“O Vaticano não é rico”

Arquivado em: Entrevistas — Prof. Felipe Aquino at 9:03 pm on quarta-feira, janeiro 6, 2010

A riqueza do Vaticano não pode ser analisada em termos absolutos, mas comparada com os outros Estados; nesse sentido é o menor orçamento entre as nações.

Entrevista com John L. Allen Jr, vaticanista, é o correspondente da NCR. Alguns dados retirados da entrevista:

O orçamento anual do Vaticano é de US$ 300 milhões; 50% deste orçamento vem de doações; a avaliação das propriedades do Vaticano deveria se aproximar dos US$ 500 milhões; nos Estados Unidos, a Universidade de Notre Dame – tem um orçamento operativo de mais de US$ 1 bilhão - isto é, pode financiar o Vaticano três vezes.

Entrevista com John L. Allen Jr.

A reportagem é de Andrew Chernin, publicado na revista “Qué pasa” e no sítio “Religión Digital”, 31-10-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Como a Igreja e a Santa Sé se financiam?

O orçamento anual do Vaticano é de US$ 300 milhões. Basicamente, eles têm três fontes de renda: a primeira são as doações de igrejas locais e conferências de bispos em todo o mundo. As paróquias são obrigadas a entregar dinheiro às dioceses, e as dioceses são obrigadas a entregar dinheiro para o Vaticano.

Qual é a segunda?

Os investimentos. Em 1929, a nova República italiana pagou ao Vaticano uma enorme quantia por todas as propriedades que ela lhe havia confiscado. Essa quantidade, que hoje seriam de várias centenas de milhões de dólares, foi investida em uma carta de investimentos de bônus e ações que ainda existe e que, a cada ano, entrega renda ao Vaticano.

Resta a última.

O Vaticano é dono de cerca de 700 propriedades, principalmente em Roma, mas também em toda a Itália. Muitas delas são arrendadas a companhias e a pessoas, como lojas ou departamentos. Então, a cada ano, há dinheiro que chega por esse caminho.

Isso é suficiente?

Todo ano, em geral, eles andam muito apertados com esse orçamento, e não se sabe se ganharão o suficiente para pagar os gastos do Vaticano.

Falo das doações. São muito fundamentais?

Cobrem 50% do orçamento anual. As outras duas contribuem com 25% cada.

Em quanto estão avaliadas as propriedades?

O Vaticano diz que seu patrimônio, que inclui bens raízes, chega a US$ 770 milhões. O grosso dessa cifra são as propriedades. Então, no total, a avaliação deveria se aproximar dos US$ 500 milhões.

Eles estão com números vermelhos ou azuis?

Desde o final da década de 70 até o começo dos 90, eles estavam com números vermelhos quase todos os anos. Depois, chegou um cardeal norte-americano de Detroit encarregado da operação financeira, que era conhecido por ser alguém habilidoso com o dinheiro. Ele corrigiu o déficit, e eles obtiveram números azuis por vários anos. A partir daí, veio uma crise financeira, e voltaram a ter números vermelhos, mesmo que o déficit não tenha sido muito grande. Em geral, a Igreja não obtém excedentes significativos.

Então não se poderia dizer que a Igreja é rica.

Eu colocaria desta forma: o orçamento operativo da Igreja é de US$ 300 milhões. Nos Estados Unidos, a Universidade de Notre Dame – que é a maior universidade católica do país – tem um orçamento operativo de mais de US$ 1 bilhão. Isto é, pode financiar o Vaticano três vezes. O patrimônio do Vaticano – quase US$ 800 milhões – é semelhante ao que é entregue às organizações sem fins lucrativos dos Estados Unidos como doação. Meu ponto é que, se medirmos pelos padrões das organizações sem fins lucrativos, o Vaticano não é particularmente rico. O que acontece é que, diferentemente das organizações sem fins lucrativos – em que o item que absorve mais capital é o pagamento de salários –, no Vaticano, a maioria dos “empregados” são sacerdotes ou freiras que ou não recebem salário ou paga-se-lhes o mínimo. Essa é a forma pela qual o Vaticano pode manter as coisas andando com um orçamento que, no mundo das organizações sem fins lucrativos, seria considerado bastante modesto.

