O Presidente americano Obama, já no terceiro dia de governo, liberou financiamento a organizações pró-aborto.  Ele reverteu uma ordem executiva de Bush que proibia o envio de fundos por agências federais a grupos internacionais de planejamento familiar com atuação ligada ao aborto. (Folha SP, 24/01/2009)

A Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) era proibida de fornecer financiamento não só a clínicas no exterior que interrompam a gravidez, mas também às que aconselham e encaminham pacientes a tais serviços. Também não podia haver lobby, campanhas ou qualquer discussão favorável ao direito ao aborto.

 

 A proibição foi  estabelecida inicialmente em 1984 pelo presidente Ronald Reagan (1981-1989) e anulada pelo democrata Bill Clinton (1993-2001). Bush a restaurou pouco após sua posse.
Apenas a ONG “Federação Internacional de Planejamento Familiar” deixou de receber cerca de  US$ 100 milhões em fundos dos EUA nos últimos oito anos para fomentar a prática do aborto.

 

Obama também afirmou que está “ansioso para trabalhar com o Congresso para restaurar o apoio financeiro dos EUA ao Fundo das Populações da ONU (UNFPA)”, dedicado ao planejamento familiar e a cuidados com a saúde reprodutiva (leia-se, fomento ao aborto). Bush interrompeu essas doações ao fundo em 2002.

A Vice-Presidente do “Instituto Família Católica e Direitos Humanos”, Susan Yoshihara, disse à “Folha de SP” que “Não estamos surpresos, mas muito desapontados”. “Obama vai continuar pressionando por mais medidas pró-aborto, mas de certa forma isso apenas fortalece a luta dos que realmente se preocupam com as mulheres.”

Milhares de manifestantes anti-aborto ocuparam o “National Mall” em Washington dia 22 de janeiro para protestar contra a “Roe versus Wade”, decisão da Suprema Corte que defendeu o direito ao aborto, que completou 36 anos. Enquanto o protesto seguia até a Suprema Corte, Obama emitiu uma nota reiterando que “continua comprometido com a proteção do direito da mulher de escolher”.
Já os grupos favoráveis ao direito ao aborto comemoraram ontem, mas ainda querem mais.

Entretanto, acende-se ainda mais a luta nos EUA contra o aborto; cresce o número de americanos que o rejeitam como mostram as últimas pesquisas.

Lamentavelmente o novo governo americano se inicia com um “medida de morte”, como se a morte possa ser solução para os problemas da vida. Isto nos faz lembrar o que disse o Papa Bento XVI há poucos dias: “uma civilização sem Deus é uma ameaça ao homem”. Fatos como esse mostram que a crise mundial que assola a humanidade é muito mais de fundo moral que econômico ou financeiro; é falta de Deus, é falta de amor à vida.

Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br

 

 

 

 

10 Comentários

  1. O título diz tudo.Estamos encrencados.

  2. Isso é o que eu chamo de “balde de água fria”…

  3. Já Imaginava que seria assim, a América corre grandes riscos, com esses tipos de governo. Faz parte do seu novo plano economico mais ou menos deste tipo onde é melhor eliminando gastos.

  4. Prof. Felipe Aquino,

    Parabéns pelo pertinente artigo! Excelente colocação.
    Concordo em gênero, número e grau. Todo esse caos global que assola todas as esferas da humanidade, seja através dos impactos ambientais, economicos, financeiros, emocionais e principalmente morais, têm gênese na ausência de Deus. E como Deus é Amor! Onde falta Amor sobra tragédia, morte.

  5. OIIIIIIIII
    professor,é lamentavel isso que acabo de ler.
    OBAMA criticava BUSH,dizendo que milhões de americanos morriam todos os anos nas guerras do IRAQUE e do AFEGANISTÃO.Mas o que ele pensa?
    Ele é no minimo contraditório quer acabar com a guerra,e incetiva o aborto?
    Com certeza irão morrer mais pessoas pelo aborto do que pela guerra!
    Pra quem dizia que OBAMA era melhor pro mundo do que MCCAIN,ISSO SÓ VEM PROVAR O ENGANO COMETIDO!
    1 FORTE ABRAÇO FIQUE COM DEUS!

  6. lucilia maria oberlaender

    Professor .foi com grande pezar que li a notícia da liberaçao de verbas assinada pelo presidente Obama foi uma decepçao .Enganou á muitos e com essa medida só nos resta contunuarmos a luta pela vida dom maior que Deus nos deu .

  7. Eu diria que o Obama começou bem e mau ao mesmo tempo, por maus já está aqui ditado neste post, pois não foi novidade nenhuma em ver o Obama realizar estes atos em favor do aborto pois isto já estava escancarado durante a campanha eleitoral, fora disto ele é também a favor do casamento homossexual, porém, ele começou bem, ao fechar a prisão de Guantánamo, aquela que foi o ícone da selvacheria e torturas contra prisioneiros de guerra no governo Busch e está tentando um diálogo com países muçulmanos, fazendo frete as políticas desastrosas do governo Busch neste assunto, o qual agia como primeiro atirava para depois perguntar, porém minha grande indagação é esta, como os E.U.A. pode ser a maior potência do mundo se não garante a vida de seus cidadãos desde o ventre materno, até seu fim natural, indo do apoio ao aborto (Obama e democratas) até a guerras com fins duvidosos (Busch e republicanos) só DEUS na eternidade para responder a esta pergunta, porque eu sinceramente não sei.

  8. Concordo com o comentário do Sidnei. É lamentável que Obama tenha liberado verba para contribuir com o aborto. Mas não é possível também ver apenas o lado negativo das coisas ou, como diz a analogia, ver apenas o copo meio vazio. Não é justo julgar de modo ferrenho. Aliás, a inquisição já acabou faz um bom tempo e ela só prejudicou a evangelização: por causa dela, a Igreja até pediu desculpas (e graças a Deus que Ela se redimiu). Portanto, creio que é melhor orar por governos melhores, mais justos e conscientes. Obama parece estar no caminho certo. Vamor Orar. Nós Podemos!

  9. ROGÉRIO MARTINS

    Professor,

    Parabéns pelo artigo, é de críticos assim (destemidos, ousados, sem medo de falar o que é a vontade de Deus) que o mundo está precisando…

    Mauro, dizer que o Obama parece estar no caminho certo após uma atitude dessas é meio perigoso, mas concordo plenamente com você quando diz que devemos e podemos rezar por ele, ou pelo governo americano…
    já é hora de clamarmos a misericordia de Deus sobre os governantes e já peço que o Espírito santo ilumine a mente do Obama.

  10. Começou muito bem Busch é um falso moralista que possa de cristão mas mata inocentes em outros países e faz chacota de pessoas que pedem clemencia quando estão para ir para a cadeira elétrica. (isso tem fonte documentada por jornalista, que precensiou)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>