9. Marisa G. Ribeiro

    Nossa que bom, que balsamo é para os nossos ouvidos ovir o sr. Prof. Felipe falar de tantas coisas boas assim, fico a me perguntar o quanto temos que aprender. É isso mesmo a nossa Igreja graças a Deus é uma benção.
    Muito obrigada, por tudo professor.

  10. Pingback: Aline Carraro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>