Qual é o departamento encarregado das finanças da Santa Sede?

A Prefeitura dos Assuntos Econômicos.

Como ela funciona?

Um cardeal – Sergio Sebastiani – é o presidente emérito. Ele tem uma junta de consultores. Além disso, existe um conselho de cardeais que assessora a Prefeitura na administração financeira. Esse conselho, por sua vez, tem uma junta de consultores que são profissionais financeiros, especialistas em investimentos etc.

Que perfil tem a pessoa que chega a esse cargo?

O Papa o nomeia. Quase sempre é um bispo italiano veterano que tem reputação de saber lidar com o dinheiro. Informalmente, se subentende que deve ser italiano porque há muita interação com o sistema bancário desse país.

Como você descreveria a atual gestão?

São imensamente conservadores. Fazem investimentos de muito baixo risco. Sei que, muitas vezes, foi frustrante para os cardeais que proveem especialmente dos Estados Unidos e da Europa, porque a Santa Sé demora em adotar algumas das práticas básicas para a administração e investimentos que são usadas em outras partes do mundo. Eles publicam um balanço financeiro anual. Mas não é divulgado. Não há uma auditoria independente das finanças. Ao longo dos anos, muitos cardeais queixaram-se privadamente comigo de que obteriam melhores retornos de investimento se pudessem atrair pessoas externas que tomassem decisões responsáveis, mas ligeiramente mais audazes.

O problema passa pela modernização, então.

É preciso entender que isso é o Vaticano. O problema de fundo, acredito, é que se trata de uma instituição cuja aproximação ao dinheiro é pré-moderna.

Em que sentido pré-moderna?

Anterior às práticas modernas de contabilidade. Que não se sente cômoda com estratégias de investimento do século XXI. Estamos falando de uma aproximação ao dinheiro que se formou na Alta Idade Média. No entanto, estão lidando com católicos de todo o mundo, que têm sim altas expectativas enquanto a transparência, gestão e responsabilidade

26 Comentários »

Trackback por Francis Résio Torres

7/01/2010 @ 10:53

A Igreja católica é rica ou não é? Vale apena ler… http://tinyurl.com/ybfgwxf

Comentário por Paulo Honorato

7/01/2010 @ 13:40

Prof. Felipe Aquino,
A paz esteja conosco. ´
Penso que em relação à transparência o Vaticano deveria mostrar as suas contas, visto que se os fiéis de todo o mundo contribuem para que toda a estrutura do Vaticano seja mantida, não há o porquê de se publicar o balanço e o mesmo não ser divulgado. Fico sem entender até mesmo esta questão: se há uma publicação, deve haver o acesso a estas informações?! Se buscamos e exigimos a transparência de nossos governantes, penso que a igreja deve ser a primeira a dar o exemplo e evitar os diversos escândalos que já presenciamos de dinheiro escondido em bíblias, utilização de recursos em investimentos que não tem nada a ver com o objetivo de certas igrejas, etc. Ainda mais que nossa igreja está sempre na mira dos especuladores e daqueles que sempre querem denegrí-la.
Outro ponto que se coloca é que, pelo menos na minha Diocese, eu vejo afixado nas portas das igrejas o resumo das receitas e despesas mensais para que todos tomem conhecimento do que foi recebido e gasto. Por isso, se as paróquias e dioceses prestam este serviço de informação aos fiéis, entendo que o Vaticano deva fazer isto para que não ocorram informações desconexas e que não condizem com a realidade, como acontece invariavelmente quando se fala do patrimônio da igreja católica. Esta é a minha opinião em relação ao artigo postado no blog.

Comentário por João Paulo

7/01/2010 @ 14:00

É rico sim, de valores que não tem preço, rico de cultura. Os valores aí mencioados não tem preço. São os “invalores”(não é inválido, é diferente), ou seja aquilo que é tão precioso que não tem em cifras. Eles reclamam dos nossos dinheiros e o deles que está acabando com o planeta. Se fosse assim não teria campanha de cartão de crédito dizendo que certas coisas não tem preço.
Os nossos valores são bem mais preciosos que os deles.

Comentário por Leonardo de O.Rocha

7/01/2010 @ 14:02

Está provado aí com dados que a igreja ñ é rica como falam os professores de hitória. Apenas a mas modesta entre as intituições sem fins lucrativos…..

Comentário por Reginaldo

7/01/2010 @ 14:07

Se faz importamme essa informação sobre as finanças do Vaticano,informação e FORMAÇÃO,porque quantas vezes nos deparamos com pessoas criticando a igreja,em especial o Vaticano por se rico demais como se a igreja explorasse os seus fieis.Muito obrigado CN por nos manter próximos á realidade eclesial…

SER CANÇÃO NOVAÉ BOM D+++++

Comentário por Thiago Brasil

7/01/2010 @ 14:21

Achei muito interessante esta esntrevista!acredito que há necessidade da igreja desmistificar para toda a sociedade este imaginário social de que ela é rica!este argumento muitas vezes é utilizado peos protestantes como forma de agredir a igreja quando na verdade temos muito menos posses, e muitos habilidades no trato com o dinheiro dos fiés que eles.

Abramos os olhos de nosso povo!

Obrigado!

Comentário por Sérgio Fernandes Eiras

7/01/2010 @ 14:33

O vaticano é rico em sabedoria, paz, harmonia, santidade, temor à Deus, obediência à Deus, sacramentos. É essa a riqueza do vaticano. Coisa que aqueles que atacam não têm

Comentário por Ana

7/01/2010 @ 15:15

É rico o Vaticano, sim. Rico de coisas que são patrimônio da humanidade. Basta ver a coleção dos Museus Vaticanos. Quanto custa a Capela Sistina? Um bilhão de dólares seria pouco. Diria até que o valor é imensurável.
Quanto custa a Escola de Atenas, de Rafael? 300 milhões de dólares? Somente a coleção dos Museus Vaticanos, se vendida peça por peça, atingiria alguns bilhões de dólares.
O ouro que orna a Basílica de São Pedro, por exemplo, não pode ser vendido.
O Vaticano é rico, porém de obras de arte e de patrimônio cultural, que não têm preço, de tão valiosos, e não são comercializáveis.
No dia-a-dia, resta o que esse especialista valou, que não é muito.

Comentário por Roberto Rodrigues de Souza

7/01/2010 @ 15:34

Em um mundo onde respira-se o dinheiro, nós experientes na administraçao de nossas pequenas empresas que é os nossos lares, sabemos que, quanto maior o numero de pessoas na familia o padrão e a necessidade de se ampliar o espaço fisico, e consequentemente os outros gastos tambem se ampliaram.
E sabemos que a Igreja Catolica através de seus administradores financeiros merecem toda a nossa confiança e respeito, porque é a Instituiçao com maior transparencia desde o inicio do cristianismo porque internamente preocupa-se com valores e costumes de Cristo.

Comentário por MARCELE WINTER GAGO

7/01/2010 @ 16:19

PROF. FELIPE,
A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA
É BEM INTERRESANTE ESSA MATÉRIA SOBRE O VATICANO,VISTO QUE EXISTE MUITOS COMENTÁRIOS FALANDO QUE O VATICANO É RICO E QUE PODERIA MATAR A FOME DA AFRICA SE VENDESSE TODOS OS BENS DO VATICANO.
BOM, SE FIZEREM ISSO DEPOIS TODOS DEVERAM VENDER TUDO QUE TEM PARA PODER AJUDAR O VATICANO.NÃO É MESMO?
AS PESSOAS FALAM AS COISAS SEM SABER,ESSE “ACHISMO”BRASILEIRO É DE MATAR QUALQUER CRISTÃO.
FORTE ABRAÇO!!
QUE DEUS CONTINUE A CADA DIA TE DANDO SABEDORIA E FORÇA!
MARCELE WINTER GAGO

Comentário por Pierry

7/01/2010 @ 16:19

Quando se fala de “Igreja católica”, sempre se pensa muito em dinheiro, se muitas pessoas falam que é a instituição mais rica do mundo. Mas essas pessoas por olharem de um outro lado, nao tem a visao de que a Igreja católica, é uma instituição de Deus, criada por Deus para servir o povo, por isso esta questao financeira deve ser administrada de forma responsável pelos seus.
Vamos ser igreja a cada dia e vamos olhar para o Cristo de nossa igreja, e nao preocupemos em saber se nossa igreja é rica ou pobre, se deve ou nao deve, se acumula patrimonios ou nao.
Que o sobro do Espirito Santo ilumine a todos.

Comentário por Ana

7/01/2010 @ 18:51

Também concordo que o Vaticano deveria mostrar abertamente seus gastos. Nos tempos atuais até as prefeituras municpais já estão sendo obrigadas a demonstrar seus gastos em sites, então não há motivos para o Vaticano não adotar essa prática. Isso calaria a boca dos muitos “achismos” que há dentro e fora da igreja. Afinal, a igreja é feita de seres humanos e todos podemos cometer erros. Desta forma haveria uma total transparência dos gastos.
Mas nós católicos sabemos que a igreja precisa de dinheiro pra se manter e não obriga ninguém a dar. Isso já foi uma grande evolução, dá quem quer e com amor. Além de que a igreja em todo o mundo desenvolve muitos trabalhos sociais de extrema importância e que não tem preço.

Comentário por Adriana Braga

7/01/2010 @ 18:56

Eu assumo! a Igreja Catolica e RICA muito RICA! nao tem dinheiro nenhum no mundo que paga, os valores que a Igreja tem! Sao os Sacramentos e o Evangelho vivo que ela prega;JESUS CRISTO! PAO VIVO DESCIDO DO CEU!O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO! ELE e O SENHOR! O nosso Salvador!E foi por inveja que fizeram o que fizeram com ELE E continuam falando por ai !TUDO inveja!!!

Comentário por remidio pereira

7/01/2010 @ 19:22

eu penso um seguinte:no mundo não há ninguém rico,nem pessoas nem instituições !a grande riqueza, é anunciar o evangelho tal qual ele é, algo que nossa igreja têm feito ao longo de 2 mil anos ,graças à DEUS !esses valores perecíveis servem para nos disvirtuar,do verdadeiro caminho,que é JESUS CRISTO .

Comentário por Regiane

7/01/2010 @ 21:28

Prof. Felipe,
deveríamos nos importar com o essencial da Igreja, que é a proposta de SALVAÇÃO para todos … Ser sempre transparente .
Que DEUS com sua infinita bondade esteja sempre vivo dentro de nós …

Comentário por Romulu

8/01/2010 @ 01:05

Eu amo a minha Igreja Católica Apostólica Romana, sendo rica ou pobre…

E isto basta!

Comentário por Manuel Negrão, Radialista

8/01/2010 @ 01:29

Olá Prof. Felipe, Paz e graça, Fico feliz por esse posição da Igreja de mostrar mesmo que por entrevista um “balanço” das finanças do Vaticano, sabemos que a Igreja é rica sim pelo fato de ela existir a dois mil anos (2.000) é um tempo longo onde as pessoa faze, doações espontâneas à Santa Sé, e isso mostra o equilíbrio que a Igreja tem pois está presente em quase todo o planeta e para isso precisa de uma boa e equilibrada finança, parabéns e o balanço das finanças do Vaticano continue.
Que DEUS o abençoe e Salve Maria.

Comentário por Maria Celeste Leite

8/01/2010 @ 01:30

Prof. Felipe Aquino, a paz de Jesus,
Amo muito a nossa Igreja, a Igreja que o Próprio Jesus fundou, e não estou preocupada com o balanço do orçamento que muitos querem ver, pois tenho plena confiança nesta Instituição a qual pertencemos, graças a Deus. Fico feliz em saber que o nosso dízimo vai para o Vaticano, através das Paróquias. Sou feliz por ser católica, e a riqueza da Igreja é o Próprio Jesus, na Eucaristia, nos sacrários do mundo inteiro. Obrigada por esta entrevista tão rica.

Comentário por Abel

8/01/2010 @ 04:39

A Igreja é rica sim! E de onde vem essa riqueza? Do coração de Cristo aberto na cruz.
Em relação ao comentário de Paulo Honorato não concordo plenamente. Muitos governos realmente prestam contas do que recebem e gastam na gestão pública, mas nem por isso, podemos dizer que essa dita “transparência” é sinal de que tudo anda dentro dos limites legais. Não nos cansamos ainda de verificar nos meios de comunicação quanta fraude e desvios de recursos públicos? Mas tudo como vimos é prestado contas. E os tribunais assinam em baixo. A Igreja é a Igreja. Os estados, os estados. Não deveríamos compará-la com outras instituições pois ela é hierárquica, enquanto as outras, Democráticas. (Isso pesa). Quanto aos escândalos, esses sempre existirão; somos pecadores, fracos,…
Mas porque que esses balanços não são publicados? Rezemos um pouco e “talvez” entenderemos.

Comentário por Luiz Carlos de Araujo

8/01/2010 @ 13:01

Caro amigo
Prof. Felipe Aquino

Concordo com o comentário feito por Paulo Honorato nº 269048. Vejo que a transparência seria o melhor resultado diante dos milhões de católicos pelo mundo.

Um abraço.

Luiz Carlos

Comentário por JOÃO LUIZ DE SOUZA

8/01/2010 @ 13:24

Prof. Felipe

Sou mais um de seus alunos, que sempre que posso me deparo junto a TV, para aprender mais sobre a nossa Igreja, una, santa e católica, pois só se ama aquilo que se conhece (Stº Agostinho), como Cristo foi perseguido, nada mais natural que a sua Igreja tambem seja, pois se não fosse assim, ela não seria a verdadeira Igreja…
Com relação ao vaticano ser rico ou pobre, sabemos que para manter uma obra a exemplo da canção nova, que eu sou sócio, tem que haver recursos para mantê-las, e digo com muita alegria que sou muito feliz por ser católico e sempre que posso, transmito a outras pessoas aquilo que eu aprendo, pois é preciso que Cristo seja conhecido e adorado…
A PAZ DE CRISTO !!!

Comentário por Ellen Carol A. Santos

8/01/2010 @ 15:25

Olá, a paz!
Também concordo com o comentário postado por Paulo Honorato nº 26904, a transparência é muito significativa quando se trata de finanças. Todavia, toda nossa sociedade deve muito à igreja e há muitas obras sociais que a mesma financia. Não levo em consieração se a igreja tem ou não muito dinheiro, riquezas ou coisas do tipo, mas acredito que ela tem cumprido com a missão de evangelizar, no sentido não somente de pregar o evangelho em ação, mas também em oração. As obras sociais são maneiras importantíssimas de mostrar a presença de Deus em nossos dias de hoje.
Obrigada e muuuuita paz a todos!
Abraços!

Comentário por Nercides Ferreira da Silva

17/01/2010 @ 22:57

Professor Felipe,
Penso que é muita audácia, ou ingenuidade a pessoa pedir prestação de contas, principalmente, ao Vaticano.- O Papa é chefe de Estado e da Igreja e Ele não tem salário, não tem avião, não tem Território e o Vaticano é patrimônio da Humanidade. Aqueles que ignoram isto, é porque não sabem que são donos, também, daquilo tudo e não precisam de passaporte para entrar nas igrejas de Roma! Entra Papa e sai Papa e tudo continua lá do mesmo jeito! Conclusão: Os filhos não devem pedir prestação de contas ao Pai!!!
Nercides. São José da Varginha - MG.

Trackback por fabricio teodoro

25/01/2010 @ 10:54

tb ler… é bom saber pra antes falar….
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2010/01/06/%E2%80%9Co-vaticano-nao-e-rico%E2%80%9D/

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>